Como trabalhar o marketing de relacionamento?



Hoje em dia, as estratégias de divulgação que uma marca pode utilizar estão se disseminando cada vez mais. É o caso do marketing de relacionamento, que tem feito grande sucesso no mundo, e de modo especial no Brasil.

De fato, o brasileiro é conhecido por gostar de agrados como brindes, bem como por gostar de falar e de ter alguém que o ouça, como no caso do suporte ao cliente. Contudo, essa estratégia vai muito além dessa imagem popular que ela recebeu.

Por isso decidimos disponibilizar este artigo, trazendo aqui não apenas os modos sobre como trabalhar o marketing de relacionamento, mas também seus conceitos básicos e até o modo como ele surgiu no universo corporativo.

Além disso, explicamos como sua aplicação é importante e quais os efeitos ela pode trazer no curto e longo prazo, de modo aplicado, seja para quem fabrica escritório planejado ou para quem vai alugar esses imóveis.

Então, se você quer dominar de uma vez por todas essa estratégia que pode mudar a história da sua marca, independentemente do segmento dela, siga adiante na leitura.

O que é e por que importa?

Em termos técnicos, o marketing de relacionamento nada mais é do que um conjunto de ações que uma marca empreende como modo de aumentar suas taxas de fidelização.

Ou seja, ele consiste no esforço de manter o relacionamento entre as partes, já que a jornada do cliente não pode acabar após a compra. Ela exige que a experiência continue sendo marcante e positiva, ou amanhã o consumidor pode preferir a concorrência.

Desse modo, se a empresa já domina o segmento de coffee break empresarial, então ela tem mais motivos ainda para aplicar o marketing de relacionamento, para que não perca sua posição.

Os esforços que podem estar incluídos nisso são os seguintes:

  • Melhorar o atendimento;
  • Fornecer brindes, lembrancinhas e programas de fidelidade;
  • Disparar e-mails e newsletters;
  • Entender melhor os perfis da persona;
  • Manter frequência nos contatos e redes sociais;
  • Gerir as crises de maneira objetiva;
  • Monitoramento e análise de resultados.

Enfim, há uma gama bastante variada de estratégias e táticas que podem servir ao propósito principal do marketing de relacionamento, como modo de não apenas fidelizar o cliente, mas mantê-lo engajado e até mesmo evangelizá-lo.

Isso consiste em garantir que ele defenda a marca perante outras pessoas, fazendo o papel de representante natural e propagador dos seus ideais.

Neste sentido, tudo isso é importante para que, justamente, a marca não acabe se defasando, deixando de compreender seu público e perdendo sua cota de mercado, no ramo conhecido como market share.

Dicas práticas sobre o marketing de relacionamento

Na hora de colocar tudo isso em prática, é necessário ter em mente que, muitas vezes, o marketing de relacionamento exige uma reformulação completa da cultura da empresa.

Claro que disparar newsletters é algo que você pode começar a fazer agora mesmo, contudo, após ele, um leitor pode decidir fazer contato para tirar dúvidas. Neste caso, uma empresa de cosméticos orgânicos vai precisar de alguém para sanar as dúvidas.

As redes sociais são outro exemplo sobre como a implementação estratégia pode exigir mais mão de obra, ou ao menos um esforço maior e mais consciente.

Assim, outro modo de facilitar o empreendimento de trabalhar o marketing de relacionamento é treinando bem os funcionários, para que saibam lidar com os clientes e até com as crises.

Lembrando que as pessoas pensam de modo diferente, então sempre vai haver cruzamento de opiniões. Mas o importante é que a marca tenha uma filosofia forte e equipes bem treinadas para lidar com adversidades, convertendo o desafio em vantagem para a marca.

Entenda melhor sua origem

Ao entendermos a origem do marketing de relacionamento fica ainda mais claro como trabalhá-lo na prática, sem cair em generalizações ineficientes.

Tudo começou por volta da década de 1990, graças à aplicação do driven marketing, que é um tipo de direcionamento mais inteligente da publicidade.

Com a coleta e análise de dados várias coisas ficaram mais claras. Por exemplo, uma empresa que faz locação de espaço compartilhado economiza muito ao fidelizar seus clientes, em vez de precisar captar novos locatários a cada período do ano.

Portanto, os benefícios não se voltam apenas para o cliente, mas também para a própria marca, que economiza mais e se fortalece ao mesmo tempo.

Conclusão

Nos últimos anos o marketing de relacionamento se popularizou, no entanto, não é tão simples entendê-lo a fundo e colocá-lo em prática.

Com os conceitos que trouxemos aqui, vai ficar mais fácil fazer tudo isso e garantir um resultado muito mais sólido, constante e satisfatório.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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