Mercado logístico: confira o guia completo



O mercado logístico é um dos mais importantes, afinal, ele é responsável por garantir muitos processos dentro de uma empresa, principalmente no que diz respeito à entrega de pedidos e mercadorias aos clientes.

Por essa razão, melhorar a logística chega a ser uma estratégia determinante para o sucesso da organização. Os consumidores mostram-se progressivamente mais exigentes, por isso, prezar apenas pelo preço e qualidade dos produtos não é mais o suficiente.

As corporações precisam garantir a segurança e a rastreabilidade de seus produtos em qualquer que seja a fase. Esse processo costuma ser feito pelo departamento logístico, com o objetivo de tornar os processos mais efetivos.

É assim que a empresa consegue atingir suas metas e prazos, sem prejudicar a qualidade de sua atuação. Por outro lado, quando a logística do negócio não é bem organizada, pode impactar na satisfação do cliente.

Tanto é que os deslizes podem comprometer as vendas. Assim, direcionar os investimentos à logística é uma forma de aumentar a eficiência produtiva e ser mais competitivo.

Pensando nisso, neste artigo, iremos abordar a relevância da logística para os negócios, seu conceito, benefícios, como funciona e como essa área ajuda as empresas. Acompanhe!

Por que a logística é importante nas companhias?

Chamamos de logística um conjunto de métodos e recursos que organiza todo o processo de distribuição de matéria-prima ou produtos destinados ao consumidor final.

As estratégias logísticas são uma ligação entre a produção e a entrega do produto, cujo objetivo é fazer isso o mais rápido possível e com baixo custo.

Dentro de um fabricante de bloco de notas personalizado, esse setor está relacionado a vários outros departamentos, como:

  • Compras;

  • Transporte;

  • Produção;

  • Armazenamento;

  • Manutenção.

A maioria dos consumidores finais não conhecem a importância dele, mesmo sendo crucial para a gestão. Nesse sentido, a área logística se responsabiliza por tudo o que diz respeito às entregas, otimização do tempo e até negociação com fornecedores.

A meta é fazer com que tudo aconteça dentro do prazo previsto, por essa razão, independentemente do tamanho da corporação, é fundamental valorizar a logística.

Trata-se de uma área com atuação de extrema relevância, mas que enfrenta desafios diariamente, já que precisa equilibrar os processos internos, prazos e a satisfação dos clientes.

Entendendo a definição de logística

Chamamos de logística um conjunto de métodos que visam garantir a entrega dos produtos certos, no local mais adequado e no prazo estipulado.

Atualmente, seu conceito também abrange outras áreas importantes para as empresas, como marketing, recursos humanos, economia, tecnologia e estatística.

Para atender a todas as demandas e manter o baixo custo, a logística gerencia o fluxo de produtos, desde os pontos de fornecimento até o consumidor final.

Para fazer isso dentro de um fabricante etiqueta tag personalizada, por exemplo, o departamento logístico agrupa todas as atividades que se relacionam com a movimentação de mercadorias.

Assim, pode-se considerar a previsão de demanda, gestão de estoque, transportes, armazenagem, design de redes de distribuição, entre outros.

Com o passar do tempo, a logística evoluiu e adotou ações sinérgicas e, atualmente, temos a logística empresarial, integrada e reversa.

Além de sua principal característica, que é cuidar de toda a movimentação dos produtos, esse trabalho traz uma série de benefícios para as empresas, como:

1 - Mais agilidade durante os processos

Se o departamento logístico da organização atua de maneira integrada com outros setores, isso possibilita que ela tenha maior agilidade em diferentes procedimentos operacionais.

Essa comunicação facilita as etapas e melhora as tomadas de decisão, além de diminuir o tempo ocioso, prezando sempre pela qualidade dos serviços.

Também não podemos deixar de mencionar que a integração garante uma rotina de trabalho mais previsível e consegue se adaptar rapidamente a demandas de trabalho repentinas.

2 - Maior competitividade

As organizações, como um fabricante de adesivo transparente personalizado, que possuem um setor de logística bem projetado são mais competitivas.

Isso acontece porque, por meio dele, elas garantem o uso de bons softwares, transporte de qualidade e outros fatores que diferenciam a companhia dentro do mercado em que ela atua.

Toda essa situação se traduz em práticas que garantem mais agilidade, confiança e eficiência, o que consequentemente produz um diferencial competitivo precioso.

Tenha em mente que o cliente, hoje em dia, está atento à qualidade de suas demandas, portanto, quer que suas mercadorias sejam entregues no tempo certo, dentro de um prazo estabelecido e por um preço justo.

3 - Melhora a performance da companhia

A união de todos os setores logísticos permite uma gestão mais simples, e o gestor tem muito mais controle de seus dados e outros assuntos fundamentais relacionados ao seu trabalho.

Isso também acaba influenciando de maneira positiva as tomadas de decisão, e uma comunicação otimizada entre todos os membros do departamento ajuda a solucionar rapidamente qualquer eventual problema.

Como esse processo funciona e pode ajudar as empresas?

A logística pode ajudar uma loja de móveis de várias formas. Uma delas é a redução de gastos, que na verdade nada mais é do que um efeito lógico, já que esse trabalho pode promover inúmeras melhorias dentro da organização.

Por meio de um reforço gerencial, é possível diminuir a incidência de erros e falhas durante os processos, independentemente de sua etapa. O gerente pode analisar todas elas, de modo a otimizar essas atividades.

Ademais, a logística é um departamento que pode potencializar os resultados da empresa, como no caso da produtividade. Ela ajuda a manter um controle ativo dos equipamentos, colaboradores e outros processos de sua cadeia.

É desse modo que ela reforça a produtividade e permite que a corporação alcance todos os seus objetivos. Uma companhia mais produtiva acaba sendo mais competitiva, gerando diferencial para seus clientes e se destacando no mercado.

Diante de um cenário cada vez mais intransigente, as organizações se veem diante da necessidade de modernizar sua atuação. Isso gera um diferencial valioso e compactua com as expectativas dos consumidores.

Uma vez que os resultados da empresa melhoram, como no caso de um fabricante de placa de gesso acartonado, o seu posicionamento no mercado também aprimora e aumenta a satisfação de seus clientes.

Entretanto, o ponto de maior destaque é que a logística ajuda a corporação a controlar melhor suas atividades.

Esse setor representa valor estratégico, por isso, é necessário estabelecer expedientes gerenciais, de modo que a empresa realmente consiga atingir bons resultados.

Assim, os gestores são capazes de realizar todas as tarefas do jeito certo porque existe uma comunicação melhor entre todos os departamentos. 

Isso facilita o fluxo de operações em mesas estação de trabalho, e ainda possibilita reconhecer toda a cadeia de modo mais amplo.

Mas para ajudar uma empresa dessa forma, é fundamental que ela conheça um pouco mais sobre o funcionamento do mercado logístico, que pode ser dividido em dois tipos de atividades, sendo as principais e as secundárias. 

As atividades principais cuidam do transporte, gestão de estoque e processamento de pedidos.

Por sua vez, as atividades secundárias fazem a armazenagem, manuseio de materiais, compras, sistema de gestão, embalagem e gestão de produtos.

Tudo isso é organizado em três fases dentro de um fabricante de papel de parede, e uma delas são os suprimentos. Trata-se da gestão de matéria-prima e suprimentos para indústrias, o que inclui pedidos aos fornecedores, armazenagem, distribuição e transporte.

Depois temos a fase de produção, que faz o controle dos códigos de estoque de produtos, conhecido como SKUs, fluxo de materiais e distribuição inicial do produto.

A terceira e última fase é a de distribuição, que faz o gerenciamento de pedidos dos clientes e os meios de fornecimento, o que inclui a entrega, armazenagem e gestão de estoque.

Em qualquer tipo de empresa, como no caso de um fabricante de pergolado de madeira com vidro, existe um processo que envolve a compra de produtos e materiais, além da necessidade de fazer uma boa armazenagem.

Outras dependem da produção e elas também precisam garantir a entrega do produto ao cliente final, com exceção daquelas que não trabalham com a etapa de produção e entregam serviços ao invés de mercadorias.

Ou seja, mesmo que o foco do seu negócio seja a prestação de serviços, é preciso contar com um bom setor logístico para atender às demandas de todos os seus clientes.

Conclusão

As empresas mais bem-sucedidas do mercado priorizam o departamento logístico porque sabem que sem ele não podem garantir a entrega de seus produtos.

É preciso conhecer bem esse setor e seu funcionamento, ao mesmo tempo em que trabalham com ele de modo a atender suas necessidades e as expectativas dos clientes.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre esse assunto e todos os benefícios que essa área é capaz de oferecer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários