Programa 25 Mulheres na Ciência da América Latina premia brasileiras


 

Reconhecimento da 3M prestigia as cientistas latino-americanas cujo trabalho tem um impacto positivo em seus países, além de incentivar as novas gerações de meninas e mulheres a seguirem carreiras na área da ciência
 

Divulgação 3M do Brasil


Apesar do aumento do número de mulheres em carreiras científicas nas últimas décadas, o número global de pesquisadoras na área da ciência é ainda muito reduzido. De acordo com dados recentes da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), menos de 30% dos pesquisadores em campos STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) são mulheres.

Com o objetivo de reduzir a diferença de gênero, aumentar o acesso às disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e assegurar uma maior diversidade nestas áreas, a 3M realiza pelo segundo ano consecutivo o programa 25 Mulheres na Ciência da América Latina 2022, e anuncia as vencedoras desta edição. A iniciativa reconhece as cientistas cujo trabalho tem um impacto positivo em seus países como um agente de mudança, além de incentivar as novas gerações de meninas e mulheres a seguirem carreiras na área da ciência.

 

No Brasil, seis mulheres cientistas foram vencedoras e reconhecidas nesta segunda edição do programa, por sua trajetória e trabalho, que são:

 

Thamy Lívia Ribeiro Corrêa, com seu projeto sobre a descoberta de novas enzimas e elucidação de mecanismos de despolimerização e reutilização de plásticos;

 

Renata Bannitz Fernandes, com o desenvolvimento de biofármaco inovador para tratamento de leucemia infantil;

 

Rosangela Silqueira Hickson Rios, que defendeu a identificação de novos alvos e o desenvolvimento de novos fármacos para o tratamento da esquistossomose por acoplagem molecular;

 

Andreza Martins, com a validação de um método MALDI-TOF MS para a detecção da SRA-CoV-2 em esfregaços nasofaríngeos/orofaríngeos;

 

Gabriela Venturini da Silva, que apresentou a identificação de marcadores de doença isquémica;

 

Esther Pereira, com sua abordagem sobre produção e caracterização de PVDF e nanocompósitos de óxido de metal como biomateriais para aplicações biomédicas.

 

Além do Brasil, a edição contou com a participação de mulheres cientistas dos demais países da América Latina, que apresentaram os seus projetos e histórias a um júri que selecionou as 25 mulheres cientistas mais destacadas do Brasil, Colômbia, Peru, Panamá, Costa Rica, México, Chile e Argentina. O júri foi constituído por renomados especialistas da América Latina - tais como acadêmicos, líderes e/ou especialistas em indústrias e instituições científicas, além de profissionais com vasta experiência em ciência, pesquisa, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade.

 

"A compreensão do poder da ciência e de sua relevância para um futuro melhor nos permitiu tomar medidas mais efetivas para promover a inclusão neste campo. Estamos certos de que esta iniciativa irá se consolidar e inspirar cada vez mais, não apenas as futuras gerações de mulheres cientistas, mas também várias organizações a promover programas como este e se juntarem a mesma causa, que é promover a diversidade e inclusão na ciência, permitindo que todas latino-americanas tenham oportunidades iguais de se desenvolverem nas carreiras STEM", completa Marcia Ferrarezi, gerente técnica da 3M Brasil.

 

Para promover a inclusão e evitar vieses inconscientes, foram tomadas medidas tais como não pedir fotografias, vídeos ou antecedentes universitários durante a primeira fase do programa. Entre os benefícios obtidos pelas vencedoras está um reconhecimento da 3M América Latina, a inclusão dos seus projetos e histórias na segunda edição do livro comemorativo de 25 Mulheres na Ciência América Latina 2022, acesso a um dos programas de Educação Executiva da EGADE (Escola de Negócios do Tecnológico de Monterrey), que fornece os conhecimentos e habilidades mais atualizadas em Liderança, Visão de Negócio, Tecnologias Exponenciais e Empreendedorismo, bem como um plano de amplificação da iniciativa em meios de comunicação de toda a América Latina, redes sociais e Blog de Curiosidade da 3M. Mais detalhes do programa e sobre todas as vencedoras no site.

 

O processo de avaliação para a seleção das 25 mulheres cientistas vencedoras considerou os seguintes critérios:

  • Potencial impacto social direto ou indireto na América Latina: o impacto social do projeto foi avaliado, tanto em extensão (número de pessoas ou grupos impactados), como em profundidade (solução ou ajuda a um problema de nível superior ou inferior).
     
  • Inovação do projeto: o projeto apresentado tinha de ser inovador e disruptivo.
     
  • Viabilidade do projeto: este critério foi avaliado de uma perspectiva técnica, econômica e organizacional.
     
  • Maturidade da ideia: demonstrada através dos resultados dos testes-piloto. Assim, os protótipos foram apresentados através da análise do seu desempenho, escalabilidade e resultados.
     
  • Capacidade e experiência: o potencial das candidatas foi outro dos parâmetros determinantes para a avaliação da candidatura, uma vez que a sustentabilidade e sucesso dos projetos também dependem do potencial das inscritas e de suas equipes.

Como parte dos esforços da 3M para dar visibilidade às histórias e carreiras das 25 mulheres cientistas, a empresa irá criar um espaço no seu Blog de Curiosidade da 3M para que o público em geral envie mensagens de parabéns às mulheres cientistas pelas suas realizações e importantes contribuições para a ciência na América Latina. Para enviar a sua mensagem, acesse o site.
_________________________________________________________________________________________
Sobre a 3M

Na 3M, aplicamos a ciência de forma colaborativa para melhorar vidas diariamente. Com cerca de 90 mil funcionários conectados com clientes em todo o mundo, a 3M atingiu US$ 35,4 bilhões em vendas globais em 2021. No Brasil, o Grupo 3M conta com três fábricas instaladas no Estado de São Paulo, que compõem a 3M do Brasil, além da empresa 3M Manaus, instalada no Amazonas. Em 2020, alcançou faturamento bruto de R$ 4,5 bilhões no País, onde conta com cerca de 3.300 funcionários. Conheça nossas soluções criativas no site www.3M.com.br, no Blog de Curiosidade da 3M ou em nosso perfil no Instagram @3MBrasil.

Postar um comentário

0 Comentários