DW! 2021: conheça 6 eventos imperdíveis do festival

 

DW! 2021: conheça 6 eventos imperdíveis do festival

A programação da 10ª Semana de Design de São Paulo oferece diversas atrações para quem busca ficar por dentro das novidades e tendências do segmento. Confira algumas das sugestões!

Consolidada como uma das cinco maiores semanas de design do mundo, a DW! Semana de Design de São Paulo chega em sua 10ª edição e será realizada até o dia 10 de outubro. Em formato híbrido (presencial e digital), adequado ao cenário atual, as trocas de experiência, inspiração e aprendizagem serão possíveis por meio de palestras, entrevistas, apresentação de trabalhos, entre outras atividades. Mediante uma programação dinâmica e diversificada, a edição comemorativa do festival será ainda mais surpreendente do que a dos anos anteriores. Confira a relação das principais ações espalhadas pela capital paulista:

by Kamy


Até o dia 9 de outubro, a by Kamy promove a mostra “Design & Paixões: Adriana Adam”, com a curadoria do arquiteto, jornalista e crítico de design, Marcelo Lima, em parceria com a Odara e a Itens Collections. A mostra tem como objetivo revisitar e reverenciar o trabalho de uma das profissionais e empresárias brasileiras mais atuantes para a afirmação do design autoral nacional, desde a década 1970 até o seu desaparecimento em 2014. Para ilustrar os momentos cruciais da carreira de Adriana Adam, em ordem cronológica, a marca desenvolveu uma coleção exclusiva de peças, entre tapetes e tapeçarias, em parceria com cinco designers de diferentes origens e formações.

Tapeçarias Sirena e Pesce - Design por Kiko Maldonado para by Kamy / Foto: Eduardo Soares


Eliane e Decortiles


Para celebrar a evolução da cerâmica, material tão presente nos lares do Brasil e característico da cultura do país, Eliane e Decortiles convidaram 10 renomados estúdios de design brasileiros para criarem móveis exclusivos com porcelanatos em grandes formatos das marcas, que serão expostos na mostra “Novos Tempos”. A exposição terá lugar na Casa Brasil Eliane, um dos endereços mais charmosos da Avenida Brasil, na capital paulista, no período da DW! 2021.


Os revestimentos da Eliane, referência no segmento, dão vida às criações de Karol Suguikawa, Pietro Oliveira, Plataforma4 e F.studio. Já os produtos Decortiles, sinônimo de exclusividade, materializam as criações de Ronald Sasson, Rodrigo Almeida, Fahrer Design, emdoïsdesign, Estúdio Brunato e Aristeu Pires. A exposição tem curadoria da jornalista Regina Galvão, direção técnica de Alexandre Brunato e apoio técnico de Andressa Sant’anna.

Foto 1: A poltrona Siza, feita com o revestimento Petróleo AC, da Decortiles, foi desenvolvida por Ronald Sasson especialmente para a mostra; Foto 2: As designers Flávia Pagotti Silva, Camila Fix, Amélia Tarozzo e Rejane Carvalho Leite, da Plataforma4, utilizaram os revestimentos Micron Branco e Coral PO da Eliane para dar forma ao espelho Mosaico, um dos destaques da Exposição Novos Tempos / Fotos: Evelyn Muller


FAS Iluminação


Esse ano, a FAS Iluminação marca presença no evento com a “AMOR, AMOR”, uma exposição de artes multimídia, que promete provocar os sentimentos e os sentidos. Para isso, a marca abandona o status de “apenas uma loja de iluminação” e apresenta um novo showroom, totalmente pensado para criar espaços de experiências inesquecíveis, por meio de instalações com peças exclusivas e obras de artes.


Durante o tour, o visitante poderá contemplar mais de 20 obras assinadas por nomes consagrados, como Davide Groppi, Santa & Cole, Ingo Maurer, Oty Light, Zé Bento, Burle Marx, Panmela Castro, Jorge Macchi e Ayrson Heraclito. Além disso, a marca promove, nos dias 6 e 7 de outubro, palestras sobre o tema Neuroiluminação - Luz e Saúde, ministrada por Ruy Soares, da WeLight, que é Mestre e Doutor em Tecnologia da Arquitetura pela FAU-USP.

Visitantes poderão vivenciar em uma experiência sensível, extraordinária e exclusiva


Urban Arts


Nesta edição da DW!, a Urban Arts participa com a exposição “Un fiore, un vaso”, que faz uma reflexão sobre o ciclo produtivo consciente e a relação da humanidade com a natureza. Para isso, ‘Un fiore, un vaso’, sob a curadoria de Marcelo Lima, convidou uma dezena de renomados arquitetos para desenvolverem vasos totalmente sustentáveis para diferentes espécies de flores, e a Urban Arts selecionou outros 10 artistas para criarem obras de arte, também inspiradas nas flores.


Ao final do evento, todos os vasos serão leiloados e o lucro total das vendas será doado à instituição parceira Gerando Falcões. Os trabalhos dos artistas podem ser vistos presencialmente na flagship da Urban Arts, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1984, em São Paulo, durante todo o período do DW! 2021.

Exposição 'Un fiore, un vaso', da Urban Arts, sob curadoria de Marcelo Lima / Foto: Marcelo Bruzzi


Bontempo


No dia 7 de outubro, a Bontempo recebe a dupla Decornautas, Allex Colontonio e André Rodrigues, e a gerente de mercado da marca, Rafaela Stedile, para apresentar a arquitetos e designers de interiores a Bontempo Connect, primeira linha de automação de móveis do Brasil, na franquia da alameda Gabriel Monteiro da Silva. Desenvolvida ao longo de dois anos pela equipe de inovação Bontempo, a linha permite a iluminação de prateleiras e painéis, a abertura e fechamento de portas e gavetas, facilitando a localização de utensílios, acessórios e roupas por meio de configurações simples no assistente digital de preferência de cada um.

Ao configurar um comando de voz como "café da manhã", por exemplo, o dispositivo prontamente executa a abertura da gaveta


Criare


Três elementos, três artistas e três padrões da Criare deram forma para a criação do “Ateliê Criare”, uma colaboração entre a marca e artistas de diversos segmentos. Na ação, o designer e marceneiro Rodrigo Silveira, a arquiteta e ceramista Susana Custódio, e a designer de joias Tatiana Alberich vão apresentar os seus materiais de trabalho inspirados por três padrões da Coleção Átomo (Aurum, Carballo e Sienna) e comentar sobre as suas técnicas de criação em workshops exclusivos.


O evento será realizado presencialmente para convidados no dia 7 de outubro, tendo como anfitriã a arquiteta Ticiane Lima, e também virtualmente, no dia 8 de outubro, às 10h30, com uma live comandada pelo arquiteto Renato Mendonça. Em www.criare.com/atelie, também será possível ver fotos e ler frases dos artistas, além disso, para finalizar os visitantes poderão fazer o próprio moodboard e compartilhá-lo em suas redes sociais.

Moodboards trazem os elementos que inspiraram os padrões Carballo, Sienna e Aurum


Postar um comentário

0 Comentários