Novembro azul alerta homens sobre a importância dos cuidados preventivos


No mês dedicado à saúde masculina, Brasil atinge números preocupantes de casos de câncer de próstata. A alta incidência da doença pode estar ligada ao relaxamento com os check ups e exames de rotina, provocado pela pandemia e médica observa "prevenção é a melhor opção"


Novembro, 2021. Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), apontam o câncer de próstata como o 2º tipo de câncer mais recorrente entre os homens. Segundo a entidade, em 2020 cerca de 66 mil casos desse tipo de câncer foram registrados no Brasil e associados à quase 16 mil mortes.






Um dos fatores que podem ter contribuído com estes números é o relaxamento dos cuidados e das medidas de prevenção. "Com a pandemia observamos uma queda significativa na procura por consultas, exames e vimos diversos tratamentos serem adiados, principalmente nos momentos mais críticos, já que os hospitais estavam ocupados por pacientes em tratamento contra a Covid. Sem dúvida, isso impactou diretamente na jornada de cuidados com a saúde e fazem das campanhas como Novembro Azul, Outubro Rosa, essenciais neste momento. Para promover conscientização popular sobre a importância dos cuidados preventivos", declarou a médica e gestora do grupo Sabin, em Ribeirão Preto, Dra. Maria do Carmo Favarin.


A médica destaca um dos principais aliados dos cuidados com a saúde masculina: o teste de PHI (Índice de Saúde da Próstata), disponível no portfólio do Grupo Sabin, e que permite diagnóstico preciso e precoce do câncer de próstata. "O nosso PHI é feito com uma amostra de sangue. Não invasivo e seguro, o exame tem alta sensibilidade da probabilidade do câncer de próstata e já é considerado até três vezes mais específico do que o exame de PSA. Além de otimizar a jornada do paciente, é também nosso grande aliado, pois entrega um diagnóstico de alta precisão e nos indica caminhos para o melhor desfecho clínico", explica a especialista.


Indicado para pacientes idade acima dos 50 anos, o PHI gera diagnósticos rápidos evitando, por exemplo, biópsias desnecessárias, além ajudar a detectar versões diferentes da doença. "Trata-se de um exame que ajuda a reduzir em até 30% a necessidade de biópsias, uma vantagem enorme para pacientes. Além disso, o PHI tem eficácia comprovada em mais de 80 artigos científicos em todo o mundo e é recomendado pela National Comprehensive Cancer Network como ferramenta essencial para melhor diagnóstico do câncer de próstata", reitera a médica", afirma.


A médica detalha ainda outros cuidados importantes que devem ser incluídos na rotina de cuidados com a saúde. "Fazer check-ups regularmente é a melhor forma de prevenir doenças, evitar surpresas desagradáveis e até mesmo detectar doenças que serão tratadas tardiamente. Outros hábitos simples que devem ser inseridos no dia-a-dia são verificação da pressão arterial, dosagem da glicemia e das taxas de colesterol e ficar atento ao seu índice de massa corporal. Além, é claro, de manter atualizado o cartão vacinal em todas as etapas da vida", conclui.


Serviço: O Grupo Sabin conta com um portfólio com 4.000 serviços de saúde, entre eles o PHI (Índice de Saúde da Próstata). Também disponível nas unidades Sabin de Ribeirão Preto, o exame pode ser encontrado nas três unidades distribuídas na cidade. Para mais detalhes e agendamento, basta entrar em contato pelos telefones: (16) 3610.9451 ou (16) 99201.6175

Postar um comentário

0 Comentários