4 dicas para iniciar seu negócio no setor de logística



O setor de logística é muito importante para o funcionamento adequado de qualquer empresa, pois viabiliza o ciclo do produto e garante a eficiência dos processos, sempre com o menor custo.

Quem nunca se perguntou sobre a importância da logística para as organizações não imagina que ela gera impactos em muitas empresas diferentes.

A indústria escalonou a produção de bens de consumo e possibilitou que muitas pessoas que sempre quiseram ter o próprio negócio pudessem finalmente empreender.

Novos concorrentes chegam a cada dia, fazendo com que o mercado, em seus mais diferentes setores, seja cada vez mais competitivo. 

Tanto é que o consumidor moderno tem muitas opções para comprar o mesmo produto ou serviço.

Por conta disso, as empresas começaram a enxergar a necessidade de investir em qualidade, agilidade e eficiência no atendimento, e foi justamente isso que fez com que o setor logístico se tornasse tão importante.

Quem está pensando em abrir um negócio nesse setor, precisa entender sua importância, conceito e características, e é exatamente sobre isso que vamos falar. Ao final, trazemos algumas dicas para iniciar a empresa.

Importância da logística para as empresas

A logística consiste em um ciclo do produto, que vai desde a origem da matéria-prima até o momento do consumo. 

Ela também pode atuar no retorno dos resíduos, embalagem e até do produto ao final de sua vida útil.

Isso é conhecido como logística reversa, portanto, esse setor está presente em vários momentos dentro do mercado.

Empresas dos mais variados segmentos, como um fabricante de pasta L personalizada, precisam da logística ao longo de vários processos. 

Por conta disso, o segmento se destacou e é considerado vital para qualquer organização.

Só que além de ter um papel importante para que as coisas aconteçam, a logística também influencia a administração da empresa.

O que chamamos de logística empresarial está se tornando cada vez mais importante, não se limitando apenas às funções operacionais, como armazenamento, movimentação e transporte.

Por ser um setor estratégico, a logística também atua em outras frentes, e dentre as mais importantes estão:

  • Planejamento de processos;

  • Execução de ciclos de produtos;

  • Integração de setores da companhia;

  • Monitoramento de produção.

Essa versatilidade traz mais eficiência e fluidez para as organizações e seus processos, algo fundamental para que a corporação seja capaz de cumprir os prazos.

Para compreender ainda mais a importância desse setor, é fundamental saber qual é o seu conceito e suas características.

O que é o setor de logística

O setor de logística de uma empresa se responsabiliza por etapas importantes no dia a dia de trabalho.

Por exemplo, uma companhia especialista em logísticas para ecommerce se encarrega de planejar e executar a movimentação de cargas, tanto para importação quanto para exportação.

Esse setor também se encarrega de separar, preparar e despachar pedidos, além de cuidar de todos os processos que dizem respeito ao estoque.

Para entender essas exigências, é muito importante saber quais são as características de um bom setor de logística.

Uma delas é a alta disponibilidade para garantir o máximo desempenho, produtividade e efetividade. 

Essa condição é indispensável para que o transporte rodoviário, por exemplo, conte com uma frota completa e com veículos prontos para movimentação.

A disponibilidade também é importante para a capacidade de espaço, o que permite passar mais tempo em movimento e entregar mais resultados.

O departamento de logística também tem como característica um alto nível de dinamismo, visto que a situação pode mudar em pouco tempo e é necessário estar preparado para oferecer respostas em tempo real.

Por exemplo, se existe uma movimentação por meio de transporte rodoviário, e o caminhão encontra um bloqueio ou acidente, é o setor de logística que deve reportar essa situação e tomar decisões rápidas a respeito.

No caso de uma empresa de adesivos personalizados que precisa fazer uma entrega grande, é o setor de logística que vai se encarregar de fazer todas as adaptações necessárias e de oferecer respostas em curto espaço de tempo.

Outro ponto importante é a habilidade de rastrear e acompanhar a carga, em outras palavras, é necessário investir em uma gestão clara para saber onde os elementos estão e as etapas que ainda precisam ser cumpridas.

Por fim, outra característica de um bom setor de logística é a capacidade de acompanhar a performance, além de definir indicadores e verificá-los continuamente.

Somente um segmento de qualidade consegue identificar várias questões, como taxas de entrega, custos por transporte, índices de atrasos, dentre outros aspectos.

Se uma empresa de aluguel de guindastes quer criar seu próprio setor ou você pretende abrir um negócio nessa área, além de conhecer as características da logística, também precisa saber como abrir uma empresa do tipo.

Como iniciar o negócio no setor de logística

Para iniciar um setor de logística dentro de um negócio ou até mesmo abrir uma empresa exclusiva para essa atividade, existem alguns pontos que precisam ser seguidos. São eles:

1.    Providenciar os registros necessários

Antes de providenciar os documentos e fazer o registro, veja se pretende abrir uma empresa ou atuar como autônomo. 

Além disso, é necessário ter ideia do orçamento necessário para o investimento.

Para não se perder no meio do caminho, a melhor opção é conversar com um contador de confiança, depois, os trâmites de registros podem começar.

Se você optou por abrir uma transportadora, é indispensável providenciar alguns registros, visto que são exigidos por lei.

Por exemplo, é necessário ir à junta comercial, procurar a Secretaria da Receita Federal para abrir o CNPJ e procurar a prefeitura do município para solicitar o alvará de funcionamento e providenciar todas as certificações técnicas.

Também é muito importante procurar a Secretaria Estadual da Fazenda, o alvará do corpo de bombeiros e enquadrar o negócio na Entidade Sindical Patronal, pois é dessa forma que terá autorização para contratar funcionários.

Outro ponto importante é o cadastramento no INSS/FGTS, além de visitar a prefeitura para saber se é possível abrir uma empresa de logística e transporte no local escolhido.

2.    Definir a estrutura física

Mesmo que a ideia seja montar uma empresa de logística e transporte de pequenos volumes, é muito importante avaliar a estrutura física necessária, mesmo que ela precise ser relativamente básica.

De qualquer forma, é necessário providenciar um galpão, com boa localização e que seja de fácil acesso, uma vez que haverá entrada e saída de veículos frequentemente.

Por conta dessa movimentação intensa, é recomendável que as funcionárias utilizem uniformes femininos para empresas para garantir a segurança de quem circula no local.

Avalie com calma o valor do aluguel, pois é muito importante que ele esteja dentro do orçamento e compatível com o capital que vai segurar as finanças do negócio nos primeiros meses.

3.    Escolher um sistema de gestão de entregas

Uma empresa de logística e transportes precisa de um bom sistema de gestão, mesmo porque, as organizações que não utilizam as facilidades proporcionadas pela tecnologia acabam perdendo espaço para seus concorrentes.

Ademais, a automação e a informatização são fatores essenciais para as empresas que atuam nesse segmento de mercado.

Por exemplo, se existe uma frota para entregar diferentes produtos, como carimbo personalizado, roupas, aparelhos eletrônicos, entre outros, é muito importante monitorá-la.

É de total responsabilidade da empresa de logística e de transporte seguir todo o caminho pelo qual a mercadoria passa, até que ela finalmente chegue ao seu destino.

Esse trabalho garante mais agilidade no serviço e faz com que o cliente se sinta mais confiante em fazer negócio com você, por essa razão, estamos falando de diferencial competitivo.

4.    Montar uma frota de veículos

Se a ideia é criar uma transportadora de pequenos volumes, não é necessário um grande capital para adquirir veículos. 

Na verdade, é importante começar devagar nesse setor, depois traz mais segurança para estabilizar o processo.

Além de optar por abertura de empresa simples para agilizar a parte burocrática, na hora de pensar na frota, o ideal é contar com dois veículos, sendo um menor e outro maior para viagens longas.

Conforme a demanda aumenta, você investiga se é viável investir em mais um veículo, quais são as necessidades do cliente, a capacidade da empresa, dentre outras informações.

É legal destacar que existe a possibilidade de fazer parcerias com pessoas que utilizam seus próprios veículos para fazer entregas, o que acaba até mesmo otimizando os custos para os negócios que estão começando agora.

Conclusão

Sendo assim, o setor de logística e transportes sempre foi muito importante, e dele dependia o funcionamento correto de muitas empresas.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre o funcionamento dessa área e o quanto ela é importante para o mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários