Exercícios respiratórios auxiliam na recuperação da gripe e da covid-19


Coordenadora do curso de Fisioterapia da Anhanguera apresenta técnicas que fortalecem a musculatura pulmonar
 



Exercícios de respiração ajudam a fortalecer musculatura pulmonar/DIVULGAÇÃO



Doenças respiratórias, como a H1N1, a H3N2 e a covid-19, podem gerar algum tipo de comprometimento pulmonar e debilitar a qualidade de vida de pacientes mesmo após a recuperação -- em uma pesquisa divulgada por uma universidade britânica, sete a cada dez pessoas internadas por conta do coronavírus continuam a apresentar sequelas até cinco meses após a alta. Exercícios de respiração feitos em casa auxiliam no fortalecimento do corpo e ajudam a prevenir complicações.

De acordo com a coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera, professora Gabriela Mariotoni Zago, os procedimentos são capazes de melhorar a oxigenação sanguínea, promover a mobilização de secreções, assim como trabalhar na expansão dos pulmões. “Embora não impeçam novas contaminações, existem técnicas manuais e recursos instrumentais indicados para manter a função pulmonar adequada e desobstruir as vias aéreas superiores e inferiores”, afirma a docente.

A fisioterapeuta alerta que nada substitui a avaliação de um profissional especializado e que quadros mais graves não devem ser negligenciados. Para recuperação de casos simples, a professora indica três exercícios fisioterapêuticos respiratórios, que podem ser realizados em séries de dez repetições, até duas vezes por dia.

Inspiração em três tempos

Para esse exercício, é indicado que o oxigênio seja inspirado em três intervalos, até que seja absorvido o máximo de ar possível. “Para ajudar na execução, podemos abrir os braços aos poucos, em três tempos, acompanhando cada respirada e segurar por dois segundos”, ensina. A atividade leva o pulmão até sua capacidade total e, consequentemente, gera ventilação de áreas que não são atingidas ao respirar normalmente.

Respiração diafragmática

“Com uma mão no tórax e a outra no abdômen (na altura do umbigo), nós vamos controlar a inalação e permitir a movimentação apenas da barriga”, orienta Gabriela, que explica que o diafragma é o principal músculo da respiração. “Além disso, essa atividade pode diminuir a frequência cardíaca, o que combate o estresse e permite que o praticante fique mais calmo”, acrescenta.

Borbulhar

Com o auxílio de um copo com água e um canudo, é possível mobilizar secreções que se encontram nas regiões inferiores do pulmão por meio da vibração provocada por borbulhamento. “Após inspirar e segurar o oxigênio por três segundos, a pessoa que faz o exercício deve expirar todo o ar pelo canudo para fazer bolhas durante o máximo de tempo possível, a fim de carrear as substâncias presentes no peito”, explica. Se a força da atividade provocar tontura constante, é preciso interromper e procurar por um profissional.

 

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.

 

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações.

Postar um comentário

0 Comentários