A conscientização através do rap do Subúrbio Negro

 O casal de cantores RG e Preta New são o SUBÚRBIO NEGRO, um grupo de RAP formado no final do ano 2000,  no bairro periférico da cidade de Pirassununga, interior de São Paulo. Foi fundado por Reginaldo Gonçalves dos Santos, o conhecido RG.

O termo ou a expressão RAP vem da língua inglesa " Rhythm And Poetry", tradução de "Ritmo e Poesia", estilo musical denominado pela mistura de um ritmo intenso com rimas poéticas, integrando o cenário cultural conhecido como Hip Hop.

O Rap, que é um dos pilares do Movimento Hip Hop, surgiu nos guetos de Nova Iorque por comunidades pobres jamaicanas, latinas e afro-americanas. O movimento objetiva combater a pobreza, a violência, o racismo, o tráfico de drogas, a falta de saneamento e de educação. Assim, o mesmo está valendo para o Brasil.

É sabido a grande influência dos rappers junto aos jovens da periferia, que os tem como porta voz da comunidade. Assim, o SUBÚRBIO NEGRO tem como meta levar a arte através da música a esse jovem carente.

Os rappers Subúrbio Negro levam sua música aos EUA

Os rappers Subúrbio Negro levam sua música aos EUA

Assim, em 2001 o grupo tem a passagem do cantor JL do início até o final deste ano e, também, a entrada de Mano Black no início de 2002 até 2007. Assim, em 2003, o grupo ganha a chegada de cantora Negra New, ou seja, uma voz feminina, forte e marcante. Com uma postura contundente, o grupo traz em seu currículo várias apresentações por diversas cidades do interior do estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e norte do estado do Paraná. Além de algumas cidades, como Ribeirão Preto, Marília, Bauru, Tietê, Ourinhos, São Carlos, Campinas, Zona Leste da cidade de São Paulo e muito mais.

Primeiro CD

Os rappers Subúrbio Negro levam sua música aos EUA

Em 2006 o grupo grava seu primeiro CD intitulado "Só + 1 Loko" contendo 7 faixas, em outras palavras, um CD totalmente independente. Dessa forma, no ano de 2007 teve a saída de Mano Black por motivos pessoais e, no mesmo ano,  RG e Negra New mudam de Pirassununga para a Cidade de Ourinhos onde dão continuidade aos projetos.

Igualmente, RG e Negra New percorrem as cidades da região e sua própria cidade adquirindo vivência, experiência e levando mensagens de reflexão.  Dentre as apresentações, visitam creches, escolas, praças públicas, comunidades, barzinhos, câmara municipal, casas de shows.

Em 2018 o grupo retorna a Pirassununga para solidificar ainda mais o seu trabalho. Assim, são inspirados em grupos como os Racionais Mc's, Dina Di, Gog, Thaíde, Consciência X Atual, entre outras referências. O grupo trabalha na finalização do seu 2° Cd que será intitulado "Tudo É Prova" com previsão para o final de 2021.

Os rappers Subúrbio Negro levam sua música aos EUA

Ainda, tem o lançamento do vídeo clipe "O Que Não Mata Fortalece" que aconteceu em 30-08-2021 e do vídeo clipe Os Monstros Não Dormem (S.N).

Há ainda Coisas da Vida (S.N) com previsão para este mês de setembro, trazendo um suas letras palavras de reflexão e superação. Ainda, relatos do cotidiano do povo pobre e oprimido, procurando falar sobre as desigualdades sociais e raciais.

Fotos: Divulgação 
Fonte: Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários