Serviços revertem as perdas causadas pela pandemia

 


 Com reabertura econômica no ano passado, setor teve crescimento de 7% em relação ao período pré-pandemia. Ainda em recuperação, turismo apresentou queda de 11%

O volume de receitas do setor de serviços cresceu 10,9% no último ano, na comparação com 2020, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de dezembro de 2021, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Após o tombo de 7,8%, ocorrido em 2020, a baixa base comparativa permitiu que essas atividades registrassem a maior taxa da série histórica da pesquisa iniciada em 2011. Segundo análise da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apesar de ter sido o último setor a reagir às consequências econômicas adversas da pandemia, apresentou a maior capacidade de recuperação em comparação às demais atividades, com crescimento de 7% em relação a fevereiro de 2020.

Entre os segmentos com altas mais expressivas, destacaram-se os serviços prestados às famílias (+18,2%) - apesar de a geração de receitas ainda se encontrar 11% abaixo do registrado no período pré-pandemia - e os transportes (+15,1%). O presidente da CNC, José Roberto Tadros, avalia que os números refletem diretamente a redução do isolamento social ao longo de 2021. "O avanço da vacinação fez com que as pessoas se sentissem mais seguras para se deslocar e voltar a consumir. Dessa forma, os serviços mostraram a capacidade de se recuperar de forma mais célere e gerar empregos, o que demonstra a importância deste segmento para a economia", observa.

Em busca da retomada

Para o turismo, no entanto, o quadro adverso ainda não se reverteu. De acordo com dados apurados pela CNC, o segmento deixou de faturar R$ 214 bilhões no ano passado, acumulando, desde fevereiro de 2020, R$ 473,7 bilhões em perdas de receitas (-11%). Além disso, com a eliminação de mais de 476 mil vagas formais no primeiro ano de pandemia, o setor apresentou encolhimento de 13,7% na força de trabalho formal, a maior queda entre as demais áreas da economia, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Contudo, diante do gradual processo de recuperação ocorrido em 2021, o saldo entre admissões e desligamentos no mercado formal ficou positivo em 150,9 mil postos de trabalho.

Considerando as previsões de baixo crescimento econômico para 2022, a CNC revisou de -0,5% para -0,8% sua projeção para o setor de serviços neste ano e estimou avanço menor, de 1,7%, para o setor de turismo. O economista da entidade responsável pela pesquisa, Fabio Bentes, avalia, contudo, que não há expectativa de que as atividades terciárias apresentem taxas próximas às do ano passado. "As projeções levam em consideração, no caso do setor de serviços, o encarecimento do crédito e a resiliência inflacionária por um período mais prolongado. Já no caso do turismo, os agravantes são a conjuntura econômica menos favorável e o cancelamento de eventos relevantes no processo de geração de receitas", explica.

Confira a análise completa da Divisão Econômica da CNC



Postar um comentário

0 Comentários