Fluxo de automação: entenda o conceito



O avanço da tecnologia permitiu muitos benefícios para a sociedade de uma maneira geral, e junto da internet, as empresas têm tido cada vez mais sucesso em construir um maior fluxo de automação para as tarefas e demandas que recebem diariamente.

O texto de hoje abordará o conceito que abrange esse assunto, além de explicar como você e seu negócio podem utilizar dessa estratégia e as suas vantagens.

O mundo sempre está em constante mudança e a tecnologia tem permitido que isso aconteça de maneira cada vez mais rápida e natural onde até as pessoas mais comuns começam a pensar qual será o próximo grande passo dela.

Tarefas que antes podiam ser trabalhosas e cansativas, como pagar um boleto em uma casa lotérica, hoje é realizada em poucos segundos pelo computador ou pelo próprio aparelho celular do indivíduo.

Até mesmo uma instalacao eletrica de alta tensao utiliza da tecnologia para ter uma maior efetividade na hora de aplicar seus serviços.

Portanto, é natural que diversas empresas ao redor do globo a utilizassem também para benefício próprio.

Atualmente, diversos softwares que auxiliam na gestão de uma empresa são utilizados, desde aqueles que facilitam o controle de estoque até mesmo o próprio processo de automação de marketing, por exemplo.

Seguindo essa linha de raciocínio, você e seu negócio também deveriam investir em um fluxo de automação para melhorar os processos de sua empresa, seja para alguma tarefa grande ou até mesmo para as menores.

Portanto, mesmo que o seu negócio seja uma empresa de alimentacao hospitalar, confira no tópico a seguir o que é fluxo de automação e todo o conceito que aborda esse tema, para que assim, você consiga aplicá-lo em sua organização.

Fluxo de automação: o conceito

A automação em si é o processo de, como o próprio nome já induz a esse pensamento, automatizar processos para que eles fiquem menos manuais e possam ser feitos de formas mais automáticas, precisando de pouca ou nenhuma intervenção humana.

Em diversos ramos de trabalho a automação vem sendo aplicada e em mais de um setor da empresa. 

Desde as máquinas da fábrica até mesmo na demanda realizada dentro de uma estacao de trabalho com divisoria podem utilizar desse processo.

Em outras palavras, quando pensamos em fluxo de automação e trouxemos ele para a realidade do marketing, significa tentar entender, agir e planejar de forma personalizável e escalável as ações da empresa que, de alguma forma, envolvam o marketing.

A automação pode ajudar com os seguinte elementos:

  • Melhorar a efetividade de processos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Diminuir o tempo de espera em algum processo;
  • Otimizar tempo;
  • Reduzir custos.

Lembrando que cada empresa automatiza o processo que melhor beneficia a ela, porém, é necessário entender o impacto que isso pode causar no negócio em geral.

Afinal, é necessário um planejamento para que de fato seja funcional.

Por exemplo, o processo de estampagem pode ser demorado dependendo do que será estampado e da quantidade de itens, mas o fluxo de automação pode diminuir o tempo necessário para que tudo seja completo em algumas partes deste processo.

As etapas da automação

Portanto, agora que você já sabe um pouco mais do conceito que aborda a automação em si, é importante entender como funcionam as suas etapas para que o marketing funcione de maneira mais automatizada e o investimento seja efetivo.

01 - Automação do e-mail

Independentemente do motivo do usuário ter acessado o seu site, seja para agendar uma cirurgia dentaria estetica ou até mesmo comprar um microfone, é importante que você automatize os e-mails para o exato momento em que se cadastrar no site.

O e-mail, além de dar boas vindas, o convida para conhecer mais da sua empresa, orienta como o mesmo pode conseguir adquirir mais informações sobre seus produtos ou serviços e quais são as possibilidades que o mesmo pode encontrar em seu site.

Essa é a forma mais simples de automação de qualquer site onde o gatilho são as ações do cliente. 

É a primeira etapa para que se crie um fluxo de automação mais eficaz e que consiga atrair o cliente de forma mais natural e orgânica.

02 - Otimização dos recursos

Essa etapa consiste na otimização dos recursos tecnológicos disponíveis para melhorar o que a empresa já tem, podendo continuar utilizando as estratégias de e-mail para aprimorar as estratégias do fluxo de automação.

Seja no autoresponder depois de uma compra de divisoria acustica ou até mesmo em e-mails de notícias mensais ou semanais sobre novidades da empresa, sobre descontos ou até mesmo conquistas adquiridas.

03 - Segmentação dos perfis

Outra etapa da automação é a segmentação dos perfis dos clientes para que sejam enviados e-mails, propostas, descontos ou informações que sejam importantes para cada perfil específico.

Afinal, cada cliente é diferente do outro e podem não ter o mesmo interesse.

Essa divisão pode ser realizada por valor médio de renda, lugar onde mora, pesquisas realizadas dentro do site ou até mesmo as próprias preferências dentro do site, que podem ser analisadas a partir do momento em que o usuário se cadastra.

04 - Crescimento com a automação

Com o valor de investimento correto em automação, é comum que aconteça o crescimento da empresa,afinal, todos os setores serão beneficiados, aumentando a otimização de tempo, dinheiro e recursos do negócio.

Mesmo na compra de um desinfetante 5 litros, é possível ver os produtos mais visitados, páginas de interesse e comentários ou perguntas do usuário, fazendo assim com que a sua empresa saiba o que fazer e quando fazer para convertê-lo.

Fluxo de automação: as vantagens

Assim como qualquer decisão empresarial, o fluxo de automação pode trazer diversos benefícios para a empresa que decidir investir nele. 

Dentre eles podemos citar alguns como:

Conservação de leads

É extremamente comum se deparar com situações onde, mesmo que o lead se interesse pelo produto ou serviço oferecido pela sua empresa, não esteja no momento certo da compra, seja por motivos financeiros, pessoais ou qualquer outro.

Entretanto, isso não significa que ele não poderá voltar a comprar em outro momento e é dever da sua empresa conservar ao máximo a relação com esse lead e nutrir as expectativas e interesse dele para, futuramente, convertê-lo

O importante nesses casos é continuar mantendo o lead próximo para acertar o timing de vendas da próxima vez e garantir que o mesmo irá adquirir o produto.

Lead ficam mais preparados

Com a utilização correta do fluxo de automação, será cada vez mais comum que os leads estejam mais preparados para as suas vendas, apenas esperando fechar negócio ou falar com o vendedor sobre uma ou outra particularidade do produto em si.

Como através do seu sistema de automação o cliente já saberá praticamente tudo sobre o produto que está sendo ofertado.

O mesmo já teve tempo de planejar quanto irá gastar, em quanto tempo quitará a dívida, a forma de pagamento e como se beneficiará do que foi ofertado a ele.

Um cliente que já foi preparado pela venda está muito mais suscetível à conversão e é muito provável que volte a comprar os seus produtos, aumentando também a taxa de fidelidade de seus clientes, e consequentemente, aumentando o lucro.

Vendedores ficam mais produtivos

Seja oferecendo produtos cosméticos ou avaliacao patrimonial a valor de mercado, com o compartilhamento de conteúdo por meio dos e-mails mensais ou até semanais que a sua empresa enviar, os leads ficarão mais cientes, conforme explicado no tópico anterior.

Com isso, os vendedores podem focar nos clientes que já estão mais preparados do que outros, aumentando a taxa de conversão da sua empresa e trazendo mais lucro e em menos tempo, afinal, todo o trabalho de atração já foi feito.

A partir do momento em que o vendedor pode se preocupar mais com certo cliente, o seu trabalho e desempenho será muito melhor, ajudando tanto a empresa a se sustentar e a crescer quanto o próprio vendedor, principalmente se o seu ganho for comissionado.

Considerações finais

O texto de hoje abordou o que é e como funciona o conceito de fluxo de automação.

Além de exemplificar e mostrar a importância e impacto que o mesmo tem nas empresas nos dias de hoje e algumas das vantagens que uma empresa ganha ao desenvolvê-lo melhor.

Lembrando que todas as informações disponibilizadas no texto podem ser adaptadas e somente você poderá dizer o que pode ou não funcionar com a realidade do seu negócio, afinal, somente você o conhece melhor do que ninguém.

Comece a estudar mais a fundo qual a melhor abordagem e planeje desde já todo o processo de automação de sua empresa, para que assim, comece a gerar mais leads e conversões, aumentando sua autoridade e relevância no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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