Expo Dubai: Embraer leva projetos focados em viagem limpa para exposição no Pavilhão Brasil




Programação de novembro inclui ainda apresentações artísticas e mostras sobre o impulsionamento sustentável de pequenos negócios.


No mês em que o Brasil comemora 132 anos da Proclamação da República, instituições e empresas brasileiras levarão à Expo 2020 Dubai exposições que evidenciam o avanço tecnológico da indústria aeronáutica, a sustentabilidade da cadeia produtiva calçadista, os esforços concentrados no desenvolvimento de pequenos empreendimentos e a riqueza cultural das diversas regiões do país. Até o dia 25 de novembro, o Pavilhão Brasil, coordenado e organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), abrigará cinco mostras envolvendo diferentes setores da economia.


Terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo, a brasileira Embraer vai apresentar aos visitantes do Pavilhão Brasil na Expo Dubai projetos desenvolvidos dentro da companhia a serem lançados em um futuro próximo focados em viagens limpas e tecnologias disruptivas. Os organizadores da exposição querem oferecer ao visitante uma experiência de imersão dentro de telas de LED gigantes e, como em um túnel do tempo, planejam contar a história da aviação e da tecnologia no Brasil, e a história da fundação da Embraer. A ideia é fazer com que as pessoas se sintam dentro do vídeo, já que as imagens, além de serem projetadas na parede, serão espalhadas no chão.


A apresentação ocorrerá de 16 a 25 de novembro, na área de sustentabilidade do Pavilhão Brasil. A Embraer também organizou exposição de pequenas réplicas de aviões, incluindo o EVtol, veículo elétrico de decolagem e pouso vertical. Símbolo do avanço tecnológico da indústria aeronáutica brasileira, o EVtol tem emissão zero de carbono, baixo ruído e design simples e intuitivo, com produção já em andamento pela Embraer para empresas do ramo de compartilhamento de aeronaves. O avião militar KC-390 e o jato comercial E2, também produzidos pela Embraer, e o 14 bis, construído pelo inventor brasileiro Santos Dumont, completam a exposição.


A Embraer também apresentará, entre os dias 14 e 18, suas aeronaves no Dubai Airshow 2021, evento aeroespacial que reúne fabricantes de aeronaves e seus fornecedores, oficiais militares e companhias aéreas para construir oportunidades de negócio entre indústria e setor de serviços. No Aeroporto de Dubai, a companhia exibirá as aeronaves de destaque produzidas em território brasileiro: E195-E2 (jato comercial), C390 Millennium (militar), Praetor (jato executivo) e Super Tucano (avião de caça).



Calçados e cidades sustentáveis

Representada por empresários e pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (AbiCalçados), a indústria calçadista levou ao Pavilhão Brasil a sustentabilidade de sua cadeia produtiva. Um grande destaque é o lançamento do Certificação de Origem Sustentável dessa indústria, iniciativa inédita no mundo. Uma exposição explicando o processo de fabricação dos produtos ganhou espaço na Sala Igarapé.


Durante a Semana Temática do Desenvolvimento Urbano e Rural na Expo 2020 Dubai, de 1º a 14 de novembro, a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec) organiza exposição audiovisual detalhando propostas que vão impactar diretamente o meio rural e o funcionamento das cidades. O Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional do Brasil, chamado PISF, por exemplo, é uma obra de infraestrutura hídrica que capta água no Rio São Francisco aduzindo-o para bacias hidrográficas dos Estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Seu principal objetivo é garantir segurança hídrica para a população moradora de regiões que sofrem com escassez e irregularidade das chuvas.


Outro projeto a ser apresentado aos visitantes é o Smart Cities, iniciativa de desenvolvimento urbano construída dentro do conceito de cidades inteligentes. A ideia é implementar em conglomerados urbanos melhores práticas em governança, administração pública, planejamento urbano, tecnologia, meio ambiente, conexões internacionais, coesão social, capital humano e economia.


Promoção Cultural

A cultura das diversas regiões do país será a estrela da terceira semana de novembro no Pavilhão Brasil na Expo Dubai. O espaço terá instalações alusivas a localidades de destaque no turismo nacional e apresentações artísticas de danças populares brasileiras.


De 14 a 21 de novembro, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) preparou três apresentações por dia no palco Vitória Régia, incluindo shows do grupo Ginga Tropical, do Rio de Janeiro, e de flashmob de profissionais da Capoeira, além de receptivo aos visitantes do Pavilhão com figurantes vestidos de onças pintadas. Em 15 de novembro, haverá ação promocional em frente ao edifício Burj Khalifa, considerado o mais alto do mundo, em Dubai.


O Sistema S, representado pelo Sebrae, levará ao Pavilhão Brasil exposição audiovisual sobre o que o Brasil tem feito para estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável de pequenos negócios. Serão apresentados programas de apoio ao artesanato, valorização de biomas, inovação, sustentabilidade, entre outros.



Oportunidades em Minas

Estado que reúne a maior quantidade de patrimônios históricos declarados pela Unesco no Brasil, Minas Gerais terá suas riquezas envolvendo arte, história, cenários, talentos e gastronomia apresentadas para o público da Expo entre os dias 17 e 25 de novembro. Além de mostrar a própria cultura, o Estado vai detalhar dados econômicos, sociais e históricos em vídeos montados especialmente para o superevento que serão oferecidos em formato de 270 graus no Pavilhão Brasil. A Federação das Indústrias de Minas Gerais, empresários e governo estadual irão detalhar aos árabes as oportunidades de negócios existentes na região.


Expo Dubai

A Expo Dubai é uma exposição universal, evento itinerante que ocorre a cada cinco anos, em que a maior atração são os pavilhões dos países participantes. Este ano, ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 1º de outubro de 2021 e 31 de março de 2022. A expectativa é atrair 25 milhões de visitantes de todo o mundo com o intuito de explorar inovações, ideias, avanços científicos e tecnológicos.


A World Expo abrange diversos setores, tais como empresas privadas, ONGs e instituições governamentais, todas destinadas a discutir negócios, tecnologia, urbanismo, sustentabilidade, ciências, cultura, gastronomia e economia.


O Brasil e outras 191 nações estão instaladas em pavilhões nacionais distribuídos por uma área de 4.380 m2, localizada entre Dubai e Abu Dhabi. A Apex-Brasil é a responsável pela organização do Pavilhão do Brasil.




Postar um comentário

0 Comentários