Prêmio Casa Vogue Design: Conheça os vencedores da 5ª edição da premiação mais importante do design brasileiro

Prêmio Casa Vogue Design: Conheça os vencedores da 5ª edição da premiação mais importante do design brasileiro


Transmitida pelo Youtube, na noite dessa última segunda-feira, premiação celebrou a produção do design autoral e industrial brasileiro, com destaque para peças que valorizam sustentabilidade e diversidade. A percepção de que o design é uma oportunidade de comunicação e interação com as pessoas foi ponto pacífico entre os finalistas


Fotos: KARLA BRIGHTS


Mais importante premiação do segmento, o Prêmio Casa Vogue Design chega à sua 5ª edição celebrando a produção do design autoral e industrial brasileiro. Com transmissão pelo Youtube na noite de ontem, 31 de maio, a cerimônia de premiação foi comandada por Guilherme Amorozo, diretor de conteúdo de Casa Vogue, e teve como homenageado o arquiteto, designer e desenhista industrial Percival Lafer .


Além dos vencedores das 11 categorias, foram revelados também os vencedores das categorias especiais "Voto Popular", "Designer do Ano" e "Talento em Ascensão". A edição, que conta com patrocínio de Tintas Suvinil e JFL Living, foi marcada por peças que tem diversidade e sustentabilidade em sua essência.


O time de jurados do Prêmio Casa Vogue Design 2021 é composto por Adélia Borges, jornalista, curadora, historiadora e crítica de design; Alexandre Salles, arquiteto e coordenador dos cursos de graduação e pós-graduação em Design de Interiores e Design de Mobiliário do Instituto Europeu di Design; Christian Ullmann, consultor de design, inovação e gestão para desenvolvimento de novos produtos e professor do Istituto Europeo di Design; Guilherme Amorozo, diretor de conteúdo da Casa Vogue ; Lauro Andrade Filho, idealizador do DW! e da feira High Design; Taissa Buescu, jornalista especializada em design, arquitetura e arte e curadora de design; e Winnie Bastian, jornalista, editora e curadora de design.


Conheça os vencedores do Prêmio Casa Vogue Design 2021:


MOBILIÁRIO OUTDOOR: LINHA OBI | GERSON DE OLIVEIRA E LUCIANA MARTINS PARA OVO - "O design está naquilo que nos circunda, na mesa onde a gente come, na cama em que dormimos, na luminária que nos ilumina. É uma espécie de amortecedor entre nós e o mundo." A reflexão é de Luciana Martins, que, ao lado de Gerson de Oliveira, inaugurou, em 2020, o selo Ovo Public, de mobiliário para espaços públicos. Junto com ele, nasceu a linha Obi, fabricada em metal e composta por cadeiras empilháveis, mesa, banqueta, estante e banco em uma paleta cromática exclusiva, com opção de acabamento especial para áreas externas.


OBJETOS: COLEÇÃO TUMBIRA | FERNANDA MARQUES, MANOEL GARRIDO E MARCELO ROSENBAUM - A série de vasos e bowls esculpidos em torno com madeira proveniente de resíduos de manejo sustentável resulta da iniciativa conduzida pelo designer Marcelo Rosenbaum e pela arquiteta Fernanda Marques com o artesão Manoel Garrido, da comunidade ribeirinha Tumbira, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Rio Negro, AM. A linha faz parte de um projeto viabilizado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e pelo Instituto A Gente Transforma. "Todo o processo se baseou na troca, na colaboração e no compartilhamento", pontua Rosenbaum.


LUMINÁRIAS: MOBI | FERNANDO PRADO PARA LUMINI - "Há algum tempo tenho pensado que os móveis e objetos deveriam ser mais dos moradores do que das casas." A frase de Fernando Prado diz muito sobre a luminária Mobi e como ele encara seu ofício. "Acompanhando a atuação do meu pai [o arquiteto Eurico Prado Lopes] ainda criança, fui percebendo o poder que a arquitetura e o design têm de mudar a vida da pessoas e, para mim, essa é a função mais importante do meu trabalho", reflete. Inspirado nos lampiões antigos, transportados de um lado a outro, ele criou uma peça igualmente portátil, com bateria recarregável e autonomia de, no mínimo, 12 horas. "Em um país onde falta muita energia, uma luminária desse tipo ajuda demais."


TÊXTEIS:TECIDO PALMEIRA-LEQUE | ATTILIO BASCHERA E GREGORIO KRAMER PARA DONATELLI - A coleção Jardim Tropical foi a última de Attilio Baschera e Gregorio Kramer antes do falecimento de Kramer, em outubro de 2019. As estampas, lançadas em 2020, reproduzem temas tropicais e cores vibrantes, características fortes no trabalho da dupla. "Decidimos trazer o design nacional para dentro da empresa há oito anos, quando fizemos a primeira coleção com eles. Esse prêmio é a validação de que estamos no caminho certo", avalia Deny Barbosa, diretor comercial da Donatelli.


COMPLEMENTOS: ESPELHO NEXO | ANA NEUTE PARA LIDER INTERIORES - Mais do que o objeto em si, são as histórias por trás dele, as conexões estabelecidas no caminho e os lugares visitados que estimulam a atuação de Ana Neute. "Fico feliz de poder levar para a casa das pessoas itens que proponham uma narrativa", afirma. Seu espelho Nexo é um acessório versátil, que funciona como aparador e conta com um pequeno armário fechado por porta de correr de palhinha, além de nicho que comporta plantas, guarda-chuva, bolsa, livros etc. - próprio para halls de entrada, salas de estar, varandas e áreas de circulação.


COZINHAS E CLOSETS: WORKSTATION 1680 | STUDIO MEKAL PARA MEKAL - "O design permite que a gente se aproxime do outro. Ao longo da concepção da Workstation 1680, por exemplo, realizamos muitas pesquisas de comportamento que nos possibilitaram observar hábitos", comenta Christian Kadow, diretor da empresa. Segundo ele, o sistema, que reúne uma série de acessórios (como grelha, tábuas e bandejas) para equipar uma área de trabalho completa na cozinha, é uma solução que convida as pessoas a compartilharem o seu tempo e o seu espaço.


LOUÇAS E METAIS: CHUVEIRO TORÓ | PLAY ARQUITETURA PARA DOCOL - A fim de proporcionar aquela prazerosa sensação de tomar uma ducha refrescante em um dia quente, o chuveiro Toró, autoportante, conta com uma base de cimento que dispensa a exigência de fixação em paredes e oferece uma textura agradável aos pés. Foi projetado para que nem mesmo a falta de um ponto hidráulico nas proximidades seja empecilho, já que se conecta facilmente a uma mangueira comum de jardim. Os autores Marcelo Alvarenga e Juliana Figueiró, do escritório Play Arquitetura, ressaltam a importância do apoio da Docol durante a fase de aperfeiçoamento, em uma necessária harmonia entre a indústria e o design.


REVESTIMENTOS: COBOGÓ MUNDAÚ | MARCELO ROSENBAUM E RODRIGO AMBROSIO PARA POINTER - "Estamos muito contentes com o reconhecimento desse produto, que aproveita os resíduos da concha do sururu e envolve toda a comunidade de pescadores do Vergel, em Maceió", diz o designer Rodrigo Ambrosio, responsável pela criação ao lado de Marcelo Rosenbaum, com o Instituto A Gente Transforma, e do artesão Itamácio Alexandre, que comanda a produção com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS). Graças ao apoio da Portobello (grupo do qual a Pointer faz parte), as peças acabam de chegar ao mercado.


ESTOFADOS: SOFÁ GETA | PATRICIA ANASTASSIADIS PARA ARTEFACTO - Grande admiradora da cultura japonesa, Patricia Anastassiadis se inspirou nos tradicionais tamancos de madeira para desenhar o sofá Geta. "Eu me vali muito dessa ideia de flutuar que os típicos calçados trazem", comenta a designer. Um sistema deslizante possibilita inúmeras composições e formas de uso dos módulos independentes, que contam com a opção de bandeja com entradas USB. "É um móvel bastante inteligente e propício para o momento atual de transformação dos espaços."


DESIGN DE COLEÇÃO: MESAS PISCINAS | ALVA DESIGN - A paixão pela azulejaria foi o primeiro gatilho. "O azulejo tradicional, aquele fininho, vitrificado, tem um lugar no nosso universo de materiais. É um clássico!", sinaliza Marcelo Alvarenga, autor da série ao lado da irmã Susana Bastos. Com a matéria-prima em mente, foi um pulo para chegar à ideia de brincar com as piscinas. O resultado é uma coleção com cinco modelos de mesas (lateral e de centro) em edição limitada de dez unidades feitas com revestimentos garimpados. "Vejo essa categoria do prêmio como um estímulo para a autonomia criativa dos designers", opina Alvarenga.


MOBILIÁRIO: ESTANTE CÔNCAVA | ARTHUR CASAS PARA +55 DESIGN - "Ainda no tempo da faculdade de arquitetura, eu já imaginava a minha profissão de maneira holística, do design ao urbanismo", revela Arthur Casas, que desde o início da sua carreira desenha mobiliário para suas propostas residenciais e comerciais. Em 2020, em parceria com a +55 Design, marca estreante no mercado nacional, conseguiu experimentar a combinação da madeira com o metal na estante Côncava. "Sempre quis explorar essas materialidades juntas e observar as imagens distorcidas e inusitadas que as placas refletiriam", confessa.


VOTO POPULAR: LINHA CONEXÕES ESPONTÂNEAS | ESTÚDIO CAMPANA PARA DOCOL - Ver beleza no improvável está no DNA do Estúdio Campana. "O design me tornou mais atento aos detalhes, às banalidades, aos cantos escondidos da vida. O grande desafio é traduzir esse olhar para um objeto e esse percurso é intenso", fala Humberto Campana. A partir dessa postura nasceu a linha Conexões Espontâneas, que evoca os improvisos hidráulicos comuns em alguns lares brasileiros. Torneira e misturador contam com dispositivos de acionamento com fácil montagem.


TALENTO EM ANSCENÇÃO - PIETRO OLIVEIRA: Formado em design de produto pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) em 2019, Pietro Oliveira começou a produzir móveis durante a graduação, após uma experiência acadêmica em Wellington, na Nova Zelândia. Essa vivência o levou a valorizar ainda mais a identidade nacional, e, aliando as influências modernistas ao regionalismo mineiro, idealizou o selo Caboco. Ele brinca que faz "design do interior, aquele que vem de dentro, sabe? São objetos criados no interior, elaborados artesanalmente por pessoas do interior, para o interior da residência das pessoas." A marca inspira-se em pensamentos do escritor e historiador Mário de Andrade (1893-1945) a respeito do apagamento e da repressão sofridos pelas manifestações culturais afrobrasileiras ao longo da história. No Instagram, onde apresenta e comercializa os itens, o profissional conta um pouco sobre os detalhes de produção. Pietro também integra a equipe da empresa mineira Lider Interiores, onde trabalha em lançamentos sob a assinatura do Estúdio Lider de Design e intermedia a relação com autores convidados.


DESIGNER DO ANO - PATRICIA ANASTASSIADIS: Arquiteto, designer de interiores e designer de produto são, para o mercado, profissões distintas. Na visão de Patrícia Anastassiadis, elas andam juntas, canalizando um potencial criativo em diferentes escalas. Em 1993, aos 21 anos, ela fundou na varanda de casa o escritório que leva seu sobrenome. Desde então, deslanchou na carreira e se envolveu em grandes projetos - alguns deles alcançam países como França, Chile, Espanha, Grécia e Portugal. Há cinco anos, assumiu as coleções autorais da Artefacto, mantendo o traço leve, de curvas e volumes precisos, que acaba de alçá-la ao topo da nossa premiação. Guiada pela maturidade de quase 30 anos de trajetória, Patrícia acredita que as formas devem existir em reverência às pessoas - o ego já não move sua assinatura, ela enfatiza.


DESIGNER HOMENAGEADO: PERCIVAL LAFER: Designer, arquiteto, empresário. Acima de tudo, inventor. Sua mente ilimitada deu vida a poltronas e sofás, a mobiliário doméstico e urbano, a um automóvel. Já se passaram 60 anos desde que Percival Lafer se iniciou na área com a poltrona MP-1. Ao enxergar sua atividade como parte de uma indústria, preocupar-se obsessivamente com ergonomia e conforto e sempre considerar as condições de transporte e armazenagem mais apropriadas, conseguiu, junto aos irmãos, consagrar, nacional e internacionalmente, a marca fundada pelo pai em 1927. Hoje, aos 85 anos, trabalha todos os dias desenvolvendo e testando protótipos, em sua maioria com mecanismos de movimento, e ainda encontra disposição para imaginar uma nova cobertura para sua piscina, cuja maquete ele mesmo elaborou, ou desenhar, com a meticulosidade que lhe é peculiar, um corrimão de linhas minimalistas para tornar a escada da residência mais segura


Sobre a Casa Vogue


Casa Vogue é a revista de maior prestígio do Brasil em decoração, design, arquitetura e lifestyle. Autoridade máxima em comportamento e tendências, todos os meses ela encanta e inspira os amantes do bom viver.

Postar um comentário

0 Comentários