Você sabe o que é Buzz marketing?



É verdade que algumas estratégias de divulgação podem ser bem complexas ou mesmo caras e inacessíveis para algumas marcas. O que não é o caso do buzz marketing, que além de ter baixo custo, pode gerar alcances extraordinários.

No entanto, é muito comum algumas empresas acabarem confundindo essa estratégia, ou aplicando ela de modo equivocado, o que pode gerar efeitos desastrosos. Por isso decidimos escrever este artigo, sobre o que é e como aplicar o buzz marketing.

Além disso, você pode compreender melhor quais são as vantagens e benefícios que ele traz no médio e longo prazo. Para isso, basta seguir adiante na leitura, a fim de aprender recursos que podem revolucionar a história do seu negócio.

O que é essa estratégia?

Em termos técnicos o buzz marketing (termo em inglês para “murmurinho”, no sentido de polêmica) nada mais é do que uma campanha ou ação publicitária focada em gatilhos mentais e emocionais que têm um alto potencial de impactar determinadas pessoas.

Aliás, esse elemento que lida com determinadas pessoas é justamente o que caracteriza sua diferença para outras estratégias bem similares, como o marketing viral.

No segundo caso, uma marca de espaço compartilhado coworking só quer pulverizar seu nome. As razões para isso podem ser várias, como o modo de se posicionar no mercado, por exemplo, confrontando a concorrência.

Porém, o buzz marketing tem uma natureza que foca mais na assertividade e na segmentação, podendo gerar mais do que pulverização. Inclusive, no sentido de aumentar a captação de leads, a geração de oportunidades e o aumento geral nas vendas.

Sobre a sua importância

Como vimos, o buzz marketing foca muito mais na qualidade da ação do que na quantidade. Ou seja, ele não se trata apenas de polemizar, mas sim, de encontrar um assunto pertinente que tende a atrair a atenção daquele público.

Aí está uma de suas principais importâncias: a relação com o público. De fato, as marcas já não podem mais se encastelar e se focar apenas em si mesmas, mas precisam pensar nas novas gerações como modo de entregar valor e gerar experiências marcantes.

Qual a relação disso tudo com o buzz marketing? É que quando uma empresa que vende caixa de papelão grande faz um anúncio formal, o impacto geral é de um tipo.

Porém, quando uma oferta especial ou a informação da simples existência dela vem por compartilhamento de outra pessoa, como ocasionado mediante o buzz marketing, isso gera um efeito muito maior, alinhado com as expectativas das novas gerações.

As principais vantagens do buzz marketing

Até aqui já ficou claro que aplicar o buzz marketing é algo que pode trazer vários benefícios para uma empresa, seja ela nova ou já testada em seu segmento.

Mas é preciso torná-los ainda mais claros, como no caso da credibilidade. Além de ser um dos pontos de importância, ela se traduz também em vantagem, no sentido de que ela quebra barreiras e agiliza o funil de vendas.

Também é preciso tratar da questão do orçamento, já que todo negócio precisa enxugar gastos. Se a ideia é divulgar sala de reunião para alugar, os custos não podem exceder um teto específico, ou comprometeriam o próprio retorno e a rentabilidade.

Modos de implementação

Na prática, o que faz do buzz marketing uma estratégia arriscada é que ele lida diretamente com a opinião pública, no que também reside sua maior força.

Ou seja, é preciso encontrar um meio-termo coerente. Por exemplo, uma empresa de coffee break empresarial pode gerar um murmurinho ou uma polêmica de modo que não ofenda ninguém.

Para isso, os principais gatilhos já consagrados em que se concentrar são os seguintes:

  • O gatilho do hilário;
  • O gatilho do segredo;
  • O gatilho do tabu;
  • O gatilho do chocante.

Esses pilares são um bom mapa de como implementar a estratégia, no sentido de que vão dar o teor em que ela deverá se basear. De fato, uma campanha engraçada tem alto poder de fazer as pessoas compartilharem.

O mesmo vale para o segredo, que lida com quebra-cabeças, enquetes e ações que exigem dicas, criando interação e suspense. O tabu está em lidar de modo inteligente com questões que muitos consideram proibidas, chamando atenção positivamente.

O chocante vai na mesma linha, com a diferença de que ele pode ser considerado a origem do buzz marketing, já que todos os demais gatilhos têm o objetivo de chocar.

Conclusão

O buzz marketing é algo que pode levar uma marca nova ou desconhecida para os holofotes do seu segmento com uma simples ação publicitária.

Com as dicas que demos aqui, vai ficar ainda mais fácil entender como ele funciona e quais os passos mais importantes para evoluir com ele.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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