Centro de Distribuição: confira características e curiosidades



Como o mercado atual está muito competitivo, as empresas são obrigadas a encontrar fatores de seus trabalhos que sejam capazes de garantir um diferencial para ela e ajudar em seu desenvolvimento geral, sendo um deles o centro de distribuição, ou CD. 


Isso porque é através de uma execução de qualidade, proporcionada pela logística, que uma marca consegue realizar trabalhos com agilidade e eficiência, melhorando a operação corporativa como um todo.


Dentre as funções de um centro de distribuição, é possível citar a melhoria na gestão dos produtos e entrega, além de ser um ativo físico de qualidade. Com isso, ela proporciona uma agilidade produtiva e aumenta a satisfação dos consumidores.


Basicamente, o centro de distribuição se refere à unidade física de armazenamento e despacho dos produtos, sendo o local de armazenamento das mercadorias ao chegarem das fábricas até o momento de entrega aos pontos de venda (PDV). 


Isto é, uma empresa especializada em brindes corporativos criativos deixará todos os seus produtos prontos localizados em um centro de distribuição, que só sairão de lá quando a distribuidora buscá-lo e levá-lo para as lojas que venderão para o consumidor final. 


É a maneira encontrada pelos negócios para centralizar o recebimento de produtos. Dessa forma, através da logística interna, elas organizam a distribuição dos produtos em menores quantidades e fracionadamente. 


Para isso, eles devem ser posicionados em um local estratégico, fazendo com que o deslocamento dos produtos até os pontos de venda seja rápido. 


No que se refere às entregas, na maioria das vezes, elas são feitas pelas distribuidoras, podendo ser por serviços terceirizados ou próprios, que ficam encarregadas desses produtos até o momento de chegada nas lojas e nas mãos dos clientes finais. 


Assim sendo, é possível perceber a necessidade de uma boa logística nesses locais, afinal, se surgir qualquer tipo de problema, o consumidor final será impactado diretamente de alguma forma, seja com o atraso na entrega ou erro de peça. 


Para isso, é necessário sempre conferir as gestões dentro dos CDs, sendo elas as de estoque, armazenagem e expedição, por exemplo. 


O seu principal objetivo é garantir que a operação logística seja realizada com maior agilidade, haja uma redução de custo e um aumento dos lucros, através da estruturação dos processos e implementação de uma gestão proativa.


Contudo, é válido destacar que as cargas localizadas no centro de distribuição podem seguir para diversos caminhos, sejam eles para os revendedores, clientes finais ou outras sedes de uma mesma empresa. 

Sobre o funcionamento dos CDs

A rotina dentro do centro de distribuição é comumente movimentada e com a necessidade de sincronizar diversos setores ali presentes, com o objetivo de cumprir as demandas no tempo exato de necessidade. 


O foco principal delas é servir aos consumidores, garantindo que os produtos possam ser despachados o quanto antes, além de ser uma maneira muito eficaz da empresa centralizar o estoque, aumentando também a agilidade de distribuição.


Para facilitar a compreensão, o centro de distribuição surge como um organismo, recebendo novos produtos, organizando-os e movendo-os para os clientes. 


Por esse motivo, é imprescindível que exista uma boa gestão de estoque, garantindo que haja uma preparação para suprir todos os pedidos dos consumidores, levando as mercadorias necessárias nos momentos de seus desejos. 


Dessa maneira, o centro de distribuição surge como uma forma de melhorar o relacionamento com o cliente, aproximando-os e fidelizando-o, assim como o aumento do alcance dos objetivos desejados e diminuição dos gastos em geral. 


Isso porque, quando uma empresa de aluguel de impressoras consegue preparar um produto de necessidade de seus clientes e enviá-lo com qualidade em menor tempo, a satisfação do cliente aumenta, pois suas expectativas foram superadas. 


Em relação a sua localização, o CD deve ficar perto da saída da cidade, para evitar o tráfego de vias internas, próximo das rodovias e estradas importantes, assim como próxima a aeroportos e portos, além de estar relativamente perto dos fornecedores e consumidores.


O que não é segredo para nenhuma empresa que pode proporcionar diversos benefícios a ela, que reflete na cadeia produtiva da empresa, melhorando a sua imagem na visão dos clientes e garantindo um alcance e crescimento nas vendas.

Benefícios de um centro de distribuição

Contar com um centro de distribuição de qualidade desencadeia diversos benefícios para uma empresa e sua logística interna, superando a ideia de que serve apenas como armazenamento. 


Por esse motivo, serão analisadas as principais vantagens de ter um CD vinculado aos serviços de um negócio:

1 - Concentração do estoque

É muito mais prático e fácil trabalhar com diversos produtos em grandes quantidades, assim como, na chegada deles, todos ficam concentrados em um ambiente específico. Isso porque os colaboradores não ficam perdidos sobre a localização de cada produto. 


Além disso, manter todas as necessidades dentro de um espaço permite que haja um controle maior sobre tudo relacionado a ele, uma vez que há um pleno conhecimento do que acontece em cada etapa da distribuição. 


Por exemplo, para uma empresa que decora salas de coworking, é essencial que ela tenha um local destinado especificamente ao armazenamento das cadeiras e das mesas, pois garante que os responsáveis saibam o total disponível e quantas foram enviadas. 

2 - Economia de custos

O centro de distribuição permite que haja uma economia nos gastos de diversos recursos, como de combustível pela sua localização, barateamento dos fretes (por se tratar do mesmo destino de envio), além de que não há necessidade de aluguel de diversos locais. 


Ademais, garantir uma organização de qualidade dentro desses ambientes permite que a empresa não gaste excessivamente com produtos desnecessários, uma vez que há um controle das quantidades disponíveis necessárias.


Assim, se uma companhia sabe o número de divisória de ambiente escritório que tem no seu estoque, ela não precisa comprar mais do que a demanda obrigatória, diminuindo custos com a compra de produtos que não precisa. 

3 - Contenção de clientes

Quando um negócio possui um centro de distribuição, ela consegue armazenar uma variedade muito maior de produtos, assim como uma quantidade expressiva, o que pode ser um fator de escolha determinante para muitos clientes. 


Isso porque, muitas vezes, quando eles desejam fazer os pedidos, entendem que determinada empresa tem a disponibilidade de vendê-lo, suprindo suas necessidades.


Na prática, uma empresa de assessoria contábil que tenha diversas opções para seus clientes contratarem, dando a possibilidade de escolherem o que mais se encaixa para a sua rotina, será um motivo para destaque. 


Dessa maneira, essa empresa terá mais chances de ser escolhida do que aquela que não consegue atender os desejos de seus consumidores, como quando possui determinado produto sempre indisponível no estoque ou de apenas um tipo.

4 - Economia de tempo

Os fatos de localização estratégica, eficiência na movimentação, boa logística de transportes, aumento do controle e posse de estoque centralizado permitem que uma empresa consiga realizar as suas operações logísticas com maior agilidade. 


Isso porque há uma facilidade para localizar os produtos no estoque, diminuindo o tempo de procura ou perda deles, possibilitando ainda que o tempo gasto para realizar a separação dos pedidos seja consideravelmente menor. 


Além disso, possuir todos os pedidos em um mesmo ambiente permite que, quando a distribuidora chegar para levá-los aos consumidores finais, ela consiga pegar tudo de uma única vez, sem ter que fazer diversas paradas em diferentes localizações. 

5 - Maior organização

Usufruir de um centro de distribuição permite ao dono da empresa ter maior controle sobre todas as atividades realizadas, assim como todas as etapas que faltam e que já foram completadas, possibilitando uma maior organização e controle de documentos


Com isso, ela é capaz de oferecer produtos com qualidade real aos clientes, capazes de atender às suas expectativas, além de não ter que enfrentar surpresas devido ao surgimento de certos problemas, uma vez que conhecerá as ações realizadas.


Isso porque a companhia terá conhecimento da quantidade de produtos disponíveis, vendendo apenas o que há em estoque, sem dar expectativa ao cliente e depois quebrá-la.


Ainda, saberá o que já foi feito para o produto chegar até ele e o que falta, proporcionando um cumprimento dos prazos mais assertivos. 

Curiosidades dos centros de distribuição

Como já há um pleno conhecimento de como os centros de distribuição funcionam e como eles podem beneficiar uma empresa, a seguir, serão enumeradas as suas principais características e algumas curiosidades:


  1. Possui estrutura adequada à necessidade de produtos;

  2. Pode ter tecnologia integrada, facilitando o trabalho;

  3. Espaço amplo e totalmente organizado para as mercadorias;

  4. Podem ser separados de acordo com atividades operacionais personalizadas;

  5. Rotina rápida e de atualização;

  6. Utilização de carrinhos dentro do local para transporte;

  7. Possibilidade de criar softwares para gestão própria.


Portanto, os centros de distribuição são locais essenciais para direcionar uma empresa e garantir uma organização plena do trabalho e garantindo eficiência estratégica para o negócio.

Considerações finais

Os centros de distribuição surgem como uma maneira de garantir o desenvolvimento de uma empresa, através de estratégias que conseguem melhorar a imagem dela e acelerar a cadeia produtiva. 


Os CDs possibilitam diversos benefícios à sua implementadora e podem ser utilizados por qualquer marca que vende mercadorias, devido à praticidade e melhora que é capaz de proporcionar. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários