Learning Agility: saiba tudo sobre esse conceito



Uma grande tendência surgindo é o Learning Agility, também conhecido como Agilidade de Aprendizagem, que refere-se à habilidade de aprender a partir de novas experiências e de se desenvolver rápida e eficientemente, utilizando-a no cotidiano. 


Ela é muito importante, porque é uma forma de tirar algo bom de novas experiências, aprendendo com suas consequências e garantindo uma melhora contínua, além de possibilitar a reflexão sobre o aprendizado e o testamento de comportamentos. 


Como trata-se de uma capacidade adquirida, as pessoas que a possuem são capazes de identificar comportamentos que dificultam a sua evolução e eliminá-los da rotina, o que surge como um diferencial fundamental para o mercado de trabalho. 


Ou seja, o Learning Agility vem se tornando um conceito cada vez mais estudado, permitindo aos profissionais compreenderem meios de implementar certos hábitos à rotina e desenvolverem uma agilidade de aprendizagem. 

Learning Agility: entenda o conceito

A partir de estudos mais aprofundados de um professor de psicologia organizacional, Warner Burke, foi possível compreender e criar uma definição para o conceito de agilidade de aprendizado. 


Em resumo, ela se refere ao potencial de lidar com novas experiências de forma flexível e rápida, tentando entender novos comportamentos, analisando e aplicando feedbacks e ajustando os pontos que permitem o aprendizado de se tornar concreto.


Nesse contexto, o especialista conseguiu chegar a nove componentes dessa habilidade, incluindo diversos quesitos específicos e ideias em geral, sendo eles:


  • Flexibilidade;

  • Agilidade;

  • Experimentação;

  • Tomada de risco em performance;

  • Tomada de risco interpessoal;

  • Colaboração;

  • Coleta de informações;

  • Busca de feedback;

  • Reflexão. 


Elas se tornaram a base para diversas aplicações, influenciando diretamente na forma com a qual o indivíduo age perante determinadas situações do cotidiano. 


Um exemplo de aplicação desse recurso no mundo corporativo é de um funcionário em uma empresa de papel de parede personalizado 3d que possui um bom desempenho em geral, mas uma deficiência no quesito de tomada de risco interpessoal. 


Isso significa que ele possui dificuldades em resolver confrontos com pessoas que têm um pensamento diferente do seu, o que prejudica a sua interação com os consumidores, uma vez que aqueles que fossem mais difíceis haveria menos contato.

Os pilares do Learning Agility

Existem diversos critérios que servem para a construção do Learning Agility, que são divididos em quatro grandes domínios e uma dimensão transversal.

Habilidade interpessoal

A primeira agilidade é a interpessoal, referindo-se para a habilidade de abertura e flexibilização no que se refere aos relacionamentos que envolvem outras pessoas, ou seja, à capacidade de se colocar no lugar do outro, ouvir genuinamente e interagir com os outros. 


Por exemplo, o colaborador de uma empresa de entrega de pequenas encomendas com essa habilidade é capaz de promover a integração em sua equipe, analisando os pontos de acordo com a diversidade.


Outra capacidade é interagir com as demais pessoas e resolver os conflitos de forma ativa, preocupando-se de fato com o que é o melhor para todos. 

Capacidade de mudança

Essa habilidade está relacionada com o potencial de aceitação às novas experiências, prestando muita atenção ao contexto para se beneficiar da inovação e auxiliar de alguma maneira para obtenção de novo repertório. 


Ou seja, uma loja de persiana rolô sob medida, ao implementar um novo protocolo de atendimento ao cliente, o funcionário com esse poder conseguirá tirar o melhor da situação, aproveitando-a por completo e garantindo bons aprendizados. 

Agilidade para produto final

A agilidade para produto final ou resultado se refere à habilidade de entregar resultados durante as novas experiências, certificando a inspiração das equipes e criando uma imagem de confiança, a qual acaba sendo transmitida para os outros. 


Um exemplo disso é um colaborador que se depara com um novo projeto sala comercial e não desiste do seu foco, por mais que seja uma tarefa difícil, tentando sempre se superar e alcançar um resultado além do necessário. 

Agilidade da mente

A última agilidade está relacionada a todos os processos cognitivos derivados do raciocínio e da capacidade de encontrar conclusões com maior facilidade, englobando a criatividade, a análise e a agilidade de relacionar diferentes situações. 


Por exemplo, durante uma situação de dúvida e nova, um funcionário consegue relacionar o seu acontecimento com uma experiência de venda de piso cimento polido que fez no passado, conseguindo entender como atuar de forma rápida. 

Autoconsciência

Por fim, a dimensão da autoconsciência acaba impactando de forma transversal nas outras habilidades, uma vez que garante o conhecimento dos pontos fortes e fracos do desempenho e potencial das pessoas. 


É a partir dela que um indivíduo é capaz de entender e ser crítico com seu próprio comportamento, sendo capaz de tornar a jornada para a adaptação às mudanças mais simples e naturais. 

Quais os benefícios do Learning Agility?

Dessa maneira, torna-se claro que o desenvolvimento do Learning Agility e de suas habilidades é uma tarefa essencial para qualquer pessoa, principalmente para as que estão inseridas no mercado de trabalho. 


Para entender de maneira mais evidente, conheça alguns de seus benefícios. 

1 - Melhora da interação com a mudança

O primeiro benefício e também o mais claro é que o desenvolvimento de uma capacitação de Learning Agility permite ao indivíduo lidar melhor com as mudanças, compreendendo como elas podem ser benéficas e tirando proveito delas. 


Isto é, quando uma pessoa possui o conjunto de habilidades relacionadas citadas acima, ela é capaz de entender as novas experiências, avistá-las com antecedência e entender formas de utilizá-las para o bem no seu futuro.


Por exemplo, um vendedor comum precisará vender uma nova divisória de gesso por meio da internet, com essas habilidades, ele conseguirá entender a nova situação e sempre vê-la como um aprendizado, utilizando sua nova experiência para ser mais assertivo. 

2 - Garantir inovação de qualidade

Como segundo benefício, a partir das mudanças, o indivíduo estará mais preparado para conduzir as transformações, de maneira que a inovação seja uma ferramenta utilizada a seu favor. 


Ou seja, ele passa a selecionar as melhores ideias durante a criação de projetos e garantindo a sua execução, o que exigirá que ele saiba conduzir sua equipe com eficiência e proporcionar sua adaptação de forma leve e com ritmo. 


Na prática, sendo um colaborador com a agilidade de aprendizagem, quando as inovações surgirem, como novos blocos de concreto de encaixe, ele saberá escolher as ações mais adequadas para a situação, garantindo melhores resultados para a empresa.

3 - Permite a formação de profissionais líderes

Outro benefício do Learning Agility é que ele consegue auxiliar de modo significativo na formação de profissionais vistos como líderes ou de sucessão, ponto essencial para qualquer marca, uma vez que há a necessidade de afastamento temporário ou não. 


Independentemente de qual for a situação, o responsável por escolher o sucessor ou o líder de determinados setores e equipes priorizará os candidatos com habilidades de Learning Agility, devido ao fato de acumularem conhecimento. 


Ademais, essas habilidades dão ao colaborador a capacidade de preparo e adaptação rápida para qualquer situação nova, o que é extremamente necessário ao assumir um cargo, já que ele ficará responsável pelo andamento de novas atividades.


Isto é, se um profissional de uma papelaria assumir o cargo de chefe, ele precisará entender sua função e trabalho geral em um curto período para poder organizar os novos projetos, como de um novo design para envelope personalizado A4.


Além disso, é preciso ter em mente que ele deverá coordenar os outros funcionários e equipes e, se não conseguir entender o andamento das suas coisas rapidamente, não será 

capaz de direcionar os outros para o bom andamento da corporação. 

Como desenvolver essa agilidade?

As formas de desenvolver esse conceito precisam estar diretamente relacionadas com a compreensão dos pontos fortes e fracos do indivíduo, fortalecendo suas habilidades e desenvolvendo aquelas que acabaram ficando um pouco atrasadas. 


Outras dicas são sempre incentivar o intraempreendedorismo, permitindo que os funcionários iniciem e mantenham projetos, garantindo-lhes oportunidades, e recompensar o desenvolvimento daqueles que demonstraram evolução. 


Por fim, é importante reconhecer o valor dos diferentes pilares destas habilidades, liderando as transformações e permitindo que os outros compreendam a sua relevância e aprendam com elas. 

Considerações finais

O Learning Agility é um tópico que vem crescendo muito no mundo corporativo, graças a sua capacidade de preparar e caracterizar os melhores funcionários, de acordo com as necessidades atuais.


Sendo assim, torna-se imprescindível a compreensão desse conceito por completo, para que todos se sintam preparados e sejam capazes de implementar em suas empresas ou tentar aplicar a si mesmos.


Isso acontece por conta das inúmeras vantagens que a aplicação, quando correta, deste conceito ao cotidiano das pessoas podem proporcionar.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários