Confira 3 curiosidades sobre abrir uma empresa e tornar-se empreendedor



Abrir uma empresa é o sonho de muitas pessoas que desejam ter seu próprio negócio, mas a verdade é que a maioria não sabe por onde começar.

Existem algumas etapas que precisam ser cumpridas durante esse processo, e são elas que levam algumas pessoas a desistir do sonho.

Mas, a melhor forma de lidar com todas elas e começar com o pé direito é se informar sobre tudo o que precisamos fazer para abrir um negócio.

Pense que essa burocracia só vai precisar ser cumprida uma vez. Depois que tudo estiver regularizado e o negócio estiver funcionando, é só tocar adiante.

E assim o empreendedor terá acesso a uma série de vantagens em abrir um negócio, como a oportunidade de trabalhar com o que gosta, fazer seus próprios horários, ter lucros melhores e contribuir com a sociedade oferecendo novas soluções.

Antes de colocar a mão na massa, procure as informações certas, como neste artigo. Aqui, vamos explicar tudo o que é necessário para abrir uma empresa, além de algumas curiosidades durante esse processo.

Portanto, se quer ser empreendedor, mas ainda tem muitas dúvidas, leia este texto até o final e acabe com as objeções.

O para abrir uma empresa: o que é necessário?

Abrir uma empresa envolve burocracia e investimentos, para que assim ela possa funcionar de acordo com a lei e de maneira regular. 

De modo geral, é necessário cumprir com alguns requisitos, que serão melhor explicados abaixo.

Custos envolvidos

De acordo com um levantamento feito pela Firjan, o investimento médio necessário para proceder com a abertura de empresa gira em torno de 2 milhões, que pode variar em até 247%, entre os municípios.

Para abrir uma empresa de vistoria veicular ou em qualquer outro segmento, é necessário arcar com algumas despesas de praxe, tais como:

  • Aluguel;

  • Reformas;

  • Honorários de contador;

  • Documentação.

Todos eles acontecem antes mesmo de o negócio iniciar suas atividades, sem falar que o ponto comercial deve estar pronto antes mesmo do registro.

Isso é importante porque o zoneamento do município pode impedir o exercício de algumas atividades.

Ademais, a fiscalização de órgãos regulamentadores, como vigilância sanitária e bombeiros é realizada durante o registro. É assim que as empresas obtêm o alvará de funcionamento.

Documentação necessária

Formalizar o negócio é o primeiro passo para que você possa começar a exercer suas atividades empresariais. 

Por isso, é necessário estar atento a todas as inscrições, licenças e alvarás.

Mesmo depois de cadastrar o CNPJ e se inscrever na Previdência Social, existem outros documentos necessários que um negócio precisa para funcionar legalmente.

Sente-se em uma sala privativa e confira todos eles, visto que a ausência dele pode inviabilizar ou atrasar a abertura do negócio.

Portanto, dependendo do ramo de atividade ou forma de constituição escolhida, é necessário obter autorizações distintas. 

Tanto o estado quanto o município onde a empresa está localizada podem exigir inscrições específicas.

Uma das formas de garantir que tudo seja feito corretamente é contratar os serviços de um contador que esteja por dentro da legislação.

Entender o seu tipo de empresa

Os tipos de empresa também são conhecidos como Natureza Jurídica, e determinam se você vai empreender sozinho ou com sócios. 

Isto posto, os tipos existentes no Brasil são: MEI, EIRELI, Empresário individual, LTDA, Sociedade simples, SA e Sociedade Limitada Unipessoal.

MEI

Elé é um tipo de empresa indicado para quem trabalha por conta própria e precisa de CNPJ, para emitir nota fiscal referente aos produtos e serviços oferecidos.

Também é a natureza jurídica mais simples, fácil e sem burocracia, o que lhe acarreta algumas limitações.

Por exemplo, não poder empregar mais de um funcionário, ter renda inferior a mais ou menos 81 mil e não poder ser sócio de outras empresas.

EIRELI

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada é uma modalidade nova no Brasil, que determina que o negócio, como uma empresa de entrega de documentos, não precisa de sócios.

O empreendedor é o único responsável, mas deve investir um capital relativamente alto, equivalente a 100 salários-mínimos.

Empresário individual 

Essa modalidade também não precisa de sócios, podendo a empresa ter um único proprietário. O nome precisa ser o mesmo do empreendedor, exceto pelo nome fantasia.

É por essa razão que os bens pessoais do empreendedor não podem ser separados da empresa, visto que o patrimônio pode ser tomado, em caso de dívidas.

LTDA

Sociedade Empresária Limitada é o tipo mais comum, sendo adotado pela maioria das organizações. 

Nele, pode-se incluir um novo sócio por meio de Contrato Social e a responsabilidade ser limitada ao capital da empresa.

Sendo assim, bens pessoais não são tomados em caso de dívida. Além disso, os sócios determinam as responsabilidades de cada um e podem entrar ou sair novos sócios.

Sociedade simples

Essa modalidade é indicada para quem realiza atividades intelectuais, com auxílio de equipamentos como notebook novo e outras ferramentas. É o caso de médicos, advogados, dentistas, arquitetos, entre outros.

SA  

Sociedade Anônima é um modelo em que os sócios dividem seu capital em ações, portanto, também são chamados de acionistas. 

Eles podem comprar e vender ações, algo comum em grandes corporações.

A Sociedade Limitada Unipessoal

É uma modalidade que protege o patrimônio pessoal do empreendedor, mas sem a necessidade de outros sócios ou de um alto investimento. 

Portanto, é uma boa opção para quem quer empreender sozinho.

Admitir uma organização especializada

Para que todo esse trâmite aconteça de maneira tranquila e seu negócio comece a funcionar devidamente regularizado, é importante contar com uma empresa especializada na abertura de negócios.

Se quer abrir, por exemplo, uma gráfica de banner personalizado, precisa saber por onde começar e como regularizá-la.

Cada estado requer documentação específica, tanto para abrir quanto para encerrar um negócio na Junta Comercial. 

Mas, se conta com o apoio de profissionais nessas etapas, o processo é muito mais simples e fácil.

É feita uma avaliação da atividade do empreendimento, o faturamento mensal previsto, os documentos necessários, dentre outros fatores.

É com base nisso que uma empresa especializada em abertura pode assessorar quanto ao registro na junta comercial do estado, elaborar contrato social, providência registro de CNPJ e alvará de funcionamento.

Além disso, providencia a Inscrição Estadual de uma loja de ponto eletrônico digital, documento exigido para a venda de mercadorias ou produção de bens, além da Inscrição Municipal para os prestadores de serviços.

Curiosidades na hora de abrir uma empresa

Durante a abertura de uma empresa, diversas curiosidades acometem os empreendedores, e dentre as mais comuns, temos:

  1. Onde buscar informações

Conhecer bem a atividade escolhida é um requisito importante para o sucesso de um empreendimento.

Portanto, uma das melhores formas de se informar quanto a isso é buscar informações no próprio mercado.

Por exemplo, se você quer abrir um negócio especializado em digitalização de livros, entre em contato com fornecedores, consumidores e concorrentes.

A internet também é uma boa fonte de informação, além dos postos de atendimento ao empreendedor do SEBRAE. 

Aliás, no site da instituição, também podemos obter mais informações sobre a atividade escolhida.

  1. Identificar os concorrentes

Seus concorrentes são todas as empresas, formais e informais, que atendem às demandas do mercado em que seu negócio atua.

Para saber quem são seus concorrentes diretos e indiretos, é necessário fazer uma pesquisa de mercado. 

A internet é o caminho mais rápido para isso, mas também pode fazer isso indo visitar as empresas que concorrem em seu setor.

Isso é interessante porque é uma forma que o empreendedor tem de analisar a estrutura dessas organizações, onde estão localizadas e como é sua dinâmica de funcionamento.

  1. Conhece o diferencial competitivo próprio

Outra curiosidade que paira na mente dos empreendedores é quanto ao diferencial competitivo do negócio.

Por exemplo, os diferenciais competitivos de um fabricante de carimbo para empresa são os atributos que a tornam única e superior aos concorrentes. 

Ele oferece vantagens e benefícios à sua clientela que a concorrência ainda não é capaz.

Mas, lembre-se de que os diferenciais competitivos só terão valor se os consumidores perceberem quais são. 

Portanto, não basta apenas ter os seus diferenciais competitivos, é necessário divulgá-los.

Se eles não forem conhecidos e reconhecidos pelo público-alvo, não farão diferença e não vão ajudar a impulsionar as vendas e o marketing da organização.

Conclusão

Como vimos, ao longo deste artigo, abrir uma empresa requer atenção quanto à documentação e investimentos. 

Para facilitar esse trabalho, o empreendedor pode contar com profissionais especializados no assunto.

É uma forma de garantir que tudo seja feito dentro dos conformes, podendo o seu negócio atuar dentro da lei e sem maiores problemas.

Empreender é investir em algo que você acredita que possa ajudar a sociedade de alguma maneira, e ter liberdade para fazer o que gosta.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Postar um comentário

0 Comentários