Régua de cobrança: confira este conceito



É normal que todo mundo em algum momento passe por uma crise financeira, principalmente com um mercado econômico que vive em constante oscilação, e nesses momentos, sua empresa deve dominar muito bem o conceito de régua de cobrança.

Portanto, no texto de hoje, abordaremos sobre este conceito que é tão necessário para um negócio.

Visto que poucas empresas buscam conhecer, sobre como aplicá-lo e algumas vantagens sobre este tipo de estratégia.

Tendo em mente obstáculos e dificuldades com toda certeza irão surgir à sua frente quando se trata de empreender.

Como pode acontecer de alguém ter que priorizar uma tarefa ou outra, deixando de pagar pelo trabalho ou não realizando o pagamento completo.

As pessoas comuns também não são diferentes e independentemente se contratam um serviço de paisagismo corporativo ou até mesmo se compraram um perfume em uma loja de cosméticos, ninguém é isento de passar por esse tipo de situação.

E para que exista uma gestão de cobrança mais padronizada e efetiva, serão necessárias algumas práticas e formas de abordagem com o cliente, tanto para não atrapalhar o relacionamento entre vocês quanto para ser mais efetivo.

Sendo assim, o ideal é entrar em contato com o cliente, conversar, estipular prazos e possibilidades de parcelamento ou outras formas que possam ser interessantes para a sua empresa. 

Entretanto, tudo irá depender de como você e seu negócio realizarão a negociação.

Sendo assim, entenda no tópico a seguir um pouco mais sobre esse conceito e como ele pode ser aplicado desde construcao de galpao pre moldado até mesmo uma cobrança mais comum.

O conceito da régua de cobrança

De forma simples e direta, a régua de cobrança é um ferramenta que pode te ajudar a realizar uma melhor gestão de cobrança.

Sendo assim, como irá cobrar clientes inadimplentes de seus débitos e qual a melhor forma de fazer isso.

Chegar e falar para o cliente que ele está devendo pode não ser a melhor alternativa, afinal, muitas vezes ele nem sabe que isso aconteceu. 

É mais comum do que se imagina alguém deixar que suas contas sejam pagas por débito automático e ocorrer algum erro.

Vamos supor que um cliente X comprou uma cadeira para escritorio com encosto e parcelou em algumas vezes. 

Pode acontecer do mesmo não receber a fatura em sua casa ou aquela que foi enviada por e-mail para ele tenha sumido e ido para a caixa de spam.

Caso isso aconteça, com tantos acontecimentos durante o mês, outras contas para pagar e até mesmo os problemas profissionais e pessoais, é comum que alguém esqueça de pagar e cabe a você e seu negócio lembrá-lo de maneira mais branda.

Portanto, fica entendido que o seu negócio deve desenvolver práticas e estratégias de mercado que lembrem aos seus clientes sobre como está a sua situação atual na empresa, mesmo que o produto comprado seja algo simples como uma rede de protecao de janela.

Sendo assim, no momento em que for criar a estratégia em sua gestão de cobrança, alguns elementos devem estar bastante claros em sua mente, que são:

  • Não tratar o cliente de forma diferente;
  • Se atentar aos prazos que a empresa fornece;
  • Oferecer mais possibilidades para pagamento;
  • Utilizar corretamente a tecnologia a seu favor.

Lembrando que existem outros elementos que podem e devem ser levados em consideração.

Entretanto, esses são os que podem fazer a maior diferença na hora de realizar uma boa gestão de cobrança em seu negócio.

Seguindo essa linha de pensamento, a régua de cobrança permeia determinadas ações conforme passa o tempo.

Portanto, um cliente que a 3 dias não quitou o pagamento do seu aluguel de projetor de imagens não deve imediatamente ter o serviço suspenso.

Deve existir uma progressão sobre o que será feito com o cliente. 

O primeiro passo dessa régua pode ser um SMS avisando que a fatura referente a compra ou utilização do serviço vencerá em 5 dias, evitando que o cliente se esqueça.

O segundo passo da régua pode ser um e-mail com a fatura 2 dias antes do vencimento da mesma.

Dessa forma, o cliente não poderá alegar que não recebeu a fatura anteriormente e a probabilidade do mesmo pagar é bem maior.

O terceiro passo consiste no atraso da fatura. Sua empresa pode sinalizar ao cliente com um SMS ou e-mail que a fatura que contém o serviço de brunch corporativo venceu a 3 dias e que segue um boleto ou uma nova fatura para pagamento do mesmo.

Por fim, o último passo da régua antes da tomada de decisões mais drásticas pode ser um atendente ligar para o cliente e entender o que houve e quando ele efetuará o pagamento. 

Dessa forma, cabe a empresa fazer o restante da gestão.

Vantagens de utilizar a régua de cobrança

Assim como qualquer decisão empresarial, o investimento de um software que ajude na gestão de sua régua de cobrança requer dinheiro.

Por isso, deve haver um retorno e que realmente valha a pena toda a movimentação da empresa.

Lembrando que ninguém é obrigado a utilizar a tecnologia, mas ela otimiza tempo e previne muitos erros em diversos aspectos, podendo ser útil tanto para o tema proposto no texto quanto uma acao de marketing promocional

01 - Evita possíveis esquecimentos 

Esse é o benefício que vem sendo utilizado como exemplo durante todo o decorrer do texto e que, provavelmente, é o mais visível e que mais funciona para as empresas que adotam a régua de cobrança dentro do seu negócio.

A partir do momento que você tem uma gestão ativa e boa o suficiente para relembrar todos os clientes dos pagamentos pendentes que estão para vencer, a chance dele esquecer é muito mais baixa.

Não apenas isso, mas é provável que o mesmo comece a esperar pelo seu SMS e e-mail com a fatura para pagar justamente no dia do vencimento ou alguns antes deles. 

02 - O recebimento é facilitado

Seja por causa de uma locacao de stand para eventos ou a compra de uma impressora, abordagens mais calmas e brandas tendem a ter um resultado melhor.

Além de uma maior cooperação por parte do cliente em realizar o pagamento.

Normalmente, quando a abordagem é mais branda, é comum que a quitação do débito seja mais rápida ou até mesmo imediata, sem mencionar que, mesmo quando o cliente já está em atraso, ele tende a ser mais receptivo.

É importante lembrar que em casos onde o cliente deixou de realizar o pagamento no dia, serão cobrados juros na próxima fatura, relembrando e dizendo se tem algo mais que possa ser feito para que a fatura seja enviada antes, outro número de contato ou e-mail.

03 - A cobrança fica mais profissional

Cobrar um cliente como se fosse um amigo seu pode acabar não tendo o efeito desejado.

Principalmente, por ele pensar que sua empresa está sendo rude ou até mesmo não se preocupando com o cliente que sempre esteve em dia.

Com a utilização da tecnologia, é muito provável que as cobranças sejam feitas por uma inteligência artificial que, por meio da base de dados da empresa, consegue ser efetiva e mandar mensagens mais formais e que mostram um maior profissionalismo da empresa.

Quando a empresa se mostra mais profissional, os próprios clientes levam ela mais a sério e sabem que devem respeitar o máximo possível os compromissos feitos com ela para que não acabem sendo prejudicados ou ter o prestígio rebaixado.

Afinal de contas, querendo ou não, ninguém gosta de ficar devendo e muito mais receber cobrança de outras empresas ou pessoas.

Considerações finais

Portanto, entendemos o que é uma régua de cobrança, como ela funciona e quais são as partes de seu processo como um todo mais comuns, podendo mudar dependendo da empresa, além de vantagens ao aplicá-las em seu negócio.

É importante que você e sua empresa criem e entendam como utilizar da tecnologia para esses pequenos processos podem trazer de volta grandes investimentos.

Mesmo na mais pequena atitude como relembrar o cliente que o mesmo tem de pagar para continuar usando o serviço contratado.

Sendo assim, utilize as informações que foram disponibilizadas no decorrer deste texto e adapte para a realidade da sua empresa, utilizando o que melhor se encaixar com o seu negócio e mudando o que for necessário mudança.

Afinal, ninguém conhece a sua empresa melhor do que você mesmo, e agora que já entende sobre o conceito da régua de cobrança, o que resta é planejar como tudo será feito para que aproveite ao máximo os benefícios indicados e muitos outros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postar um comentário

0 Comentários