5 benefícios de promover a Gestão da Inovação



A gestão da inovação é uma estratégia que veio para mudar a maneira como as empresas lidam com o gerenciamento de suas tarefas no dia a dia.

Atualmente, ser inovador é fundamental para ter competitividade e manter a sustentabilidade da empresa. Por essa razão, a inovação é um assunto em pauta dentro do universo corporativo.

As companhias procuram inovar em todos os sentidos, como em seus produtos e serviços, estratégias de marketing, atendimento ao cliente e, claro, no que diz respeito às suas atividades administrativas.

Só que, muito além de inovar para ter bons resultados, é necessário fazer uma boa gestão da inovação, pois ela é capaz de transformar o potencial inovativo da empresa em uma realidade concreta e muito lucrativa.

Todo gestor, bem como empreendedor, precisa buscar maneiras de inovar seus conceitos e aplicá-los dentro da corporação. É assim que o negócio cresce, independentemente de seu tamanho ou segmento.

Tendo em vista a competitividade existente no mercado, é muito importante encontrar maneiras de driblar as dificuldades.

Pensando nisso, vamos falar um pouco sobre a importância da gestão da inovação, apresentar seu conceito e características, como ela deve ser implementada e os benefícios que pode trazer para a sua empresa. Acompanhe a leitura!

A importância da inovação contínua

A gestão da inovação é fundamental, uma vez que o sistema organizacional fique estagnado e pode tornar a empresa muito mais sustentável.

De acordo com a ONU, existem três pilares da sustentabilidade, que são: o econômico, o social e o ambiental. No que diz respeito à inovação, ela costuma ser centralizada no pilar econômico da sustentabilidade, mas também pode englobar os outros dois.

Se um fabricante bloco de notas personalizados mostra que é inovador, por meio de uma visão de 360 graus, também demonstra que valoriza os aspectos econômicos, ambientais e sociais em sua gestão.

Por esse motivo, a empresa pode se destacar no mercado, conquistar uma imagem de prestígio perante os clientes, além de atrair mais investidores e parceiros.

Isso acontece porque a gestão da inovação tem como principal papel fazer com que o negócio possa conceber ideias inovadoras. Ele também será capaz de se desenvolver melhor e materializar seus objetivos.

Sua oferta de mercado, seja esta um produto ou serviço, também terá mais credibilidade, além de contar com bons recursos tecnológicos.

Em vista disso, podemos dizer que a gestão da inovação também é uma boa estratégia, já que ela está relacionada às questões de sustentabilidade da companhia. No entanto, para funcionar, é fundamental que a alta gestão esteja envolvida.

Qual é o conceito de gestão da inovação?

Chamamos de gestão da inovação a estruturação de um processo que ocorre em um escritório especializado em projeto de paisagismo residencial ou qualquer outra empresa.

Ele é dividido em 3 partes, sendo o começo (entradas), meio (processamento) e fim (saídas e geração de resultados). O principal objetivo dessa gestão é estabelecer métodos que geram valor e concretizam ideias.

Dentro das empresas de tecnologia, esse tipo de gestão não tem grande visibilidade, tendo em vista que os produtos tecnológicos e de base tecnológica alcançam boa parte do público e podem impactar o cotidiano do indivíduo de muitas maneiras.

Eles também facilitam as tarefas do dia a dia e reduzem esforços e custos, e dentre os que mais se destacam estão:

  • Smartphones;

  • Tablets;

  • Computadores;

  • Portais de serviços;

  • Aplicativos.

Entretanto, a gestão da inovação pode ser empregada em qualquer tipo de empresa, sendo responsável por sistematizar os processos. Nesse sentido, ela determina quantas etapas e quais rotinas farão parte do dia a dia do negócio.

Isso está relacionado aos recursos humanos, financeiros, materiais e tecnológicos que precisam ser aplicados, além de estabelecer uma estrutura hierárquica que aumenta os resultados.

Além de todas essas características, para funcionar, a gestão da inovação precisa ser muito bem aplicada, tanto por uma loja de computador usado quanto por qualquer outra empresa.

Como implantar esse processo em seu negócio?

Existe um passo a passo essencial para implementar a gestão da inovação nas empresas, cujas principais práticas estão:

Destacar a inovação

A gestão da inovação deve ser delegada a uma área específica que, idealmente, precisa ser de nível gerencial, pois a inovação também demanda autonomia.

O gestor que vai trabalhar com essa mudança precisa ser um líder e garantir todas as inovações necessárias para a companhia.

Querer e saber inovar

A gestão da inovação depende de pessoas que estejam dispostas a assumir riscos, mesmo que os retornos ainda sejam muito incertos.

Para caminhar nessa direção, um fabricante de etiqueta tag personalizada precisa estabelecer uma cultura de inovação, por meio de palestras e treinamentos e incentivar o espírito inovativo.

É importante destacar ainda que a cultura da inovação é um investimento de médio e longo prazo, portanto, ela não vai acontecer do dia para a noite.

Mudar a estratégia empresarial

A estratégia empresarial do seu negócio precisa contar com ações inovadoras e que estejam alinhadas aos objetivos dele. É dessa forma que a organização é capaz de promover a sinergia entre todos os recursos.

Também é uma forma de atualizar e racionalizar os processos produtivos, gerenciais e operacionais, para que todas essas tarefas sejam bem elaboradas, o que vai impactar positivamente os resultados.

Mostrar a importância de inovar

Todos os envolvidos nesse processo de mudança precisam entender sua importância, e uma das melhores formas de fazer isso é por meio dos cases de sucesso.

Na internet, não faltam exemplos de casos de empresas que investiram na gestão de informação e mudaram completamente sua realidade.

É por meio dessas estratégias que um fabricante de adesivo transparente personalizado terá acesso a todas as vantagens trazidas por esse tipo de gestão, que vamos saber quais são no próximo tópico.

Vantagens da gestão de inovação

A gestão da inovação traz uma série de benefícios para as empresas que procuram implementá-la, e dentre as que mais se destacam estão:

1. Atração de novos talentos

Uma empresa inovadora é aquela que gosta de trabalhar com o novo, por isso, atrai profissionais que fogem do comodismo que querem sair da zona de conforto. Em outras palavras, essas organizações atraem talentos.

Mais do que isso, por meio desse tipo de gestão, uma loja de móveis consegue reter os seus talentos, o que é importante uma vez que pessoas motivadas são aquelas que gostam de trabalhar em ambientes criativos e inovadores.

Se o seu negócio recompensa boas ideias e compartilha as conquistas, está trabalhando a cultura da inovação, e por isso consegue crescer e se fortalecer.

2. Valorização da marca

Algo capaz de valorizar muito uma marca é a sua capacidade de inovação, pois ela demonstra que a empresa busca novas tecnologias e processos que possibilitam o lançamento de produtos e serviços compatíveis com as necessidades do público.

Consequentemente, a companhia se torna muito mais sustentável e rentável, e não faltam exemplos disso em nosso meio, como o próprio Google.

3. Alinhar os processos com a estratégia

Com uma boa gestão de inovação, um fabricante de papel de parede é capaz de alinhar seus processos com suas estratégias.

Isso acontece porque esse tipo de gestão ajuda a organizar os processos internos da corporação, para que eles possam fluir. Esta é a melhor maneira de alcançar resultados consistentes e buscar os objetivos da empresa.

4. Mais vantagem competitiva

Você já sabe que a inovação é fundamental para inovar os produtos e serviços que seu negócio tem a oferecer, e é isso que vai gerar vantagem competitiva perante os concorrentes.

Se a sua empresa se destaca, o consumidor se dispõe a pagar um pouco mais por seus produtos e serviços, pois consegue enxergar valor agregado.

Naturalmente, os lucros serão maiores, afinal, a companhia é capaz de garantir a satisfação de seus clientes e de todos aqueles que estão envolvidos com sua existência.

Também não podemos deixar de mencionar que dentro de uma fábrica de piso cimento polido, a gestão da inovação tem a possibilidade de aumentar a produtividade e reduzir os custos, sem prejudicar a qualidade das soluções.

5. Conquista de novos mercados

Uma empresa capaz de inovar consegue explorar nichos de mercado que não são trabalhados por outras companhias. Isso quer dizer que ela é capaz de encontrar novos mercados para atuar e atender a um público específico.

Se você fizer uma rápida pesquisa na internet, vai encontrar muitas empresas de sucesso que cresceram muito dentro de um mercado inexplorado porque souberam inovar.

Conclusão

A gestão da inovação pode transformar completamente a realidade do seu negócio para melhor. Por meio dela, a companhia muda o modo como atua no mercado e seus processos internos.

Com isso, têm acesso a uma série de vantagens que impactam seu crescimento, desenvolvimento e sustentabilidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários