5 indicadores de desempenho financeiro que você precisa acompanhar



Utilizar indicadores de desempenho financeiro é uma excelente maneira de verificar o andamento da sua empresa, garantindo que ela está no caminho certo com relação ao capital e à sua lucratividade.

Portanto, estas ferramentas são fundamentais para um bom acompanhamento de um negócio. Assim, uma administracao de restaurante corporativo tem muito mais noção da situação financeira do estabelecimento.

Estes indicadores mostram o quanto foi faturado ou qual foi o lucro obtido em um determinado período, além do impacto de custos da empresa e outras informações relacionadas. A gestão financeira de uma empresa é crucial para o sucesso da mesma.

Por isso, é importante manter um diagnóstico detalhado desse tipo de informações, ajudando a equipe de gestão a pensar em soluções e tomar decisões adequadas visando uma melhoria no contexto da saúde financeira.

Portanto, entender os principais meios de medição para estes indicadores é parte essencial de seu trabalho. As medições precisam ser feitas com inteligência e dados corretos para alcançar resultados efetivos.

Nesse aspecto, a tecnologia tem sido uma grande aliada das corporações. Isso porque com a transformação digital, muitos recursos acabaram sendo automatizados, e isso não é diferente em questões financeiras.

A utilização de sistemas de gestão ajuda a controlar de maneira muito mais efetiva as entradas e saídas de uma empresa de avaliacao predial para formulario, o que possibilita que os envolvidos na negociação sejam capazes de trabalhar com mais segurança.

Através da utilização de inteligências artificiais com o conceito de Big Data, uma companhia consegue relatórios atualizados frequentemente.

Essa ferramenta obtém uma série de dados com velocidade muito superior à de qualquer pessoa e os compila em ferramentas para análise.

Em seguida, é possível inserir diversos relatórios em um armario aco escritorio para armazenar e ter sempre em mãos quando preciso.

Assim, o gestor terá informações recentes da empresa, aproveitando para tomar decisões de maneira muito mais assertiva e sem perder espaço na hora de determinar que tipo de caminho tomar para o sucesso financeiro.

Afinal, do que se tratam os indicadores financeiros?

Toda a análise de uma empresa é feita com base em métricas de controle, também conhecidas como KPIs, ou Key Performance Indicator.

Referem-se a indicadores relevantes para entender a performance de sua companhia, seus resultados e os motivos de eles estarem dessa maneira.

Existem KPIs para diversos elementos da empresa, desde o alcance de ações publicitárias ao controle de estoque. Dentre todas as opções, algumas das mais importantes são os indicadores financeiros.

A saúde financeira de sua empresa de entrega expressa de documentos é o que define se suas atividades irão continuar ou não. Trata-se de um instrumento essencial, o motivo pelo qual a organização produz e vende seus produtos ou serviços.

Por isso, as ações de controle em cima das finanças da empresa se tornam muito relevantes para conquistar o espaço no mercado, assumindo uma posição de liderança e tomando a frente na concorrência.

Através dos indicadores, uma companhia consegue entender se suas ações estão gerando caixa para cobrir todos os seus custos, ou se há algum impeditivo que precisa ser observado.

É um erro comum, principalmente de gestores iniciantes, olharem apenas o resultado das vendas. Ao avaliar através de relatórios emitidos com impressao digital o andamento de sua empresa, é possível ter um conceito muito mais amplo.

Embora sejam uma métrica relevante, o resultado de vendas não apresenta muito sobre a situação da empresa, sobretudo levando em conta o desempenho da companhia com relação a gastos e outros detalhes.

Por isso, é preciso ter em mente alguns dos principais indicadores financeiros que podem fazer a diferença em sua análise, criando um ambiente corporativo mais tranquilo e confiante.

Por dentro dos indicadores básicos do mercado

Para obter os resultados desejados, é importante se atentar a uma série de KPIs que podem dar respostas essenciais para a sua empresa. 

Alguns destes elementos são tão importantes que é preciso ter uma atenção especial para eles.

Por isso, na lista abaixo, estão alguns dos principais indicadores financeiros que podem ser utilizados para conseguir compreender melhor sua empresa e como ela está funcionando atualmente, além de elementos que possam melhorar no futuro.

1. Índice de faturamento

Este é um dos índices fundamentais para qualquer organização. O faturamento é a soma de todos os valores obtidos com vendas de produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

Normalmente, essa métrica utiliza um período pré-determinado, que pode variar entre o mensal e o anual. Isso significa que todo o valor de entrada em sua empresa deve ser contabilizado dentro do faturamento.

Aqui, você conseguirá compreender o quanto sua assistencia tecnica lg smart tv está rendendo no mercado.

É importante ter em mente que você precisará lidar com valores reais quando o assunto é faturamento. Isso significa que, ao receber um valor em parcelas, é fundamental que apenas a parcela entre no faturamento.

Dessa maneira, você consegue ter uma média de qual valor a empresa está conseguindo gerar, identificando se o desempenho de vendas está adequado ou se é necessário fazer ajustes e acertos orçamentários para conseguir explorar melhor seus recursos.

O faturamento também tem um impacto direto nos cálculos de juros e impostos que a companhia deve pagar aos órgãos regulamentadores, utilizando esta métrica como base para atualização do regime tributário da mesma.

Existem dois tipos comuns de faturamento que são utilizados nas métricas, sendo o bruto e o líquido. Enquanto o primeiro utiliza um cálculo mais simples, o segundo tem um valor mais aproximado da realidade.

Isso porque no líquido já são deduzidos do valor todos os problemas relacionados a vendas e impostos devidos, apresentando uma quantia real para utilizar.

Então, você pode usar uma etiqueta adesiva branca multiuso para separar esses relatórios, tendo mais facilidade em compreender a diferença entre os dois.

2. Conceitos de lucratividade

Embora o termo possa confundir a primeira vista, a lucratividade não é o mesmo que lucro. Lucro é o valor conquistado depois que você elimina do faturamento bruto todos os dividendos relacionados à empresa.

A lucratividade, entretanto, é o potencial que a companhia tem de gerar lucro. Este é um valor percentual, que simboliza o quanto uma organização é capaz de ser lucrativa em suas atividades.

A melhor forma de identificar esse valor é através de um cálculo simples. Assim, sua consultoria de laudo avcb corpo de bombeiros conseguirá compreender melhor seu potencial de lucro.

A porcentagem de lucratividade trata-se do percentual direto da relação entre o lucro conquistado pela empresa e o valor obtido no cálculo de faturamento bruto. Esse resultado é o quanto uma companhia consegue extrair de suas vendas.

3. Ponto de equilíbrio

Este KPI indica o momento em que a receita da empresa se torna exatamente igual a soma de custos e despesas. Isso significa que o lucro líquido se iguala a zero. Dessa maneira, é possível ter uma ideia do valor real.

Com o cálculo do ponto de equilíbrio, pode-se calcular exatamente quanto dinheiro a empresa precisa fazer ao longo de um período para conseguir bancar suas operações, sem ter nenhum tipo de prejuízo.

O ponto de equilíbrio está longe de ser uma meta a se alcançar em qualquer empresa, mas serve como um excelente ponto de partida para identificar o mínimo de produtos ou serviços que precisam ser vendidos para evitar resultados negativos.

Para conseguir ter uma ideia mais clara sobre o ponto de equilíbrio, é importante se atentar ao cálculo que o identifica, que é a divisão dos custos e despesas fixadas pela margem de contribuição, que falaremos a seguir.

4. Margem de contribuição

Essa métrica utiliza o ganho bruto sobre as vendas para ser definido. Isso significa todo o valor que fica para a empresa depois que os custos de produção e impostos sobre um determinado produto ou serviço são pagos.

Esse dinheiro normalmente é utilizado para constituir uma série de elementos, como:

  • Lucro dos sócios e acionistas da empresa;
  • Folha de pagamento de colaboradores;
  • Manutenção da empresa;
  • Contas básicas (aluguel, água, luz).

Por isso, a margem de contribuição é um dos principais indicadores para avaliar o desempenho da empresa do ponto de vista financeiro, identificando se o valor recebido é suficiente para pagar todos os custos e ainda apresentar um resultado positivo.

5. EBITDA

Essa é uma sigla para Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization, ou em tradução livre, significa “lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”.

Trata-se de uma taxa que indica o quanto a empresa consegue gerar de recursos, ignorando todos os descontos financeiros e impostos. Isso significa que você consegue obter através desta métrica o real potencial de gerar caixa que a empresa produz.

Este é um elemento fundamental para os gestores identificarem a capacidade e eficiência da organização frente à concorrência.

Considerações finais

Os indicadores de desempenho financeiro são recursos fundamentais para uma empresa conseguir explorar todo o seu potencial. Através deles, é muito mais simples identificar os pontos que precisam ser revisados em sua estratégia e quais seguir.

Manter a saúde financeira pode ser um trabalho que demanda tempo, mas é importante pensar em estratégias e recursos para conseguir reverter a situação quando se tem as informações à disposição, graças a estas métricas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários