Logística: saiba como ela auxilia o processo de fidelização de clientes



A fidelização de clientes é uma necessidade para qualquer empresa, sendo até mesmo mais importante do que a conquista de novos clientes.

Os clientes fiéis voltam a comprar com você mais vezes e falam bem do seu negócio para outras pessoas. Entretanto, para fidelizar, é necessário investir em algumas práticas e processos, como no caso da logística.

O setor logístico está presente na mente das pessoas e é relacionado a diferentes atividades do dia a dia. Mas quando nos referimos às organizações, é preciso compreendê-la de maneira mais aprofundada.

Devemos levar em conta sua importância, visto que ela deve ser tratada com muito cuidado e atenção. Isso se deve à necessidade de se manter competitivo em um mercado cada vez mais agressivo.

Ele exige esforços e planejamento para o setor logístico, o que envolve a administração de recursos financeiros, materiais, pessoas e informações.

O uso de recursos tecnológicos na logística ainda ajuda a otimizar os seus processos e potencializa os benefícios trazidos por esse setor, como no caso da fidelização de clientes.

Neste artigo, vamos explicar o que é logística, como ela auxilia na fidelização de clientes, como funciona, bem como seus benefícios. Acompanhe!

Afinal, o que é logística?

A logística nada mais é do que um conjunto de métodos e meios que ajudam a entregar os produtos certos, nos locais combinados e dentro do tempo estipulado.

O conceito de logística pode ser ampliado a diferentes áreas do conhecimento, podendo ser dentro de uma empresa especializada em contabilidade e ainda:

  • Engenharia;
  • Economia;
  • Marketing;
  • Estatísticas;
  • Recursos humanos.

O objetivo é satisfazer a demanda dos clientes com o menor custo, gerenciando o fluxo de produtos em todos os pontos durante o período de consumo.

Para isso, a logística agrupa atividades ligadas à movimentação de mercadorias, como a previsão de entrega, design de redes de distribuição, gestão de estoques, transportes e armazenagem.

A logística evoluiu muito nos últimos anos e deixou de ser uma ação isolada para ser uma ação sinérgica. Mas, dentro das empresas, em diferentes portes e segmentos, ela ajuda a fidelizar os clientes.

Como esse processo pode fidelizar clientes?

Toda empresa precisa investir em maneiras de garantir a satisfação dos clientes para que o empreendimento permaneça ativo e competitivo no mercado. Nesse cenário, o papel da logística é muito importante.

Se uma companhia de aluguel de sala de reunião concilia logística com marketing de relacionamento para fidelizar seus clientes, investe em uma das melhores estratégias.

Juntamente com os recursos tecnológicos que podemos usar hoje em dia, tudo se torna mais dinâmico e mais eficiência nos recursos são alcançadas.

No entanto, não devemos nos esquecer de que, caso algum setor da empresa não esteja em harmonia, torna-se mais difícil desenvolver uma base concreta para as atividades.

Toda e qualquer ideia ou inovação é crucial para a sobrevivência do negócio, principalmente no que diz respeito à satisfação dos clientes.

Só que, além de deixar os consumidores satisfeitos, as organizações precisam obter um retorno satisfatório de seus investimentos, para que assim possam permanecer no mercado.

A base da fidelização é gerar valor, o que deve acontecer desde o momento inicial, quando o cliente entra em contato com a empresa pela primeira vez.

É necessário conhecer as expectativas das pessoas em relação ao negócio e investir em práticas que as satisfaçam. Nesse sentido, muitas empresas investem em programas de fidelização, que oferecem serviços exclusivos, bônus, descontos, brindes, dentre outros.

São práticas que elevam o relacionamento com o cliente a outro patamar e criam vínculos mais estreitos.

Assim sendo, independentemente da estratégia que você utiliza para fidelizar seus clientes, precisa melhorar os seus processos logísticos.

Nesse caso, uma empresa de aluguel de impressoras deve analisar suas operações logísticas de maneira minuciosa, e a partir disso desenvolver um planejamento quanto à oferta de serviços.

Ademais, o setor logístico representa um instrumento de influência na percepção de valor dos consumidores em relação à uma marca.

Podemos usar como exemplo as plataformas de e-commerce, que dependem de uma boa logística para entregar os produtos comprados.

No ato da compra, o cliente considera o produto, o prazo de entrega, o custo do frete, o histórico de negociações, dentre outras características da empresa.

Se a logística é bem administrada, ela vai passar por toda essa análise e diferenciar o negócio no mercado.

Caso o produto seja entregue antes ou dentro do prazo combinado, em perfeitas condições e por um valor justo, o cliente vai se sentir satisfeito, o negócio conquista sua confiança e ele volta a comprar mais vezes.

Como aprimorar a logística do negócio?

Para que fique ainda mais claro o modo como a logística ajuda na fidelização de clientes, a seguir, vamos dar algumas dicas para que você possa aprimorar esse departamento em sua empresa:

1 - Promover pesquisas de satisfação

Independentemente de você investir em logística de transportes, de estoque ou de qualquer outro processo, é fundamental fazer pesquisas de satisfação para coletar o feedback dos clientes.

Saber como foi a experiência de compra permite que a companhia promova melhorias em seus serviços e atenda às expectativas dos consumidores.

2 - Assegurar a qualidade dos serviços

Além de preço competitivo e produto de qualidade, o serviço de entrega também precisa estar à altura, para com isso conhecer a experiência do cliente.

Essa ação se aplica a empresas de qualquer porte ou setor, visto que isso garante a qualidade máxima em todos os pontos que envolvem o seu produto.

3 - Prezar pelo bom atendimento

O atendimento ao cliente é um dos setores mais importantes de uma empresa e complementa todo o seu investimento no que diz respeito à fidelização.

De nada adianta vender produtos de qualidade e ter uma logística impecável, se quando o cliente precisa falar com você, ele é mal atendido.

Para qualquer negócio, como um desenvolvedor de softwares para organização e controle de documentos, a fidelização é um processo de longo prazo, visto que ela constrói um relacionamento entre empresas e consumidores.

Nesse sentido, os funcionários precisam ser bem treinados e os canais de atendimento devem ser aprimorados.

4 - Cumprir os prazos

Para realmente fidelizar os clientes por meio da logística, é vital estar sempre atento aos prazos de entrega, por isso, muitas empresas trabalham com políticas de prazo máximo.

É uma maneira de deixar o cliente mais seguro quanto à entrega e o período exato de recebimento do produto. Mais do que cumprir os prazos, é importante superá-los, pois isso aumenta a credibilidade do negócio e melhora suas operações.

Vantagens de fidelizar os clientes pela logística

Investir em estratégias de logística para fidelizar os clientes traz muitos benefícios para as organizações, por esse motivo, muitas companhias contratam empresa terceirizada de logística.

É assim que elas aumentam a confiança no serviço prestado, o que é importante porque, mesmo com a popularização das compras pela internet, alguns clientes ainda desconfiam, principalmente de lojas menores.

O trabalho com a logística envolve o monitoramento da mercadoria, tanto por parte da empresa quanto por parte do cliente, o que faz com que ele se sinta mais seguro.

Um fornecedor de produtos para uma empresa de limpeza de condomínio passa a atuar com ações mais transparentes, o que aumenta a sua credibilidade no mercado.

Outra forma de usar a logística no processo de fidelização é melhorar o preço do frete. Boa parte das pessoas desistem da compra por conta do valor da entrega, mas ao investir em um bom serviço logístico, o valor dessa cobrança diminui.

Além de impulsionar as vendas, também evita que você precise baixar muito os preços das mercadorias para que elas compensem o valor do frete e sejam mais atraentes aos consumidores.

Aplicar a logística no processo de fidelização também é garantir um trabalho mais rápido e, atualmente, a agilidade é fundamental.

Quando compramos um produto pela internet, como banners personalizados, queremos recebê-lo o quanto antes. A mesma situação se aplica aos seus clientes.

Mas, se você investe na logística com a intenção de fidelizá-los, vai garantir a rapidez e a eficiência das entregas. Com isso, toda vez que o cliente precisar de um produto que seu negócio vende, ele vai preferir comprar com você do que com outra loja.

Conclusão

Sem um bom trabalho logístico, a empresa não tem nenhum controle sobre o seu estoque, sobre as entregas, seus prazos, dentre outros fatores importantes.

Essa falta de controle, além de prejudicar os procedimentos internos, também afeta negativamente a imagem do negócio perante o público.

Ao investir em recursos adequados para logística da sua companhia, garante-se um bom serviço de entregas, a satisfação de seus clientes e, consequentemente, fica mais fácil fidelizá-los.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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