Presidente da CBDS busca apoios em Brasília


 

Diana Kyosen se reuniu com representantes do executivo e do legislativo para pedir recursos e apoios à causa do desporto de surdos

 

Na semana passada, Diana Kyosen, presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) e Larissa Mattos, assessora da diretoria, estiveram em Brasília (DF), para algumas reuniões importantes em benefício da entidade, que conta com mais de 5 mil atletas filiados, em todo o país.

 

Clique Para Download
Diana e Larissa com as equipes da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos, no Ministério da Educação (Foto: Divulgação)

 

Em Brasília, elas tiveram uma extensa agenda de reuniões para pedir apoio à CBDS na aprovação dos projetos de lei nº 330/2020 (que dispõe sobre a inclusão da CBDS na Lei Pelé e no Programa Bolsa-Atleta) e nº 150/2021 (que prevê a destinação de recursos de loterias e concursos para a CBDS).

 

Na ocasião, elas também se reuniram com o Secretário Nacional de Paradesporto, José Guedes e com o Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Bruno Souza, para pedir recursos para garantir a ida da delegação brasileira à Summer Deaflympics, evento que será realizado em maio, na cidade de Caxias do Sul (RS).

 

Clique Para Download
Diana com o Secretário Nacional de Paradesporto, José Guedes e com o Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Bruno Souza (Foto: Divulgação)


 

Elas também estiveram no Ministério da Educação, onde apresentaram uma proposta de parceria da CBDS com o MEC. “Fomos recebidas pela equipe da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (DIPEBS), que faz parte da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (SEMESP), do MEC. Na ocasião, apresentamos uma proposta para desenvolvermos projetos que visam trabalhar a educação e o esporte com as pessoas surdas”, explica Diana.


 

Busca por apoio

Na Câmara dos Deputados, elas tiveram a oportunidade de conversar com alguns deputados, para reforçar a importância e a urgência na aprovação dos PLs. “Pedimos uma força-tarefa, entre todos os parlamentares, para apoiar a causa da CBDS em apoio ao desporto de surdos”, conta Diana.

 

Durante a visita, elas estiveram com a deputada Bia Kicis (PSL-RJ) e o deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), além de terem sido recebidas pelo deputado Marcelo Aro (PHS-MG), grande parceiro e líder da causa dos surdos na Câmara dos Deputados. “Fiz questão de agradecer pessoalmente o deputado Marcelo Aro pela emenda parlamentar que foi destinada à Surdolimpíada Nacional de 2021, e que tornou possível o evento mais importante do calendário nacional”, explica Diana.

 

Clique Para Download
Diana e Larissa com o deputado Marcelo Aro (Foto: Divulgação)

 

Marcelo Aro é o autor do PL 150/2021, que prevê a destinação de recursos das loterias e concursos de prognósticos para a CBDS.

 

Diana e Larissa também estiveram no gabinete do deputado Júlio César (PSD-PI), autor do PL 330/2020, que prevê a inclusão da modalidade surdolímpica no Programa Bolsa-atleta. “O deputado também é muito atuante na área do esporte e o objetivo da visita foi pedir apoio para o esporte para as pessoas surdas”, completa Diana.

 

Ainda na Câmara dos Deputados, elas estiveram reunidas com o deputado Hugo Leal (PSD-MG), que destinou à CBDS uma emenda parlamentar para a Surdolimpíada Nacional de 2021 e que foi essencial a realização e o sucesso do evento.

 

Clique Para Download
Diana com os deputados Arthur Lira (presidente da Câmara) e Luisa Canziani (Foto: Divulgação)

 

Quem também recebeu a equipe da CBDS foi Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, e a deputada Luisa Canziani (PTB-PR), que proporcionou o encontro. “Na oportunidade, reforçamos nosso pedido de urgência na aprovação dos PLs”, conclui Diana.

 


Sobre a CBDS

Entidade máxima do desporto surdo no Brasil, a CBDS é uma instituição sem fins lucrativos, reconhecida por promover a inclusão social das pessoas surdas por meio do esporte.

 

Atualmente, a CBDS conta com 138 entidades filiadas, além de ser filiada ao Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), à Organização Esportiva Pan-Americana para Surdos (PANAMDES) e à Confederação Sul-Americana de Esportes de Surdos (CONSUDES).

 

A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos tem o patrocínio das Loterias CAIXA e do Governo Federal.

 

Para saber mais sobre os preparativos acompanhe o site da CBDS.

Postar um comentário

0 Comentários