Confira 5 razões para investir em um site para seu negócio



Ter um site para seu negócio é importante para garantir a presença digital dele. O site é a base de qualquer outra ação ou canal que uma marca queira sustentar na web.

Você pode ter um blog, um perfil bem elaborado nas redes sociais e criar anúncios bem segmentados, mas é no site que o consumidor vai conhecer mais sobre sua empresa, o que ela faz e poderá comprar seus produtos e serviços.

A internet é o principal canal de comunicação e divulgação, sem ela, a organização corre o risco de ser esquecida e dominada pela concorrência.

Um site bem estruturado deixa sua organização a poucos cliques de distância e funciona como um cartão de visita para os clientes.

Mesmo fazendo uma divulgação em outras plataformas, nenhum outro canal vai solidificar tão bem o seu negócio no ambiente virtual.

Entretanto, não basta apenas criar o site e esperar que tudo aconteça, é necessário compreender sua importância, entender o conceito de identidade visual, saber sobre a importância da presença na web e a importância dele para o marketing digital.

Presença na internet: entenda sua importância

Mais da metade dos brasileiros estão conectados, de acordo com um relatório divulgado em 2018, o que significa que seus clientes também estão.

Sendo assim, é a presença digital que vai impulsionar o alcance do negócio e trazer mais resultados para ele.

Além do mais, seus concorrentes também estão conectados, o que significa que seus potenciais clientes estão pesquisando os produtos e serviços que você vende.

Por exemplo, um usuário que pesquise sobre estampagem no Google, vai obter como resultado empresas que oferecem esse serviço. E as empresas que fazem esse trabalho e não têm um site, não serão encontradas.

Só que além de criar um site institucional, é necessário saber trabalhar a identidade visual do negócio. Vamos explicar seu conceito no próximo tópico.

O que é identidade visual?

Identidade visual é a construção de vários elementos gráficos e visuais que criam uma impressão sobre a personalidade da empresa, transmitindo seus valores e mostrando de que modo ela vê o mundo.

Assim como as pessoas, as organizações precisam de uma identidade. Os indivíduos possuem características físicas que os distinguem uns dos outros, e as marcas mais bem posicionadas no mercado também.

Para que seu negócio seja reconhecido em seu mercado e tenha sucesso em seu nicho, precisa destacar suas melhores qualidades para que seja único e interessante perante os consumidores.

Em um mercado saturado, somente uma boa identidade visual faz uma companhia ser reconhecida e lembrada nos momentos de compra. 

Trata-se da personalidade da empresa e do modo como ela se expõe ao mundo.

Quanto melhor e mais caprichada ela for, mais espaço a marca vai ganhar. É por isso que algumas organizações chegam a ser reconhecidas pelo público apenas por suas cores.

Desde uma empresa de instalacao eletrica de alta tensao até outras dos mais variados setores, a identidade visual reúne elementos, como:

  • Logomarca;
  • Tipografia;
  • Paleta de cores;
  • Materiais para divulgação;
  • Mídias digitais;
  • Site.

O site é um dos canais que precisam contar com a identidade visual da marca. 

Seria estranho se, por exemplo, ao entrar no site de uma empresa que tenha um logo azul e branco, encontrássemos um layout predominantemente de outra cor.

Portanto, agora que você já sabe o que é identidade visual, no próximo tópico, vamos mostrar algumas razões para investir nesse canal. Continue a leitura.

Por que investir em um site?

O site é a base para qualquer estratégia de marketing digital que sua empresa pretende investir. E é por meio dele que o negócio obtém as seguintes vantagens:

1.    Custos reduzidos com divulgação

A internet é o maior meio de comunicação, e o site de uma empresa de avaliacao patrimonial a valor de mercado garante visibilidade, aumenta as chances de sucesso e o reconhecimento da marca.

É um canal de fácil acesso, que traz uma boa quantidade de informações e atinge o público-alvo. 

Entretanto, é necessário mantê-lo atualizado, fornecer todas as informações importantes e divulgar os produtos e serviços.

2.    Aumenta as vendas

O site funciona como uma vitrine virtual para o seu negócio, o que lhe permite expor e vender qualquer tipo de produto e serviço, para qualquer lugar do mundo, 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.

Essa presença online constante permite que os clientes tomem decisões favoráveis nos momentos de compra, optando pela sua empresa ao invés de outra.

3.    Ambiente exclusivo

Ao contrário do que acontece nas redes sociais, em um site, um fabricante de estacao de trabalho com divisoria não precisa disputar espaço com outras empresas.

Ao ter seu próprio domínio, a companhia cria uma plataforma exclusiva, layout de acordo com sua identidade visual e gerenciador próprio, além de poder atender plenamente às necessidades do público-alvo.

Ademais, as redes sociais são passageiras, e uma substitui a outra, como já aconteceu com plataformas como Orkut e Myspace. 

O site é insubstituível e as informações que você publicar nele ficarão disponíveis enquanto quiser.

4.    Melhora o relacionamento com os clientes

Por meio de um domínio próprio, seu negócio consegue manter um relacionamento próximo com os clientes e potenciais clientes.

Só que, para isso, ele deve ser visto como plataforma de conteúdo, com materiais relevantes, que educam e esclarecem as principais dúvidas do público-alvo.

É assim que os consumidores vão perceber que podem confiar em uma empresa de alimentacao hospitalar.

Também é uma forma de gerar engajamento, fidelizar clientes, captar leads e convencer os consumidores acerca dos benefícios dos seus produtos.

5.    Mensuração de resultados

Existem várias ferramentas que mostram como está o desempenho do site.

Uma delas é o Google Analytics, que mostra informações como origem do tráfego, páginas mais visitadas, dentre outros dados.

Por meio deles, é possível melhorar as estratégias e a plataforma em si, entender o comportamento dos visitantes, tomar decisões, otimizar os links, dentre outras ações.

Importância do site para as estratégias de marketing

Até aqui, você entendeu por que uma empresa e até um consultório de cirurgia dentaria estetica, precisa investir em um site. 

E essa plataforma também é essencial para as estratégias de marketing digital.

O marketing digital tem como meio de divulgação os canais presentes na internet, como o site, blog, redes sociais, e-mail, dentre outros da web.

Entretanto, o domínio institucional é o ponto de partida dessas estratégias. Por exemplo, se o cliente clicar em um anúncio, ele será direcionado para o site da marca.

Ao ver uma publicação nas redes sociais e clicar nela, será direcionado para o mesmo lugar.

Nesse sentido, esse canal é um dos principais objetivos do marketing digital, afinal, é por meio dele que as pessoas realmente vão conhecer a empresa, buscar informações e se tornarem clientes.

Em outras palavras, é para o site que um fabricante de desinfetante 5 litros vai levar os seus clientes, usando como “caminho” as ações em marketing digital.

Com base nisso, conseguimos começar a entender a importância de ter um site realmente profissional, pois isso ajuda a conquistar mais clientes, e claro, a fazer mais vendas.

Um site profissional precisa ser hospedado em uma boa plataforma, que traga benefícios para a organização e seus clientes.

A partir do momento em que ele está pronto e bem produzido, seu negócio pode começar a planejar as estratégias de marketing digital.

E para que ele seja ainda mais eficaz na captação de novos clientes, precisa contar com algumas estratégias, como SEO (otimização para sites de busca), estratégias de e-mail marketing, anúncios pagos e compartilhamento nas redes sociais.

Dessa forma que um fabricante de divisoria acustica vai transformar o seu domínio em um ambiente propício para divulgação de conteúdos e vendas.

Conclusão

Hoje em dia, se você procurar por uma empresa na internet e não encontrar o seu site, fica desconfiado.

A ausência dessa plataforma coloca em dúvida até mesmo a idoneidade do negócio e sua honestidade.

Mesmo que o perfil nas redes sociais esteja cheio de seguidores e que o blog esteja recheado de bons conteúdos, nada substitui o profissionalismo de um site institucional.

É por meio dele que o seu negócio vai, de fato, se posicionar na internet e falar um pouco mais sobre si e sobre as soluções que tem a oferecer.

Sendo assim, neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre a importância desse canal e quais são as razões para investir. 

Visto que ter um site vai fazer toda a diferença para o crescimento da sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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