Ceramista argentina com 20 anos de vivência na Itália abre a “MUD - Escola de Cerâmica”, no Leblon



 

Vik Inaudi transformou seu ateliê em uma escola, que já conta com mais de 100 alunos de todas as idades


 



 

Ceramista, escultora, expositora, mãe de 4 filhos, apaixonada pela arte e empreendedora nata. Essa é Vik Inaudi, criadora da escola de cerâmica “MUD”, localizada no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro. Foi percebendo a necessidade das pessoas em se conectar com a criatividade e buscar um espaço de reencontro consigo mesmo que Vik deu vida a escola que nasceu durante a pandemia, em 2020. Vik estudou belas artes em Roma e frequentou vários ateliês em diferentes cidades europeias e sul americanas e trouxe toda essa vivência para a MUD. A escola sempre se guia por novas tendências, como o “Slow Movement”, que busca um modo de vida mais sustentável e desacelerado. Através da cerâmica, criam-se objetos de uso cotidiano mais sustentáveis compostos de material orgânico (barro/ argila). Atualmente a MUD já conta com mais de 100 alunos, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos.


 

Estudos já publicados mostram os benefícios do trabalho manual com a cerâmica, funcionando como uma arteterapia, como o publicado no Journal of Affective Disorders que relatam a melhora no tratamento da depressão e melhora do humor. Ao usar as mãos para dar forma à argila, trabalha-se a flexibilidade e ao mesmo tempo libera-se as tensões, uma vez que durante o processo de criação, é preciso concentração na execução da tarefa. Uma atividade que ajuda a liberação do estresse, domínio motor, auto-expressão, interação lúdica, entre outros benefícios.


 

“Temos crianças com diagnóstico de déficit de atenção, graus tênues de autismo e adultos com parkinson. A cerâmica é recomendada por terapeutas e fonoaudiólogos porque trabalha os movimentos motores e melhora a concentração através do jogo.” - conta Vik.


 

Com a alta procura de interessados quando o espaço era somente um ateliê, a ceramista viu uma boa oportunidade de abrir a escola e incentivar o interesse pelas artes, especialmente por poder trabalhar com crianças que hoje em dia estão absorvidas por telas digitais. A educação é um princípio fundamental para sustentar as futuras gerações e a MUD faz isso através das artes. Além do lado terapêutico, produtos feitos à mão têm sido valorizados novamente, como também uma opção de consumo mais sustentável.

 

“MUD significa barro em inglês, as pessoas o pronunciam como “mude”. A escola é um espaço para desenvolver nosso lado criativo, é uma meditação ativa, e é terapêutico porque através do barro se manifestam muitas emoções como a frustração, a paciência, a tenacidade, aceitação e o orgulho pelo próprio trabalho.” - explica Vick.


 

A professora Luana Eusébio, com 16 anos de experiência no mercado, conheceu a MUD através de uma conversa com a Vik e a proposta de fazer parte deste projeto a deixou muito empolgada. “Nosso trabalho de ceramistas não costumava ser valorizado, eu senti com a MUD um reconhecimento maior como professor e como artista. A MUD trouxe um reconhecimento individual a cada professor e a junção de escultura e utilitário que se pratica aqui me abriu um leque de conhecimento.”, conta.


 

Já para Paula Bronze, assistente de ceramista e estudante de Psicologia, o trabalho consegue unir suas experiências profissionais. “Eu venho de um percurso de trabalho com crianças do espectro autista, com a MUD surgiu a oportunidade de juntar minha experiência anterior e aprender um novo ofício para implementar a arte terapia a minha bagagem profissional. A oportunidade surgiu do lado da minha mestre Luana Eusébio com a qual eu estou aprendendo e ensinando a arte da cerâmica a crianças e adultos.”, explica.



 



 

 

SOBRE AS TURMAS


 

A MUD oferece turmas a partir de 4 anos. Hoje, 50% dos alunos são crianças e 50% adolescentes, adultos e idosos. São disponibilizadas turmas de segunda a sábado, com horários de manhã e de tarde. A equipe é composta por 5 professores e 5 assistentes e cada turma é guiada por um profissional e um assistente. As aulas infantis são como um início para o mundo das artes manuais, passando por todas as fases do aprendizado de maneira leve e divertida. Para os adultos, são uma introdução ao universo da cerâmica, podendo desenvolver sua estética de produção própria e autoral. Para aqueles que desejam conhecer ou só espairecer de vez em quando, as aulas avulsas permitem colocar a mão na massa e se divertir em uma aula cheia de experiência dos sentidos.


 

O curso principal oferecido na MUD é uma introdução ao mundo da cerâmica aprendendo as técnicas básicas de modelagem de argila e esmaltação. Dentro do pacote mensal também são oferecidas aulas de introdução pró torno. Os workshops de cerâmica são a mais recente novidade, onde um ceramista ensina uma técnica nova que o aluno não aprenderia durante as aulas.

Para o período de férias escolares, são oferecidas aulas avulsas durante a semana para as crianças, complementando a aula semanal incluída no pacote mensal. Dessa forma, em um mês as crianças podem aprender todas as técnicas e evoluir bastante no mundo da cerâmica mesmo nunca tendo feito aulas antes.



 

PRÓXIMOS WORKSHOPS

1. Workshop de Litografia + Photoshop: Veronica Pacini & Carolina Pacini

2. Workshop de colagem na construção de uma escultura: Rodrigo Torres

3. Workshop de criação de impressões em azulejos: Carolina Pacini



 

SOBRE VIK INAUDI

Idealizadora e diretora da MUD. Nasceu na Argentina e viveu quase 20 anos em Roma, onde descobriu sua trajetória como ceramista. Apaixonada pelo Rio, cidade onde despertou sua vocação para a educação, através da MUD.




 

SERVIÇO

MUD - Escola de Cerâmica 

Rua Ataulfo de Paiva, 1174, Sobreloja 14/15

Leblon - Rio de Janeiro

CEP: 22.440-035

Contato/whatsapp: (21) 99730-5778

Postar um comentário

0 Comentários