Cooperativa Vinícola Garibaldi inicia recebimento da safra da uva 2022


 

A Cooperativa Vinícola Garibaldi inicia o recebimento da matéria-prima a partir da qual elaborará novos lotes de seus premiados espumantes, vinhos e sucos: cerca de 30 milhões de quilos de uva devem ser entregues pelas 430 famílias associadas. A safra 2022 iniciou na manhã de quarta-feira (05), e tem projeção de ser ligeiramente maior do que a do ano anterior -- quando o recebimento ficou na casa dos 25 milhões de quilos. A qualidade deve ser muito equivalente -- ou seja, igualmente elevada.

 


 

“A expectativa é boa, especialmente pela amplitude térmica que temos experimentado recentemente favorece a maturação lenta das uvas. Isso, em termos de espumante, preserva aspectos como frescor e acidez”, diz o enólogo da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Ricardo Morari.
 

A estiagem observada nas últimas semanas merece atenção, sem dúvida -- podendo alterar o rendimento da safra. “Porém, não são todos os vinhedos que estão sofrendo severamente com a seca, o que nos permite, sim, confirmar a perspectiva de uma safra de excelente qualidade”, adianta.
 
 

 

Outro fator importante no resultado da safra é o trabalho consistente desenvolvido junto aos produtores associados, alicerçado no compromisso primordial de produzir frutas de qualidade diferenciada -- essencial para a excelência no líquido que encherá taças e cálices de consumidores por todo o Brasil. Esse processo envolve parcerias tecnológicas, com os mais atuais recursos e informações disponíveis para o agronegócio, permitindo a cada produtor extrair o máximo potencial de seu vinhedo.
 



As primeiras variedades de uvas que chegarão à Cooperativa Vinícola Garibaldi são as de maturação precoce, utilizadas para elaboração de espumantes: Chardonnay e Pinot Noir são as de maior volume. Depois, entram as tintas comuns precoces -- bordô e concord. O recebimento segue com outras uvas -- Riesling, Malvasia e Proseccos -- e depois, variedades como a Niagara. A previsão é que o recebimento transcorra até a primeira quinzena de março, variando conforme o ritmo da colheita a ser ditado pelas condições climáticas do período.
 
 

 


 Números da Cooperativa Vinícola Garibaldi (dados de 2021)

Associados: 430 famílias

Funcionários: 200 colaboradores diretos

Safra: 25 milhões de kg recebidos em 2021

Área de cultivo: 1,1 mil hectares

Elaboração de espumantes: 5 milhões de garrafas

Elaboração Vinho Frisante: 800 mil garrafas

Elaboração de vinhos: 2 milhões de litros

 

Elaboração de sucos: 11,1 milhões de litros


Crédito das imagens: Augusto Tomasi

Postar um comentário

0 Comentários