4 dicas de como a logística ajuda sua empresa



Já não é segredo para nenhum empresário ou líder de equipes como todo negócio precisa de melhorias constantes em termos de processo. O que poucos sabem é como a logística tem se tornado cada dia mais importante nesse sentido.

De fato, engana-se quem pensa que ela é um setor limitado apenas a questões tecnicistas e desconectadas dos demais setores. Na verdade, a logística chega a impactar a própria missão da empresa, já que influencia diretamente na relação com o público.

Por exemplo, quando uma vendedora de blocos de concreto de encaixe tem esse departamento bem alinhado, ela consegue executar entregas com prazo e assertividade que certamente aumentam a autoridade da empresa.

Além de aumentarem, é claro, a satisfação dos clientes. Lembrando que há dois pontos essenciais em jogo, sendo o primeiro e mais óbvio o dos prazos, que hoje remetem ao fato de que os clientes já não têm paciência para esperar muito.

O outro ponto é o da assertividade, no sentido de que não basta entregar rápido, é preciso fazer isso com eficiência. Ou seja, não adianta mandar o produto errado, faltando algum acessório, com avarias do transporte e daí em diante.

Quando o foco de uma empresa é fazer entrega de pequenas encomendas, isso pode se tornar ainda mais desafiador. Até porque, em casos assim, é comum ter de manipular dezenas ou mesmo centenas de itens da logística até o despacho e entrega.

Daí que esse tema tenha se tornado tão importante nos últimos tempos, configurando um dos pilares essenciais da operação interna de qualquer firma. Isso tudo porque o mercado vive um dos seus momentos mais turbulentos e competitivos que já se viu.

Ou seja, ninguém consegue sobreviver nele se não for capaz de trazer melhorias constantes, atender as expectativas mais exigentes e também conseguir otimizar os processos, sempre diminuindo os custos e prazos para aumentar a lucratividade.

Inclusive, um ponto interessante desta nossa abordagem é que ela pode ajudar qualquer modelo de negócio ou tipo de empresa, independentemente do fato de o nicho ser de produtos como divisória de gesso ou artigos populares com alta procura.

Afinal, onde quer que haja um processo de chegada de materiais, sejam eles produtos ou matéria-prima, bem como a necessidade de estoque e manipulação desses itens, com posteriores despachos, é preciso falar em logística.

Isso independe até mesmo do tamanho da empresa e da operação. Desta maneira, se o seu interesse mais urgente é o de compreender de uma vez por todas como a logística pode ajudar seu negócio, então basta seguir adiante até o fim deste texto.

O que é a logística?

Até aqui já cumprimos o papel de deixar bem claro que a logística se relaciona com a empresa de modo bastante abrangente, não se limitando apenas a um setor da firma.

Ou seja, ela pode se relacionar tanto com a qualidade de vida do funcionário inserido nesse processo, quanto com a satisfação do cliente, que está na outra ponta da operação.

Ao mesmo tempo, também podemos listar os setores em que ela mais costuma se esbarrar, seja como intermediária do departamento, ou como dependente dele.

No caso de uma fábrica de etiqueta colorida, por exemplo, isso pode ficar muito claro, já que esse tipo de produção costuma envolver todas as possibilidade e frentes mais comumente ligadas à logística, tais como:

  • Matéria-prima e insumos;

  • Depósito e almoxarifado;

  • Estoque e controle de patrimônio;

  • Inventário e armazenagem;

  • Despachos, envios e entregas.

Tudo isso também ajuda a compreender a logística como um fluxo, que exige mais ou menos um organograma como algo que será aplicado de maneira geral.

Basicamente, trata-se de impor regras. Também é aqui que entram fatores como redução de desperdícios, períodos como shelf life, manipulação especial e até vigilância fiscal.

Por exemplo, uma farmácia, cujos produtos precisam ser manipulados apenas por pessoas habilitadas e devidamente amparadas pelos EPIs da área, que são os Equipamentos de Proteção Individual.

Ou o setor alimentício, que tem datas de vencimento que chegam a colocar em risco a vida dos seus clientes. Em termos de legalidade, é preciso lembrar que uma fiscalização que encontre irregularidades em qualquer um desses casos, pode resultar em algo desastroso.

Adiante, vamos detalhar melhor cada um desses pontos. O que precisa ficar claro desde já é que a logística é o departamento que envolve todas essas frentes e demandas.

1. Informação  e monitoramento

Uma dica indiscutível de como a logística ajuda uma empresa é trazendo um controle muito maior em termos de processo, informação e monitoramento.

Como se diz no mundo corporativo, informação é poder, então quanto mais o negócio tiver controle de seus próprios dados, mais perto estará de atingir a excelência.

Isso pode parecer abstrato em um primeiro momento, mas, na verdade, trata-se de algo bastante prático e com repercussões bem amplas.

Por exemplo, um estoque de papel de parede personalizado 3D, que lida com um produto de alto giro, mas também de sazonalidade de estoque.

Ou seja, é preciso ter sempre em mãos os números de entrada, saída, reposição, condições do armazenamento e afins, para que não surjam margens de prejuízo.

Ao mesmo tempo, controlar esse monitoramento permite trazer melhorias constantes tanto na rotina da logística quanto na parte de compras, montagem de mix de produtos e diversificação do portfólio, o que também dá um reforço comercial.

Ademais, ao falar que informação é poder, precisamos lembrar que somente com uma base dessas é possível lançar mão dos famosos KPIs (Key Performance Indicators), que são os Indicadores-Chave de Desempenho.

Alguns dos mais envolvidos com o processo logístico são os seguintes:

  • Montante de entregas;

  • Prazos estabelecidos e cumpridos;

  • Custo por volumes produzidos;

  • Qualidade de produção;

  • Tempo de manobra e entrega;

  • Índice de satisfação do cliente.

Enfim, são vários os KPIs que podem começar a rodar na empresa toda, como modo de ligar todos os pontos e garantir um controle de processo que sem a logística bem alinhada seria algo impraticável, ou mesmo impensável.

Hoje em dia, até mesmo na hora de vender uma empresa, uma das maiores exigências dos compradores é que ela tenha esse tipo de processo e de controle de qualidade em dia.

2. O papel da tecnologia

Outra dica de como a logística bem administrada pode ajudar uma empresa é o papel que hoje ela tem com as frentes tecnológicas de ponta, tanto no tocante a softwares quanto a hardwares.

Por exemplo, sistema de pesagem ou de códigos de barras em um estoque de envelope personalizado A4. O que ocorre aqui é que a própria demanda natural da logística vai forçando a empresa a evoluir tecnologicamente, trazendo mil e uma vantagens.

Outro exemplo também voltado para hardwares é o de sistemas de GPS, que são de extrema importância na hora de desenhar o itinerário e a roteirização logística de cada veículo que eventualmente complete o ciclo com a entrega de volumes e itens.

Em termos de software, temos uma infinidade de soluções que ajudam a automatizar o processo e tornar a logística bem mais eficiente, mais ou menos como os KPIs já faziam, só que com o centro dos esforços depositado na tecnologia.

O principal exemplo é o dos ERPs (Enterprise Resource Planning), que é o Sistema de Gestão Integrado da empresa, unindo a logística com os demais setores já referidos.

3. Oxigenando as parcerias

A rotina de uma logística bem gerenciada também obriga os gestores da área ou os donos do negócio a renovar sempre sua networking, especialmente no tocante às parcerias.

Basta imaginar quantos contatos um estoque ou armazenamento médio ou grande chega a exigir em termos de fornecedores e prestadores de serviço.

Uma pequena fábrica de persiana rolô sob medida pode precisar de dezenas de outras fabriquetas ou mesmo indústrias para alimentar sua produção.

Algumas delas vêm do setor primário, geralmente extrativista. Outras partem do setor secundário, que lida com a manipulação de insumos e pré-produção.

Em todo caso, a logística ajuda a empresa a estreitar laços e aprimorar sempre seu controle de qualidade, se necessário desfazendo e refazendo parcerias.

4. O material humano

Por fim, como não falar do material humano e dos funcionários e colaboradores que fazem toda essa mágica de uma logística funcionar com assertividade?

De fato, não basta mencionar processos e tecnologias se não falarmos em pessoas. A logística de uma empresa de reboque de moto precisa de gente treinada, inclusive para evitar acidentes e poderem operar maquinários pesados e perigosos.

Com isso, a gestão da logística ajuda no sentido de manter os colaboradores com treinamentos e instruções em dia, o que também mantém em alta a satisfação deles, criando um círculo virtuoso, que por sua vez melhora a logística e tudo o mais.

Considerações finais

A logística é uma dimensão fundamental de qualquer empresa, seja ela de porte pequeno, médio ou grande, já que todo negócio precisa lidar com processos, produtos e pessoas.

Por esse motivo, as 4 dicas que detalhamos acima mostram como exatamente a boa gestão logística tem a vantagem de ajudar a empresa a trazer melhorias em vários sentidos.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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