Guia completo sobre gestão de marketing



A gestão de marketing é uma ferramenta que garante que toda ação de uma marca tenha uma estratégia bem elaborada por trás. Para isso, é necessário fazer um planejamento objetivo, definir as metas, indicadores, processos e metodologias.

Assim, uma empresa consegue se organizar para alcançar bons resultados. No entanto, muitos empreendedores e até mesmo alguns gestores acreditam que fazer marketing é apenas divulgar os produtos e serviços da marca.

Com a chegada do marketing digital, também tem quem acredita que ter um perfil no Facebook ou no Instagram também é o suficiente, mas isso não é verdade.

Estamos falando de um trabalho complexo e abrangente, que depende de uma boa gestão para trazer os resultados esperados.

É exatamente aqui que entra a gestão de marketing, que veio para que as empresas não desperdicem seus esforços e investimentos em marketing. É claro que ações pessoais trazem algum resultado, mas elas não vão durar muito tempo.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância da gestão de marketing, seu conceito, benefícios e como colocá-la em prática. Então, se você tem dúvidas sobre esse assunto ou quer melhorar sua gestão de marketing, leia até o final.

Afinal, do que se trata a gestão de marketing?

Chamamos de gestão de marketing as atividades de gerenciamento de processos, pessoas e ações de marketing, tendo como objetivo gerar valor para o mercado, cumprir metas e atingir objetivos.

Esse trabalho também diz respeito à escolha de um mercado-alvo, satisfazer as necessidades dele e construir um relacionamento promissor com o público, e tudo isso é feito por meio de processos, como:

  • Análise;

  • Planejamento;

  • Implementação;

  • Controle.

Na verdade, esses processos devem fazer parte da rotina de qualquer negócio, como um fabricante de pasta de papel personalizada, que se aplicam à gestão empresarial, financeira, de pessoas, entre outras.

A única diferença é que, na gestão de marketing, como o próprio nome sugere, eles são aplicados ao marketing, portanto, englobando atividades para o mercado.

Quando as pessoas ouvem a palavra marketing, logo pensam em algo feito para divulgar produtos e serviços, no entanto, como falamos anteriormente, ele é muito mais do que isso.

Isso porque o gestor de marketing lida com diversas outras questões, como definição de preços, estratégias de distribuição, design de produtos, assessoria de imprensa, além de uma infinidade de outros pontos.

Importância da gestão de marketing

O marketing é uma necessidade, portanto, ele costuma acontecer dentro das empresas naturalmente. Por exemplo, quando uma pessoa abre um negócio, logo percebe a necessidade de investir em maneiras de atrair clientes e vender.

Para qualquer negócio, como um distribuidor de brindes corporativos sofisticados, é fundamental compreender a importância do marketing. No entanto, apenas compreender esse ponto não é o suficiente para alcançar resultados.

Isso porque é comum vermos organizações, principalmente pequenos negócios, que investem em ações de marketing isoladas, como:

  • Distribuição de cartões de visita;

  • Perfil nas redes sociais;

  • Panfletagem;

  • Criação de um site.

Apesar de serem ações importantes, quando aplicadas sozinhas e de maneira aleatória, elas não trazem resultados. Além disso, configuram apenas uma ação sem nenhuma estratégia por trás.

É fundamental contar com um planejamento, saber quem é o público-alvo, estabelecer os objetivos, dentre outras providências. Caso contrário, as chances de não conseguir nada são muito grandes.

Em vista disso, podemos dizer que a gestão de marketing é importante porque estrutura todas as atividades da área, possibilitando que elas levem ao resultado esperado, em curto, médio e longo prazo.

Isso faz com que as atividades tenham um propósito maior, já que também são embasadas por estudos, organizadas em processos e orientadas por estratégias. Tudo isso é vital para que os resultados sejam bons.

A gestão de marketing também acaba por fortalecer a relação entre um escritório especializado em projeto sala comercial e seu mercado.

Mais do que isso, a companhia será orientada por ele, analisando suas demandas e necessidades, para melhorar suas estratégias e gerar valor.

A organização também se torna mais competitiva, já que presta atenção ao que está acontecendo do lado de fora. Ela sabe muito mais do que o que se passa com seu público-alvo e seus concorrentes.

Na verdade, a gestão de marketing ajuda a traçar estratégias que auxiliam no crescimento da organização, fortalecimento da marca, diferenciá-la em seu mercado e conquistar uma boa posição dentro dele.

Tendo em vista que o mercado, independentemente de qual for, está cada vez mais competitivo, fazer uma bosta gestão de marketing é crucial.

Devido a essas características, a gestão de marketing traz uma série de vantagens aos negócios, como veremos a seguir.

Benefícios desse processo

Ao investir na gestão de marketing, uma fábrica de placa de gesso acartonado tem acesso a uma série de vantagens, como:

Gera insights para outros setores

Um olhar apurado no mercado traz insights diferentes para as estratégias de marketing, mas isso também auxilia outros departamentos da organização.

O marketing é um setor que conhece muito bem o cliente, assim sendo, pode traçar boas estratégias de vendas e até mesmo determinar os melhores canais de entrega, junto ao departamento de logística.

Funcionários mais motivados

Todo profissional prefere atuar em um ambiente bem organizado, com objetivos, metas, processos e cronogramas bem definidos.

Por meio da gestão de marketing, é possível definir uma boa estrutura de trabalho, o que acaba por motivar mais a equipe.

Ademais, o colaborador confia mais na companhia, compreende a importância de seu próprio trabalho, o que precisa entregar como resultado e de que maneira ele ajuda a corporação a crescer.

Mais foco em resultados

Dentro de um fabricante de mesas estação de trabalho, a gestão de marketing se torna uma maneira de alinhar os objetivos organizacionais com os objetivos da área.

Nenhuma organização deve se contentar com um anúncio muito visualizado, mas que não gerou vendas. Nesse contexto, uma boa gestão de marketing vai muito além e busca implementar estratégias com resultados efetivos e sustentáveis.

Fortalece a relação com os consumidores

Para fazer uma boa gestão de marketing, é essencial focar no consumidor. Isso significa saber quais são suas características e comportamentos, para que os produtos e estratégias estejam de acordo com suas demandas.

Consequentemente, a empresa vai satisfazer seus clientes e criar uma relação de confiança com eles. Entretanto, para ter acesso a todas essas vantagens, é fundamental saber como fazer uma boa gestão de marketing.

Como fazer uma gestão de marketing assertiva?

A gestão de marketing auxilia uma empresa por meio de suas ações. Assim, para colocá-la em prática, as principais ações são:

1 - Definir as metodologias

As metodologias dão rumo aos objetivos e uma das melhores para a gestão de marketing é o Agile Marketing. A equipe vai trabalhar em ciclos curtos, por meio de planos flexíveis e abordagem colaborativa.

Mas, se preferir, o gestor de uma empresa de reboque de moto pode adotar outras metodologias. O importante é usar aquela que tenha a ver com a equipe.

2 - Ter uma boa gestão de equipe

Da mesma maneira, é fundamental fazer uma boa gestão de equipe, visto que os times de marketing são compostos por diferentes perfis e habilidades.

Quanto mais completa for a equipe, mais robusto será o marketing da corporação. Entretanto, empresas de diferentes tamanhos, das menores às maiores, como um fabricante de pergolado de madeira com vidro, preferem uma equipe enxuta.

Mas, independentemente disso, é fundamental que os membros tenham boas habilidades e que o gestor saiba coordenar suas atividades.

Além disso, a metodologia escolhida acaba influenciando na organização, então, tenha em mente que uma equipe pequena tem mais autonomia e se envolve mais com o projeto.

3 - Fazer uma boa gestão de estrutura

Não podemos deixar de dizer que uma boa gestão de marketing também tem como objetivo proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável.

A corporação ainda precisa investir em boas ferramentas de trabalho, como no caso de uma empresa especializada em churrasco em domicílio que investe em computadores, softwares, entre outros recursos que trazem mais agilidade.

Trata-se de um compromisso que a gestão de negócios precisa assumir e que o gestor de marketing sempre deve buscar garantir para sua equipe.

Conclusão

A gestão de marketing é essencial para que suas estratégias tenham bons resultados. Isso vai valorizar seus investimentos e aumentar os lucros do negócio.

Você já sabe o que precisa fazer para colocá-la em prática, e mesmo que a empresa seja muito pequena e conte apenas com um profissional, essa gestão não deve ser deixada de lado.

Ela é composta por metodologias que organizam as práticas e potencializam os resultados. Assim, seu negócio terá acesso a todas vantagens trazidas pela boa gestão de estratégias de marketing. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários