4 dicas para implementar a cultura do Learning Agility na sua organização



O learning agility se tornou uma tendência para o departamento de Recursos Humanos e já vem sendo utilizado pelas empresas há muito tempo.

Trata-se de um conjunto de práticas que têm como objetivo favorecer o aprendizado rápido, por isso, também é aplicado como ferramenta de gestão.

Uma realidade comum entre todas as companhias é a necessidade de lidar com questões complexas, relacionadas à capacitação dos colaboradores, tendo em vista que eles precisam se adaptar a mudanças constantes.

Nesse cenário, o learning agility surge como uma resposta para essas necessidades, por isso, gestores de organizações dos mais variados segmentos procuram se apoiar nele para melhorar consideravelmente seus resultados.

É comum ver esse método ser aplicado pelo setor de RH para otimizar os processos seletivos, mas ele também pode ser usado em outras necessidades do negócio.

Se você se interessa pelo recurso, mas não compreende bem o seu conceito ou não sabe como aplicá-lo, leia este artigo até o final.

Vamos explicar a importância do learning agility, seu conceito e características, além de mostrar como é possível implementá-lo em sua empresa. Acompanhe a leitura!

Qual a importância do learning agility?

Esse método costuma ser muito usado para solucionar eventuais problemas durante a contratação de funcionários, além agilizar o processo de adaptação, diante das mudanças constantes pelas quais as companhias passam hoje em dia.

Por essa razão, ele acaba sendo importante para promover a gestão da inovação no âmbito empresarial. Isso porque, se a intenção é mudar alguma situação, é necessário usar uma boa ferramenta para facilitar as transformações.

Assim, um fabricante de bloco de notas personalizado utiliza a gestão da inovação para lidar com as mudanças, e faz isso selecionando boas ideias para seus projetos e sua execução.

Ao passo que seus colaboradores desenvolvem novas habilidades, a corporação pode usar o learning agility para que eles possam se adaptar rapidamente a todas as exigências, sem perder o ritmo da inovação.

Esse método ainda mantém os colaboradores motivados, afinal, a força de trabalho atual é formada pelas gerações Y e Z, que precisam de metodologias que as motivem, com base em seus interesses.

Sendo o aprendizado algo fundamental, é necessário criar um ambiente favorável a ele e que mantenha os colaboradores engajados.

Trata-se de uma situação muito importante porque essas gerações se comprometem menos com as companhias, o que reflete na necessidade das empresas encontrarem maneiras de reter seus talentos.

Afinal, do que o learning agility se trata?

Chamamos de learning agility um conjunto de estratégias e ferramentas que otimizam o tempo de aprendizado. 

O setor de RH de uma empresa especializada em projeto de paisagismo residencial pode usá-lo, mas ele vem sendo cada vez mais aplicado na gestão.

Trata-se de uma melhor capacidade em lidar com as experiências novas, de maneira mais flexível e ágil, testando comportamentos diferentes, analisando feedbacks e ajustando o que for necessário para concretizar o aprendizado.

Para funcionar, a metodologia depende de nove pilares, portanto, um conjunto de diferentes traços, que são:

  • Agilidade;

  • Flexibilidade;

  • Colaboração;

  • Busca de feedback;

  • Experimentação;

  • Tomada de risco em performance;

  • Tomada de risco interpessoal;

  • Coleta de informações;

  • Reflexão.

A agilidade é colocar as ideias em prática de maneira ágil, analisando quais funcionam ou não. A flexibilidade, por sua vez, nada mais é do que a competência de mostrar-se disponível a novas ideias e recomendar novas soluções. 

A experimentação diz respeito a novos comportamentos, enquanto a tomada de risco em performance busca novas atividades. A tomada de risco interpessoal discute as diferenças com as pessoas para que elas aprendam.

O pilar da colaboração serve para encontrar maneiras de trabalhar em equipe, ao mesmo tempo em que gera oportunidades de aprendizado. Já a coleta de informações usa diferentes métodos para manter os funcionários atualizados.

Há a busca por feedback, que nada mais é do que solicitar a opinião de outras pessoas em relação à performance geral, enquanto o pilar da reflexão é a redução do ritmo para avaliar o desempenho.

Como implementar o learning agility?

Um fabricante de etiqueta tag personalizada pode usar o learning agility para conduzir seus processos. Dessa forma, ela é capaz de se posicionar em lugar de destaque, mesmo diante das transformações em seu mercado.

Para isso, primeiro ela precisa saber qual é seu ponto forte e os de cada membro de sua equipe. A partir disso, a corporação pode construir novos pilares.

Supondo que a sua empresa seja muito boa em colaboração ou para coletar informações, pode usar essas duas habilidades para favorecer o aprendizado de outras práticas do learning agility.

Por exemplo, é possível usar esse método durante os processos de recrutamento de um fabricante de adesivo transparente personalizado.

Ele pode ser aplicado em tarefas que ajudam a determinar se o candidato demonstra agilidade, reflexão ou tomada de risco interpessoal. Esses pilares são importantes, inclusive, para desenvolver outros do learning agility.

Você também pode aplicá-lo para formação de liderança e sucessão, ou seja, para substituir líderes que se aposentaram ou se afastaram da empresa por alguma razão.

Para substituir esses profissionais, é indispensável trabalhar com um planejamento de sucessão, pois isso ajuda a encontrar pessoas bem qualificadas para a substituição e que possam assumir cargos estratégicos dentro da companhia.

Os colaboradores ou candidatos que apresentarem uma boa pontuação nas habilidades de learning agility são aqueles que possuem mais aptidão para as vagas.

Tratam-se de pessoas capazes de acumular conhecimento, ao mesmo tempo em que se preparam e se adaptam rapidamente a uma nova posição. 

Além disso, existem outras dicas ou métodos de aplicação, que são:

  1. Incentivar o intraempreendedorismo;

  2. Oferecer recompensas;

  3. Reconhecer o valor de cada pilar;

  4. Liderar as transformações.

Para aplicar melhor ainda essa prática, uma loja de móveis precisa incentivar o intraempreendedorismo, que é permitir que os colaboradores iniciem e mantenham projetos em suas áreas de atuação.

Ao mesmo tempo, é importante recompensar o desenvolvimento pela evolução de cada funcionário, mesmo que eles não tenham alcançado uma meta específica.

É fundamental reconhecer o valor dos diferentes pilares, visto que é dessa forma que você reconhece cada habilidade.

Por fim, a organização precisa liderar as transformações, ou seja, não basta apenas entregar uma lista de afazeres, é necessário trabalhá-los.

Principais benefícios do learning agility

O objetivo dessa prática é desenvolver tanto os métodos usados pela companhia quanto seus profissionais. A partir disso, uma fábrica de mesas estação de trabalho pode ter acesso a várias vantagens, como:

Melhora a velocidade mental

O investimento em capacitação pode estimular o pensamento analítico e ágil, mantendo a curiosidade do colaborador em alta.

Ao mesmo tempo, é uma excelente estratégia para que os funcionários estejam sempre abertos para buscar soluções inovadoras.

Mais concentração

A companhia aumenta sua capacidade de desenvolver soluções inovadoras e passa a valorizar mais o aprendizado.

Ela também pode explorar melhor o foco no desempenho durante os treinamentos, uma vez que ter uma boa performance em situações inéditas aumenta a satisfação profissional e os resultados da corporação.

Melhora o autoconhecimento

Se um fabricante de papel de parede investe em treinamentos e em métodos para desenvolver seus líderes e colaboradores em geral, consegue intensificar o autoconhecimento.

Dessa forma, eles descobrem um pouco mais sobre seus pontos fortes e fracos, para que possam se aprimorar cada vez mais.

Mais receptividade às mudanças

Algo muito comum dentro das organizações é o fato de que os colaboradores mais antigos resistem às mudanças tecnológicas por muito mais tempo.

No entanto, essas mudanças são naturais e necessárias, o que significa que toda companhia precisa trabalhar a aceitação dessas transformações, mostrando aos colaboradores que elas são oportunidades de aprendizagem.

Relações interpessoais aprimoradas

É importante que desde uma escola de aula de dança forró até a indústria automobilística conte com pessoas com boa flexibilidade para se relacionar com outros profissionais.

Da mesma maneira, precisam de profissionais que se sintam seguros para influenciar a equipe, melhorando o trabalho em conjunto e os resultados obtidos.

Tendo em mente que o foco é estar sempre pronto para as mudanças, por meio do learning agility, os profissionais vão se integrar rapidamente às equipes, conquistar posição de líder e estarão sempre engajados.

Conclusão

O learning agility é uma habilidade que deve ser trabalhada com todos os colaboradores, mais intensamente com aqueles que ocupam posições de liderança.

Eles são responsáveis pelas tomadas de decisão e precisam transmitir aos demais colaboradores sua confiança. É assim que serão verdadeiras inspirações.

Entretanto, essa metodologia é muito abrangente, por isso, também pode ser aplicada aos novos colaboradores, dentro dos processos seletivos.

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre essa prática e todas as vantagens que ela pode trazer para a companhia. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários