Paternidade presente e afetiva: fórmula certeira para desconstruir padrões culturais e levar a um bom desenvolvimento infantil e da criatividade


 

Cuidados com filha pequena inspiram criação artística de pai e mãe músicos da banda cênica Cosmoceânica, que tem trabalho voltado para a primeira infância

 

A chegada de um bebê muda para sempre a vida dos casais. Tarefas e responsabilidades novas tomam conta da agenda e, culturalmente, a mulher é a mais sobrecarregada. Aos poucos, porém, os homens cada vez mais assumem o papel que sempre foi deles: o cuidado com os filhos compartilhado com as mulheres.

 

Quem mais ganha com esta mudança cultural são as crianças: filhos estimulados por pais desde os primeiros meses têm melhor desenvolvimento físico e mental e sofrem menos estresse, segundo especialistas. Além disso, a presença ativa do pai na primeira infância cria e fortalece vínculos para vida toda.

 

O músico Fabrício Zava, da banda cênica Cosmoceânica, aposta nisso. Desde que a pequena Maria nasceu, em 2 de março de 2019, ele e a companheira, Milena Filó, dividem as tarefas e responsabilidades com os cuidados da filha. “A única coisa que não posso dividir com minha companheira é a amamentação, mas sou sua rede de apoio neste momento de nutrição entre mãe e filha”, diz Zava.

 

Criadores da banda cênica Cosmoceânica, o casal percebeu a importância do envolvimento da música na criação da filha e o quanto o seu desenvolvimento era inspirador para a criação artística. Maria, agora com 2 anos e 10 meses, está sempre envolvida nos projetos, se divertindo na participação em algumas canções e cenas dos espetáculos da banda.

 

Clique Para Download
Casal percebeu a importância da música para o bom desenvolvimento da filha


“Para Maria, pra sonhar” acerta na hora de dormir

No final de 2021, a Cosmoceânica lançou ‘Para Maria, pra sonhar’, sua quinta obra, todas voltadas para a primeira infância. Juntos, pai, mãe e filha cantam e contam, de forma poética, o momento em que a pequena Maria se prepara para dormir. Embalado por histórias infantis e canções com arranjos simples e sutis, o álbum envolve a família e convida o ouvinte a relaxar e sonhar. Uma ótima pedida para quem tem problemas para colocar filhos para dormir.

 

Nosso trabalho foca nas descobertas infantis e faz um convite para que adultos estejam, de fato, juntos com as crianças e percebam cada identificação e insights que acontece ao interagir com a obra”, afirma Milena Filó, que é diretora cênica da banda.

 

Além de Milena Filó (que também canta, toca piano e atua no espetáculo), Fabrício Zava (composição, voz, violão e direção musical) e da pequena Maria, a família Cosmoceânica conta com os atores Fábio Supérbi e Daniel Martire, que fazem intervenções narrativas.

 

Sons de todas as casas

O álbum tem uma ambiência real, com sons que lembram todas as casas onde vivem crianças que estão na hora de dormir. Para este efeito, a Cosmoceânica usou o conceito de soundscape (paisagem sonora), de Murray Schafer. Os sons captados também inspiraram os arranjos das canções.

 

São 10 faixas compostas seguindo uma sequência de referências buscadas em livros infantis. As leituras inspiraram as composições originais e os diálogos gravados entre Maria e sua mãe e seu pai à noite, antes de dormir. São elas: “Leo e a Baleia”, de Benji Davies; “O que é uma criança”, de Beatrice Alemagna; “Onde vivem os monstros”, de Maurice Sendak; “Ode a uma estrela”, de Pablo Neruda; “Céumar Marcéu”, de Renato Moriconi; e o clássico “João e Maria”, de Irmãos Grimm.

 

FICHA TÉCNICA | Para Maria, pra sonhar

Milena Filó | vocal, atuação, dramaturgia, piano, direção cênica

Fabrício Zava | vocal, composição, violão, atuação, direção musical

Fábio Supérbi | intervenção narrativa 

Daniel Martire | intervenção narrativa

Kika | composição da música So in Love

Pedro Montessanti | engenheiro de som, mixagem e masterização

Aura Cunha | produção geral

Yumi Ogino | produção executiva

Magon | fotos divulgação e logo

 

REPERTÓRIO

 

Faixa 1. Pra sonhar [ prólogo ] - Texto sobre a criação e nascimentos dos seres.

Versão da música Nana neném / música original Dorme pra crescer

Faixa 2. Céu e Mar

Faixa 3. Tempo

Faixa 4. So in Love

Faixa 5. Monstros

Faixa 6. Que será será

Faixa 7. Porquinhos

Faixa 8. Dona Aranha

Faixa 9. Mana

Faixa 10. Sonhos [faixa bônus com narrativas de sonhos]

Postar um comentário

0 Comentários