AgroInova destaca papel da tecnologia e inovação para o avanço do agronegócio

 

Iniciativa, realizada durante o Dia de Campo Copagril, tem como propósito fomentar o avanço e o desenvolvimento de novas tecnologias que potencializem o setor do agro.  

 

O Dia de Campo Copagril teve início nesta quarta-feira (19), na Estação Experimental da cooperativa em Marechal Cândido Rondon. O Parque Tecnológico Itaipu-Brasil (PTI-BR) está presente no evento, que segue até a sexta-feira (21), com o espaço AgroInova. O objetivo é apresentar soluções e tecnologias para o dia a dia do produtor rural e fortalecer o agronegócio da região do oeste do Paraná. 


Durante a abertura, o diretor superintendente do PTI-BR, general Eduardo Garrido, destacou que o Parque Tecnológico tem buscado atuar dentro das suas áreas temáticas e uma delas é o agronegócio. “Como uma instituição que desenvolve ciência, tecnologia, inovação e negócios para poder gerar riqueza e bem estar para a sociedade, a participação neste evento está totalmente alinhada com a nossa missão”, afirmou.  


Segundo Garrido essa está sendo uma oportunidade de trazer aquelas tecnologias que o PTI tem desenvolvido e que possuem aplicação no agro. “Apresentar as soluções e ao mesmo tempo as startups, é relevante para que possamos entender as dores dos produtores para que possamos, juntos, cada vez mais melhorar os resultados para todos”. “Com a tecnologia e a inovação aliadas será possível garantir cada vez mais produtividade, segurança alimentar e sustentabilidade no agronegócio do Brasil e do mundo”, complementou o diretor superintendente.  


O AgroInova é fruto de uma parceria entre o PTI-BR e a Copagril. A iniciativa tem ainda como parceiros a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, Sicredi Aliança PR/SP, Unioeste, Acimacar e Iguassu-IT. 

 

Conforme explica o diretor vice-presidente da Copagril, Elói Darci Podkowa, para a Copagril é muito importante fazer parte dessa parceria. “Contamos com uma área de inovação e buscamos sempre trazer algo de novo que possa estar contribuindo para que os produtores e associados tenham resultados cada vez melhores nas atividades que eles trabalham e o PTI também tem dado uma importância muito grande ao agronegócio.”, comentou. “O AgroInova está estimulando os produtores a virem conhecer essas soluções e ainda terem a oportunidade de apresentar ideias ou sugestões que possam ser avançadas em projetos futuros”, ressaltou o diretor vice-presidente 

 

Programação  

 

Além da exposição das soluções dos Centros de Competência do Parque Tecnológico e das startups que integram o ecossistema, a programação do estande do AgroInova contou, nesta quarta-feira, com três palestras que demonstraram a inovação na prática.  


Os agricultores e associados da Sicredi Aliança PR/SP, Paulo e Denize Steffens, ministraram uma palestra sobre a história da família: “O agro se reinventa”. A Engenheira de Bioprocessos e Biotecnologia da Empresa Embio, Tatiane Knaul, falou sobre os 5 benefícios do tratamento Embiofert na lavoura. E por fim, a tecnologia de suplementação luminosa outdoor para agricultura foi apresentada pelo diretor de pesquisa do Grupo Fienile, Dr. Ernane M. Lemes.  


Na manhã desta quinta-feira (20), às 9h, ocorrerá um workshop com a temática “Desafios da transformação digital com foco no produtor rural”, para compreender as necessidades dos produtores rurais em relação às tecnologias, desenvolvimento de produtos e soluções. Já na parte da tarde a programação contará com pitchs das startups que estão presentes no evento.  


Na sexta-feira (21), a programação do AgroInova continua exposição, rodadas de negócios e pitchs.  


 
 

Postar um comentário

0 Comentários