Logística no e-commerce: confira esse conceito



Ter uma boa gestão de logística no e-commerce é essencial, uma vez que essa otimização garantirá que os diversos setores do comércio online sejam capazes de realizar seu trabalho com bom desempenho, auxiliando em seu crescimento. 


Mas, antes de mais nada, é importante entender o conceito de logística. Ele se refere a um conjunto de técnicas destinadas à realização do planejamento e execução da entrega dos produtos corretamente, de acordo com as necessidades e demandas.


Nos dias atuais, esses métodos ampliaram e começaram a englobar diversos setores do conhecimento, entre eles o marketing, estatística, tecnologia e recursos humanos, além de engenharia. 


O principal objetivo da logística é justamente garantir a satisfação dos consumidores com o menor custo possível, a partir do gerenciamento do fluxo das mercadorias, desde as áreas de fornecimento até a chegada aos pontos de consumo. 


Dessa forma, ela inclui todas as ações ligadas à posse e movimentação das mercadorias, ou seja, a previsão de demanda, gestão do estoque, logística de transportes, armazenamento e redes de distribuição. 


Em outras palavras, ela é a principal responsável por garantir o fluxo da cadeia produtiva, sendo, portanto, fundamental para o bom funcionamento de qualquer empresa e exigindo um planejamento de qualidade.


A logística é uma estratégia muito adotada por gestores que precisam aumentar o controle sobre suas finanças e aprimorar o seu atendimento ao cliente, assim como por aqueles que desejam melhorar o armazenamento e otimizar o planejamento e distribuição.

A importância da logística

Se uma companhia tem um bom gerenciamento dos processos logísticos, ela não tem que se preocupar com a possibilidade de faltarem produtos, uma vez que terá pleno controle sobre esse tópico. 


Isso porque ela terá os estoques sempre arrumados, tendo uma organização e controle de documentos de quantidade, qualidade e localização dos produtos, tendo o suficiente para atender à demanda, sem se deparar com problemas com os clientes. 


Dessa forma, há uma maior compreensão das etapas envolvidas, como planejamento, monitoramento e, quando necessário, algumas intervenções. Mas, com isso, há um maior controle sobre os processos realizados, bem como alguns benefícios:


  • Maior agilidade no atendimento e na entrega;
  • Aumento da produtividade;
  • Diminuição da taxa de erros;
  • Relacionamento com o cliente aprimorado;
  • Melhora na visão da marca;
  • Redução de gastos supérfluos. 

Portanto, investir na gestão da logística pode ser uma tarefa muito importante para o desenvolvimento e crescimento geral de uma empresa.


Além disso, ainda é possível realizar a separação dos produtos de maneira mais ágil, facilitando a entrega das mercadorias dentro do prazo estipulado, fora o fato de ser possível identificar problemas com antecedência e tomar decisões mais assertivas. 


Com isso, a empresa é capaz de diminuir os seus gastos e desperdícios, uma vez que um controle estabelecido desencadeia uma diminuição da taxa de erro e da necessidade de ter que refazer alguma etapa, além de ser um processo muito mais rápido.

Qual seu papel no e-commerce?

Ao que se refere ao mundo digital e aos e-commerces, a logística continua englobando as atividades de transporte, armazenamento, recepção e distribuição dos produtos, demonstrando que têm influência direta com a satisfação do comprador. 


Isso porque ele deseja receber um produto de qualidade, que consiga atender às suas expectativas dentro do prazo estipulado, sem atrasos e sem problemas no recebimento, como o caso de mercadoria trocada, por exemplo.


Para o e-commerce, a logística é mais voltada para a identificação e compreensão de todas as variáveis relacionadas ao transporte e armazenamento de produtos, além da busca por formas para aumentar o controle sobre elas, visando a otimização do serviço.


Ela se torna extremamente importante para o gerenciamento das lojas virtuais, pois irá planejar e controlar todo o processo de armazenagem, expedição e entrega das mercadorias disponíveis. 


Isto é, uma empresa que vende caderno personalizado com nome terá a logística controlando os produtos que chegam até o estoque, a identificação e armazenamento dele, o controle das quantidades no estoque, separação e preparação do que for comprado. 


Outras atividades que ficam responsáveis por ela é o envio das mercadorias compradas para a transportadora, o rastreamento do que já foi enviado e o acompanhamento se o produto foi entregue para o consumidor.

Como realizar uma boa logística no e-commerce?

Existem algumas ações que são capazes de melhorar a logística de um e-commerce, garantindo um bom desenvolvimento e uma melhora na qualidade de sua realização. 


Por esse motivo, neste tópico, daremos algumas dicas de como realizar esse processo de maneira assertiva:

1 - Conhecimento do ambiente

Antes de iniciar ou melhorar qualquer estratégia em uma empresa, é essencial analisar o seu desempenho e suas ações em geral, garantindo que haja um conhecimento sobre as etapas e o que precisa ser modificado para melhoria. 


Assim, um comércio online de banners personalizados precisa saber que o seu estoque está ficando muito bagunçado para conseguir adaptar o local e permitir que os funcionários encontrem com facilidade o tipo de material que foi comprado. 

2 - Adotar diferentes tipos de entrega

Ao que se refere à distribuição de produtos, há o foco no caminho percorrido pela mercadoria desde o estoque até as mãos do consumidor. 


Por isso, hoje existem modalidades que garantem a entrega no mesmo dia, como a retirada em loja ou a entrega expressa. 


Ela é uma estratégia muito eficaz e pode garantir um aumento das vendas, pois possibilita que as compras sejam realizadas pela internet e cheguem em pouco tempo, garantindo a mesma rapidez da compra física, tornando-se um diferencial excelente.  

3 - Criação de um planejamento estratégico

É imprescindível que um e-commerce realize um planejamento sobre as estratégias que serão adotadas, visto que permitirá um direcionamento para o que deve ser feito e até onde ela deseja chegar. 


Por esse motivo, é preciso definir os objetivos e metas do e-commerce, principalmente a longo prazo, para depois surgir com formas de garantir que ela alcance as metas que foram definidas. 


É interessante ressaltar que esses objetivos precisam ser estabelecidos com definições diretas, assim, os colaboradores saberão em que ponto estão, o que falta para alcançá-las e o que exatamente devem fazer.


Além disso, elas precisam ser alcançáveis, do contrário, diminuirá a produtividade dos colaboradores, que investirão tempo e esforços em algo desnecessário.


Por exemplo, uma empresa de aluguel de impressoras, que mantém todos os produtos em um centro, pode definir como objetivos conseguir diminuir o tempo de entrega de uma encomenda, possibilitando a aceleração da separação dos produtos. 

4 - Valorize o atendimento ao cliente

A forma como o consumidor entra em contato com o e-commerces e como ele será atendido é vital para definir se ele comprará dele ou se procurará por outra empresa que tenha um atendimento melhor.


Portanto, o atendimento ao cliente se torna o diferencial competitivo entre os concorrentes e serve como uma maneira de coletar informações importantes sobre os consumidores e seus interesses. 


O ambiente virtual é um local muito amplo e que consegue englobar diversos tipos de clientes e lojas virtuais, o que tornou o mundo digital um ótimo canal para conectá-los, garantindo que ela possa sanar dúvidas, receber elogios e até reclamações. 


Nesse contexto, investir na garantia de um bom atendimento e na resolução dos problemas, um e-commerce consegue mudar a visão de um cliente e torná-lo um comprador satisfeito e fiel, indicando-a para mais pessoas e aumentando suas vendas. 


Assim, uma empresa especializada em contabilidade que garante que todas as dúvidas de possíveis contratantes nas redes sociais sejam esclarecidas, conseguirá fazer com que ele goste da atenção recebida, aumentando as chances de aderir ao serviço e indicá-lo.

5 - Tente prever a demanda

Ter mais estoque do que o necessário significa ter capital parado, assim como a falta de produtos desencadeia a perda de vendas. 


Para resolver esse problema, empresas como de aluguel de sala de reunião, precisam usar ferramentas para prever a demanda e se planejar de acordo. 


É necessário analisar o contexto atual, assim como uma comparação com os períodos anteriores, além de levar em consideração as estratégias de marketing utilizadas, uma vez que certas épocas do ano e promoções geram aumento nas vendas. 

6 - Realizar o controle do estoque

Pelo fato do comércio online nunca parar, o estoque precisa ter uma gestão ininterrupta também. É imprescindível que as empresas conciliem a disponibilidade física com a exibição no site.


Dessa forma, é possível evitar a ruptura de estoque referente à indisponibilidade de mercadorias para enviar para o comprador final, ou seja, vender algo que não está disponível para ser entregue. 


Se todas as informações estiverem em harmonia e atualizadas, o site automaticamente mudará o produto para indisponível, evitando o problema. Contudo, deve-se evitar que o cliente adicione o produto ao seu carrinho para receber a notificação de inviabilidade.


Assim, é preciso que o e-commerce mantenha o cálculo sobre a quantia disponível para compra sempre atualizado, assim como a sua quantidade de segurança, garantindo um atendimento rápido e de qualidade, sem cortar as expectativas do comprador.

Conclusão

Ter uma boa gestão da logística no e-commerce é de extrema importância, seja ela uma loja de roupas ou uma empresa terceirizada, visto que melhora o trabalho e os resultados disponíveis.


No entanto, é essencial ressaltar que deve-se seguir algumas táticas, como as destacadas ao longo deste artigo, que podem garantir uma melhora em sua aplicação e uma maior eficiência das estratégias.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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