Treinamentos: qual sua importância e por que investir?



Os treinamentos corporativos são importantes para o desenvolvimento das competências dos colaboradores dentro das organizações. É por meio dessa prática que eles desenvolvem suas habilidades e se tornam mais produtivos.

Com base nisso, fica claro que investir em treinamento ajuda a desenvolver e a educar os funcionários, o que faz toda a diferença nos resultados e na qualidade das estratégias.

As organizações precisam ir além de apenas oferecer bons salários e benefícios, visto que é essencial proporcionar um ambiente de trabalho favorável e proporcionar o aprendizado em seu interior.

Contar com funcionários capacitados, produtivos e motivados é fundamental para que os objetivos da companhia como um todo sejam alcançados, afinal, o capital humano é o que produz e traz lucros.

Isso significa que mesmo que a empresa invista nas melhores tecnologias, precisa contar com as pessoas. Ademais, a cada nova ferramenta adotada, é imprescindível que os colaboradores saibam manuseá-la.

O treinamento é o melhor caminho para valorizar seu pessoal e fazer o negócio crescer. Por isso, neste artigo, vamos explicar o conceito de treinamento, como fazê-lo e quais são suas vantagens. Se você tem dúvidas, fique com a gente até o final.

Entendendo o conceito de treinamento

O treinamento corporativo é uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas. Por meio dele, é possível desenvolver a habilidade dos colaboradores, tanto técnicas quanto comportamentais, com o objetivo de aprimorar a execução das tarefas.

Ao oferecer um treinamento, a organização pode optar entre o presencial ou remoto (por meio de plataformas), sendo desenvolvido por ela mesma ou por uma empresa especializada.

Todos os setores e cargos podem receber um treinamento, desde que esteja relacionado aos objetivos e desejos da corporação.

Manter o funcionário em desenvolvimento por meio de um curso de automacao industrial completo é essencial, e sabendo disso, cada vez mais empresas têm investido nessa prática.

Segundo uma pesquisa de 2019 e 2020 realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento e Integração Escola de Negócios (ABTD), a indústria é o setor que mais investe nesse sentido, enquanto o comércio investe menos.

O período anual de horas de treinamento realizado para cada colaborador é de 15 horas por ano, segundo esse mesmo levantamento.

Geralmente, esse investimento é voltado para os líderes, alta liderança, gerência, supervisão e colaboradores em geral, de áreas industriais, administrativas e comerciais.

Os treinamentos voltados para a liderança têm como foco o desenvolvimento de habilidades comportamentais, enquanto os colaboradores aprendem conhecimentos técnicos ou têm acesso a informações obrigatórias de sua área.

Quando uma empresa de entrega expressa de documentos investe em treinamento, proporciona capacitações que ajudam a ampliar e a alavancar o desempenho de seus profissionais em diferentes cargos.

Dessa forma, ela pode desenvolver competências em seus colaboradores para que eles se tornem mais produtivos.

Desenvolvendo um treinamento corporativo

Agora que você já entendeu o conceito de treinamento, neste tópico, vamos mostrar como eles podem ser trabalhados pelo seu negócio.

Para desenvolver e implementar um bom treinamento, existem algumas etapas essenciais para seu sucesso. São elas:

1 - Realizar uma análise da companhia

Entenda quais são as demandas dentro do seu negócio, assim, torna-se mais fácil saber o que precisa ser aprimorado entre os setores.

A partir disso, divida as necessidades de cada departamento por categorias, como técnicas, operacionais e comportamentais, e não se esqueça de considerar os treinamentos obrigatórios relacionados a legislações e tecnologias.

Mapeie as competências e dificuldades individuais para saber quais acompanhamentos são necessários.

Você deve fazer esse diagnóstico ouvindo todos os colaboradores, não apenas líderes e gestores. É dessa forma que sabe-se todas as necessidades do negócio, desde a necessidade de um laudo avcb corpo de bombeiros até novas estratégias em vendas.

2 - Estudar o público

Identifique e entenda o público para o qual o treinamento será direcionado. Para isso, é necessário responder a algumas perguntas, como:

  • A qual setor pertence;
  • Atividades desempenhadas;
  • Perfil demográfico e comportamental;
  • Dores e potencialidades;
  • Como o treinamento pode ajudar.

É dessa maneira que você vai entender quem é o público-alvo do treinamento, como ele deve ser abordado, conteúdo a ser trabalhado e seu foco.

3 - Planejar o treinamento

Planeje o treinamento de acordo com os objetivos e metas da empresa. Veja qual é o orçamento disponível, se será feito pela própria companhia ou se ela vai contratar uma especializada e a frequência do treinamento.

Caso um fabricante de cortina para janela de sala escolha contratar um terceirizado, é necessário pesquisar bem e buscar parceiros confiáveis que caibam no orçamento.

Agora, se o treinamento for elaborado pela própria empresa, é importante saber quais materiais são necessários, quem será o instrutor responsável, qual será o cronograma e como as turmas serão separadas.

4 - Determinar o conteúdo

Nesta etapa, é necessário levantar tópicos essenciais para os conteúdos, por meio de materiais criativos e dinâmicas que chamem a atenção dos participantes.

Mostre situações comuns dentro da companhia e incentive a criação de soluções com base nos novos conhecimentos adquiridos. Também é interessante que o conteúdo seja interativo para que os colaboradores possam interagir entre si.

Veja quais são as falhas e necessidades para compor o conteúdo. Para isso, defina os objetivos do treinamento, evitando que os materiais sejam apenas divertidos, visto que eles devem agregar informação.

Veja se alguns conteúdos podem ser disponibilizados remotamente, assim, os funcionários de um fabricante de armario aco escritorio podem estudar a qualquer momento e de qualquer lugar.

No caso de treinamento presencial, não deixe de conferir a estrutura física do espaço, materiais necessários, salas adequadas, computadores, água, serviços de coffee break, dentre outros quesitos.

5 - Convocar os treinandos

O modo como a empresa aborda os treinandos é imprescindível, pois às vezes ele pode interferir no engajamento e no interesse dos colaboradores.

Implemente uma cultura organizacional que valoriza o aprendizado e o crescimento pessoal, ressaltando que o treinamento é fundamental na rotina corporativa. 

Com isso, os funcionários se sentirão mais motivados e menos resistentes ao evento.

Faça uma boa divulgação e vá além de memorandos e e-mails. Uma boa dica é fazer um vídeo convocando todos os participantes, mostrando as vantagens do treinamento para seu crescimento pessoal e profissional.

Vantagens do treinamento corporativo

O treinamento corporativo traz muitos benefícios para uma empresa de administracao de restaurante corporativo e outras de diferentes segmentos.

Ele melhora a motivação e a confiança dos colaboradores, algo muito importante para que as atividades sejam realizadas de maneira eficaz.

Funcionários bem treinados têm plena confiança em suas capacidades técnicas e desenvolvem um perfil comportamental mais adequado.

O clima organizacional também melhora, visto que o treinamento permite que os colaboradores conheçam uns aos outros. Consequentemente, haverá mais entrosamento entre os times, a visão de sua importância se destaca e a confiança aumenta.

Se um pet shop oferece um curso de auxiliar de veterinario e banho e tosa para seus funcionários, eles vão se sentir mais motivados e saberão como executar cada tarefa.

Isso otimiza o tempo de trabalho, evitando erros e garantindo que os processos sejam mais eficientes. Portanto, o treinamento também é essencial para aumentar a produtividade.

Outra vantagem inquestionável desse investimento é a retenção de talentos. Se o profissional é incentivado a se desenvolver, ele se sente mais valorizado e realiza suas tarefas com mais confiança.

O colaborador passa a entender a necessidade do serviço que presta, o que reduz a necessidade de buscar oportunidades em outras organizações.

Por fim, se uma empresa de avaliacao predial para formulario está em contínua atualização e desenvolvimento, consegue se destacar em meio à concorrência e conquistar um espaço maior em seu mercado de atuação.

Com isso, ela consegue propor soluções com mais facilidade e resolver seus problemas de maneira autônoma, sem depender do auxílio de outros especialistas.

Se você oferece conhecimento aos seus colaboradores, consegue transformá-los em verdadeiros talentos. Com isso, todo o desempenho da companhia melhora e ela passa a alcançar os resultados almejados com mais facilidade.

Isso se reflete na solução final entregue aos clientes, que terá mais qualidade e capricho. Consequentemente, eles se sentirão mais satisfeitos, o que vai impactar de maneira positiva na imagem da companhia.

Conclusão

Treinar os colaboradores é investir em capital humano, o recurso mais valioso que uma organização pode ter. São eles que executam as tarefas e estão em contato com seus clientes, portanto, precisam sempre se aprimorar em suas atividades.

O treinamento serve exatamente para isso, e além de levar informação para os funcionários, ainda consegue melhorar suas capacidades e fazer com que descubram novas habilidades e talentos.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre o conceito de treinamento corporativo, de que forma ele pode ser desenvolvido e suas vantagens. Com base nessas informações, sua empresa vai chegar em novos patamares, com colaboradores bem preparados. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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