Otimização de mecanismos de busca: o que são?



Ao pesquisar soluções nos mecanismos de busca, encontra-se diversos serviços oferecidos por empresas que são capazes de ajudar na solução de qualquer tipo de problema.


Afinal, essas ferramentas são como uma bússola digital em que, ao surgir uma dúvida, termo ou pesquisa que precisamos fazer, logo se tornam respostas por meio delas, ajudando as pessoas a aprenderem todos os dias.


Buscar na internet revolucionou a ciência, a forma como atuamos em nossas profissões, nossa vida cotidiana e o que ainda é tão nítido quanto é o seu impacto para os negócios que vivem no meio online.


É perfeitamente normal em algum momento você estar com dor nas costas, procurar formas de resolver isso na internet e se deparar com uma ótima cadeira para escritorio com encosto, que promete diminuir a dor na sua coluna. 


Esse é apenas um exemplo, mas pense que isso se adequa a assuntos de diferentes naturezas. O mundo que os sites de busca descortinam é vasto e muito rico.


A seguir, entenda de forma simples como essas plataformas cresceram e a importância que elas têm, tanto para as pessoas quanto para as empresas. Acompanhe a leitura!

Mecanismo de busca: conceito

Você certamente já teve contato com o Google, certo? Essa pergunta soa até estranha porque esse site está tão no nosso cotidiano, que é indissociável seu uso durante grande parte dos nossos dias.


Mas uma coisa talvez nem todos saibam: o Google é o que chamam os especialistas da web de mecanismo de busca. Na verdade, este é o maior exemplo de ferramenta online de pesquisa e navegação por sites e endereços da internet.


A função básica dos buscadores, como o Google, é pesquisar qualquer coisa na internet. A partir dessa busca, seja uma frase ou uma palavra, os sites do banco de dados na internet aparecerão nos resultados. Mas isso não é feito de modo aleatório. 


Os sites de pesquisa fazem uma classificação das páginas de acordo com alguns critérios preestabelecidos, segundo as normas de cada mecanismo de busca. 


Assim, os resultados aparecem de forma ordenada por potentes algoritmos, que ajudam a identificar as páginas que mais se adequam às informações que você precisa e, também, aquelas que mais se preocuparam em dar uma boa experiência para os usuários.


Sabe quando você busca e aparecem os resultados no Google? Essa página geral e introdutória é a SERP (Search Engine Results Page, ou Página de Resultados dos Motores de Busca). 


Logo, quando você pesquisar sobre um computador completo, será neste endereço da web que verá os principais resultados que os mecanismos de busca separaram para você.

Como surgiram os mecanismos de busca

Falamos aqui sobre o Google porque ele de fato é o principal mecanismo de busca do mundo. 


São números que mostram isso: mais de 90% do mercado de pesquisa na internet é controlado por esta empresa, conhecida pelo seus escritórios no Vale do Silício, nos Estados Unidos. 


Bing, Yahoo e Baidu vêm atrás com cerca de 1% de market share cada. Entretanto, apesar da disparidade desses mecanismos de busca, o funcionamento acontece praticamente da mesma forma, com algumas mudanças nas normas e algoritmos de cada um. 


Embora existam vários outros sites mecanismos de pesquisa no mundo além do Google, como Bing, Yahoo! e Baidu, o funcionamento é praticamente o mesmo, com mudanças apenas de layout e na construção do algoritmo de busca.


Criado e lançado em 1990, especialistas afirmam que o primeiro mecanismo de busca do mundo se deu com o Archie Query Form, quando a internet para a população em geral era totalmente embrionária e rudimentar em comparação aos dias de hoje. 

 

Seis anos depois, o começo dos mecanismos de busca que conhecemos agora seria com o BackRub


Os princípios básicos do Google vieram justamente deste site, inclusive há algoritmos usados no BackRub, como o PageRank, que até hoje são utilizados, tamanha a sua importância. 


Dois anos depois, viria oficialmente o Google e a revolução dos mecanismos de busca. 

Atualmente, em países de língua inglesa, como Estados Unidos e Inglaterra, virou verbo de tão no centro das atenções que está para as pessoas.


Nesses países, é normal ouvir “Google it”, que seria o equivalente a “dá um Google aí”, em português. A diferença é que na nossa língua o principal mecanismo de busca se tornou um substantivo e não o verbo, porém o efeito de popularidade é o mesmo.

Qual é a importância desses mecanismos?

As últimas frases do tópico anterior mostram a importância dos mecanismos de busca. Eles estão tão inseridos na nossa vida que seria difícil imaginar viver sem eles. 


Se todos os serviços de busca caíssem, teríamos que recorrer novamente aos livros, enciclopédias para achar conceitos, termos e tirar quaisquer dúvidas que tivermos, seja uma simples dúvida, como qual impressora colorida profissional comprar.


É muito comum usar o Google como o ponto de partida para qualquer ação na internet. 


Geralmente, em vez de digitar o endereço completo do site, a ideia é colocar um termo rápido que o levará para o site de forma mais rápida através do mecanismo de busca.


Por isso, eles são tão importantes: qualquer pesquisa que você precise fazer, pode ter certeza que achará alguma coisa relevante nos resultados. 


Inclusive, alguns dos principais pontos que os mecanismos de busca oferecem são:


  • Pesquisa rápida; 
  • Resultados fáceis;
  • Comodidade na hora de navegar pela internet; 
  • Acuracidade nas buscas;
  • Experiência para os usuários;
  • Maior tráfego para os sites das empresas;
  • Maiores chances de aumento de receita empresarial. 

Informações confiáveis, que buscamos tanto em época de fake news, aparecem na sua tela em um piscar de olhos com os melhores resultados por causa dos algoritmos.


Caso você tenha a necessidade de pesquisar sobre descarte aparelhos eletronicos, certamente aparecerá na busca sites de extrema relevância, seja oficiais para um descarte correto ou uma empresa renomada que faz esse serviço.


A importância dos mecanismos de pesquisa se resume à qualidade da pesquisa e na forma em que pessoas, serviços e empresas acabam se conectando, porque precisam pesquisar uns aos outros para se retroalimentarem. 

Como ocorre a classificação das páginas

A importância dos mecanismos de pesquisa não se resumem somente a isso. Dentro das etapas de funcionamento, há uma muito importante, que é a de classificação e ranqueamento das páginas, essencial para os usuários e para as empresas.


Lembra da SERP? É a partir dela que aparecerão os principais resultados nos mecanismos de busca. Ou seja, se você estiver procurando por etiqueta adesiva, é na SERP que você verá as páginas para avaliar e entender se aquela busca fez sentido ou não;


A definição do que aparece em primeiro essencial, principalmente para as empresas, visto que a tendência é que quanto mais o site ficar nas primeiras posições da SERP, mais tráfego terá e, portanto, maiores chances de vendas e conversões. 


Os sites que aparecem nos primeiros lugares entram nos critérios que os algoritmos mais buscam, conhecidos como Search Engine Optimization (SEO). 


São analisados alguns fatores, como qualidade e tamanho do conteúdo, originalidade na abordagem do assunto, como os sites usam seus títulos, relevância do domínio da página, acessibilidade a deficientes visuais e auditivos, links importantes para o usuário, etc.


Ademais, o SEO é importante porque é uma estratégia de marketing digital que qualquer empresa pode implementar. Basta estudar os fatores impostos pelos mecanismos de busca e passar a colocar em prática em seu site. 


A mudança será grande nas classificações de suas páginas e isso pode ser o que chamam de game changer para o seu negócio de buffet de evento empresarial. Ou seja, vai mudar a forma como sua empresa é vista na internet. 


Como já falamos, as primeiras posições são definidas com base nos sites que mais se tornarem responsáveis quanto às práticas SEO. Isso trará fluxo e tráfego para o seu empreendimento de forma digital. 


Com um maior número de pessoas conhecendo o seu negócio ao acessarem suas páginas na web, maiores serão as oportunidades de fechar vendas, colocar seus produtos à mostra e oferecer serviços, como o de entrega de documentos de motoboy para empresas.


Isso tudo para dizer que sim, você pode ter um aumento de receita significativo se apostar no SEO e em seu impacto para os resultados nos mecanismos de pesquisa.


Assim, como isso é muito bom para as empresas, usar o SEO é bom para os usuários também. Se as empresas ofertam um conteúdo de qualidade e um site que atenda todas as necessidades dos clientes, isso também é bom para o usuário.


Quem não quer facilidade, uma resolução rápida dos problemas e comodidade na hora de navegar pela internet e encontrar aquele adesivo cola para piso vinilico que você tanto procurava? É isso o que o SEO faz. 

Considerações finais

Por fim, os mecanismos de busca, como vimos aqui neste conteúdo, são essenciais por estarem em nossas vidas, de forma tão ligada que é quase impossível imaginar uma rotina sem eles.


Além disso, são os melhores parceiros das empresas, visto que conseguem mais tráfego em seus sites por meio deles, e os usuários podem encontrar informação de qualidade a partir da classificação dos serviços de busca.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários