O passado e o presente da Grécia em imagens na Estação AACD-Servidor da Linha 5-Lilás de metrô



Até 31 de julho, o passageiro pode se deleitar com as belezas naturais deste país europeu e conhecer – ou rever – um pouco do seu importante legado histórico


Foto divulgação


São Paulo, julho de 2021 – Repleta de história e de encantos naturais, a Grécia é um país que atrai, a cada ano, milhares de visitantes do mundo todo. Este mês, é possível conferir toda a beleza, magia e legado cultural da Grécia em mostra organizada pelo curador e produtor cultural Maurício Coutinho, em parceria com a Via Mobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô.

A exposição consiste em 20 pranchas, com fotografias de várias regiões deste país do sudeste da Europa, lembrando que a Grécia, considerada o berço da civilização ocidental, possui milhares de ilhas espalhadas pelos mares Egeu e Jônico, dentre elas, Zakynthos, Santorini, Milos, Mykonos (Cíclades), Corfu (Jônico), Creta (Egeu), Cefalônia (Jônico), Rodes e Kos (Dodecaneso).

Atenas, sua capital, conserva monumentos como a Acrópole, do século V a.C., onde fica o templo Partenon, remanescente da Grécia Antiga e o teatro de Herodes Ático.

“Através das ruínas de templos, teatros e ginásios, afirma o curador Coutinho, ir à Grécia é como visitar um enorme museu ao ar livre com mais de cinco mil anos de história, incluindo a contemplação da cerâmica, uma de suas mais conhecidas manifestações artísticas, geralmente produzida com temas do dia a dia, mitológicos ou exóticos”, finaliza.


Foto divulgação


Em alguns painéis, pode-se conhecer pratos da gastronomia grega como o Souvlaki, com carnes e legumes e Kagyana, com ovos, tomates e manjericão, que foram bem aceitos no Brasil. O pão Pita e o queijo Feta estão presentes na culinária mediterrânea, dentre outros produtos naturais, com sabores e aromas inigualáveis, juntamente com o excepcional azeite, grãos, peixes, queijos, presunto e carnes, como aves e coelho.

A dança é outro destaque da exposição, uma vez que para os gregos, a dança é essencial para a educação, culto e teatro. O filósofo grego Platão aconselhava que todos aprendessem a dançar desde criança, para desenvolverem o autocontrole e o desembaraço na arte da guerra.
Entre algumas curiosidades, destaque para as casas da Grécia que são pintadas de branco, uma vez que em 1938, o Primeiro Ministro Metaxas ordenou a pintura com cal, poderoso desinfetante para proteção contra a cólera, que assolava o país à época.

“Essa mostra agrega conhecimento e cultura aos passageiros da ViaMoblidade, um dos propósitos da concessionária, que vai além de oferecer um transporte seguro e confortável a todos”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaMobilidade.

Em breve a mostra poderá ser vista também no Facebook da ViaMobilidade (https://www.facebook.com/ViaMobilidadeSP/).


Serviço:
“Grécia” - Estação AACD-Servidor – Linha 5-Lilás
Até dia 31 de julho

Sobre a ViaMobilidade:
A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin. Ela se integra ao Metrô na Estação Santa Cruz (Linha 1-Azul) e na Estação Chácara Klabin (Linha 2-Verde) e à CPTM (Linha 9-Esmeralda) na Estação Santo Amaro. Já a Linha 17-Ouro, quando concluída pelo Governo do Estado de São Paulo, terá oito paradas entre as estações Morumbi e Jardim Aeroporto, com integrações à Linha 5-Lilás, na Estação Campo Belo, e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, na Estação Morumbi.

Foto divulgação

Foto divulgação


Ana Bittar
Jornalista MTB: 0084520/SP
anabittar.artist@gmail.com
Instagram: @anabittaroficial

Postar um comentário

0 Comentários