5 dicas de brindes para seus clientes



Os brindes corporativos são excelentes escolhas na hora de começar um relacionamento ou até mesmo fortalecer essa relação entre empresas e clientes.


Por parte da companhia, essa é uma oportunidade de fazer valer os esforços de conquista, entregando mais uma motivação para que o consumidor estreite os laços com a marca.


Já pelo lado do cliente, essa é uma boa vantagem, tendo em vista que este recebe um bônus, que é quase sempre inesperado. Afinal, receber um presente é uma surpresa agradável e que pode gerar frutos futuros, ainda mais quando vem de uma empresa.


No entanto, mesmo inserido em uma situação favorável, é preciso ter cuidado na hora de escolher os brindes, tendo em vista que ele pode ou não representar o negócio ou até mesmo ter um significado interessante para aquele consumidor.


Neste artigo, entenda um pouco mais sobre como fazer a melhor escolha para a compra e distribuição de brindes para seus clientes, com o objetivo de fidelizá-los, além de algumas das principais dicas que podem ser infalíveis para o seu negócio. Confira! 

O que são os brindes corporativos?

Os brindes corporativos tratam-se de presentes entregues por empresas dos mais variados ramos, que podem envolver desde um bloco de notas personalizados até um produto da marca, que é entregue de maneira gratuita a algum consumidor.


Geralmente, quem recebe esse brinde costuma ser um público específico que a marca tem prioridade de alcançar, como o caso de clientes do negócio, em uma tentativa de chegar cada vez mais perto deste núcleo.


No entanto, é bem mais comum vermos esforços de empresas que trabalham concedendo brindes corporativos sofisticados para leads, que são os consumidores em potencial.


Nessa situação, os brindes são entregues de forma inesperada, ou até mesmo no contexto de uma ação que é divulgada pela empresa, como destinados a clientes que compraram anteriormente com a marca em algumas de suas lojas.


Esse é um esforço a mais feito pela marca, ou seja, sai diretamente do bolso do negócio de vendas de envelope personalizado A4, e em alguns casos, pode não ter um retorno imediato.


No entanto, a partir de sua utilização, a empresa é capaz de trabalhar pontos que poderiam ser impossíveis sem esse reforço, como a fidelização, a situação de interesse em uma compra e até mesmo a construção e melhoria da imagem deste negócio.


Dessa forma, podemos dizer que esse é um tipo de investimento que, de uma forma ou de outra, sempre vai ter alguma vantagem para quem participa desse processo.


Na maioria das vezes, observa-se brindes que se repetem nas empresas, principalmente quando este são destinados a pessoas com o intuito de fortalecer a marca, como o caso de:


  1. Canetas;

  2. Canecas;

  3. Camisetas;

  4. Garrafinhas de água;

  5. Bolsas.


A característica central desses brindes, quando voltados ao objetivo de evidenciar a marca de divisória de gesso, é justamente a personalização, colocando um visual ou, ainda, um objeto que seja a cara da empresa e fique na memória de quem recebe.

Quais os benefícios para as companhias?

Como dito no tópico acima, ao falarmos sobre os fundamentos de conceitos de brindes corporativos, podemos ver que uma das principais consequências de seu investimento são benefícios vindos para a empresa e para o seu relacionamento com os clientes.


Nesse sentido, abaixo acompanhe algumas das principais vantagens, que podem incentivar a sua empresa de venda de papel de parede personalizado 3d a trazer maiores resultados.

Melhora a conexão com o cliente

A conexão com o cliente é um dos principais interesses das marcas, principalmente quando se tem o intuito de prolongar a relação. Ou seja, os brindes servem como impulsionadores dessa situação, e certamente estabelecem uma boa interação entre os lados.


Não é à toa que grande parte das pessoas que recebem os brindes corporativos passam a ter uma maior ligação com a marca, promovendo-a em seus micro espaços sociais.


Para empresas de etiqueta colorida esse é um dos principais pontos de interesse quando o assunto é conexão, tendo em vista que o indivíduo passa a ser fiel e melhora a condição para que outros sigam neste mesmo caminho que foi delimitado.

Impulsiona a marca

A marca da empresa tem como princípio a imagem, sobretudo, seus valores, que vão sendo disseminados em meio a um público, até que se tornem bem compreendidos.


As principais companhias do mundo partem do princípio de que suas marcas falam mais do que palavras, e são amplamente reconhecidas e desejadas. Isso tudo só acontece porque existe um trabalho de conclusão de experiências ou, no caso, de presentes.


Um dos principais resultados de toda essa situação consegue ser visto em pouco tempo, a partir da popularização da marca ou até mesmo de um reconhecimento muito mais prático vindo por parte de consumidores, que pode vir pelo mercado.

Desperta desejo

Os brindes corporativos agregam uma espécie de satisfação para quem os recebe, mas também de desejo daqueles que vêem a ação acontecer. Isso ocorre justamente pela satisfação em ter a atenção da empresa, algo que nem sempre acontece.


No caso de um público de colaboradores da empresa, por exemplo, isso aumenta a própria produtividade e a conexão com os propósitos da companhia.


Dentro de um mercado, em meio aos concorrentes, a atuação dos brindes corporativos é ainda mais enfática, tendo em vista que gera uma maior competitividade e aumenta o nível de participação, gerando cada vez mais reprodução.


Um bom exemplo disso é uma ideia que é feita por uma loja de reboque de moto e copiada por uma empresa na estrutura desse setor, apontando para o sucesso da ideia.

Trabalha a exclusividade

A exclusividade é um dos principais pontos levantados com o uso de brindes corporativos, tendo em vista que isso indica a questão de alguns serem exclusivos, enquanto outros, não. 


No comércio, essa é uma das principais formas de trazer mais consumidores e fazer com que eles fiquem cada vez mais alinhados ao que a empresa entrega.


Dentro da corporação, no entanto, isso determina a conexão com a marca e a vontade de fazer parte dela, o que é interessante para quem deseja fazer parte do time. Essa é, certamente, uma das melhores formas de convocar bons profissionais.

Como escolher brindes assertivos?

Ainda que os brindes sejam de fato importantes para diferentes contextos em uma empresa, é preciso saber escolhê-los, tendo em vista que a sugestão errada pode trazer um efeito contrário para toda a estratégia da marca.


A seguir, vamos pontuar algumas das ponderações pertinentes a serem consideradas:

Se preocupe com a qualidade

A qualidade do brinde que será concedido às pessoas de interesse de sua empresa devem ser bem determinados e pensados a partir de uma qualidade máxima.


Essa atenção é importante para que haja uma delimitação a respeito do produto, de como ele será entregue, e aquilo que ele representa para a pessoa.


É fundamental lembrar que materiais considerados brindes podem nem sempre cumprir uma boa qualidade, ou até mesmo ser utilizados além de uma única situação.


Uma dica é pensar na funcionalidade e também no próprio material que compõe o brinde, se perguntando se essa seria uma opção boa para você mesmo.

Faça com que pareça único

A exclusividade, como dito ao longo do texto, é uma das principais motivações para a atuação com brindes corporativos, considerando que mostra para quem vai receber esses presentes que eles são únicos, bem como os objetivos escolhidos.


Uma boa indicação para esse momento é entender aquele que pode ser o brinde que vai despertar um interesse em quem receber, e que essa pessoa não tenha acesso a isso em outro meio.


Muitas empresas costumam adquirir brindes e personalizar com pontos que lembram a marca, como a logo, as cores, frases e até mesmo um design exclusivo.

Foco na personalização

A personalização também pode acontecer para privilegiar quem vai receber esse brinde. Por exemplo, que tal colocar o nome da pessoa ou as iniciais dela dentro de uma carteira que será entregue como presente de final de ano?


Essa é uma possibilidade que, além de acessível, mostra que uma companhia de entrega de pequenas encomendas pensa nas pessoas além dos interesses próprios.


Uma outra ideia é tentar entender de que maneira cada pessoa que receber os brindes poderá ter uma experiência totalmente personalizada.

Considerações finais

Os brindes são sempre formatos interessantes de conexão feita entre marcas e pessoas, principalmente quando falamos de um ambiente corporativo.


Ainda que sua escolha já esteja estabelecida, é preciso se preocupar com possíveis erros que possam vir a surgir, sendo importante ter atenção na escolha e no formato de brinde.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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