Gestão de Marketing: entenda o que é e como fazer


A gestão de marketing é um processo necessário para as empresas, visto que ela compreende todo o processo de geração de ações e de planejamentos, garantindo que a companhia tenha ações melhor executadas ao longo de um determinado período.

Muitos indivíduos ainda têm o pensamento errôneo de que o marketing é simplesmente fazer ações que divulguem um produto ou serviço.

A verdade é que o trabalho do marketing é muito mais abrangente, envolvendo muito estudo e técnicas. Com um computador completo, você consegue explorar com compleição seu potencial.

Por conta disso, ter um gestor para a área, alguém que saiba realizar as tarefas necessárias com qualidade e apresentar conteúdos diferenciados para aplicar novas estratégias na empresa, torna-se fundamental.

As ações de marketing isoladamente podem até ter resultados positivos, mas, normalmente, estes são datados.

Logo, a importância de um bom posicionamento da empresa deve ser frequente e constante, com estratégias sendo testadas e avaliadas por sua efetividade.

Por isso, é essencial pensar nos resultados que uma empresa pode explorar, sobretudo com alguns tópicos em particular que são relevantes para o trabalho de um gestor, incluindo a criação de acao de marketing promocional e similares.

A figura do profissional de marketing deve estar constantemente buscando aprimoramento para a empresa, utilizando conceitos como:

  • Planejamento;
  • Estratégia;
  • Pesquisa;
  • Análise.

Todas estas ferramentas são essenciais para conseguir aplicar os resultados positivamente na empresa, e o gestor de marketing ficará responsável por todos estes atributos, identificando as atividades mais relevantes para executar estas ações com sucesso.

Afinal, o que é gestão de marketing?

A gestão de marketing nada mais é do que um grupo de atividades que envolve as ações relacionadas ao marketing de uma companhia, tanto com relação a processos e estratégias quanto com relação a pessoas, lidando com a liderança de sua equipe de colaboradores.

O gestor tem como principal objetivo cumprir as metas e objetivos através das ações publicitárias que serão realizadas. Assim, uma administracao de restaurante corporativo terá muito mais qualidade em suas ações de marketing.

Em uma análise, o guru Philip Kotler determina a gestão de marketing como a arte e a ciência de escolher corretamente os mercados para a empresa, construindo uma relação lucrativa com os clientes através de análise, planejamento e controle.

Estes processos, administrativamente falando, são parte de qualquer tipo de rotina de trabalho para uma organização, independente do tipo de gestão que esteja em foco.

A grande diferença aqui é que, por se tratar de uma gestão de marketing, as atividades estão todas voltadas para o mercado. 

O primeiro pensamento de qualquer pessoa ao ouvir o termo marketing é vincular a propaganda e a publicidade.

Embora estes fatores estejam interligados ao marketing, a gestão oferece um controle muito maior, uma vez que todas as atividades relacionadas à pesquisa, conhecimento do público, inovação sobre produtos e serviços e outras estratégias estão conectadas.

Logo, uma fabricante de 3m equipamentos de protecao abafador de ruido consegue um alcance muito maior com uma boa gestão de marketing.

Por lidar com várias áreas que aparentemente não conversam entre si, é fundamental a figura de um gestor para controlar as operações e identificar o que precisa ser aplicado corretamente, permitindo que a empresa alcance objetivos ainda maiores.

Qual o trabalho de um gestor?

Diversas empresas acabam não adotando uma área exclusivamente de marketing, seja por restrições orçamentárias ou falta de conhecimento acerca do tema. Isso faz com que gestores de outras áreas acabem tomando parte do trabalho de marketing para si.

Embora seja uma solução razoável, muitas vezes as ações ficam aquém de um trabalho realizado por um profissional especializado, que saberá dar muito mais atenção a um ponto específico de sua ação.

O gestor de marketing é uma pessoa que conhece e estuda o mercado, capaz de traçar estratégias e rotas para que a companhia consiga alavancar resultados de forma impressionante.

Isso porque um gestor de marketing sabe o que precisa fazer para conquistar o engajamento certo para sua empresa, pois vender uma camera de seguranca para condominio se torna um trabalho mais simples com alguém que entende o mercado.

Ele se dedica exclusivamente a lidar com o mercado e com o impacto que sua empresa causa nele, identificando pontos fortes e fracos.

As qualidades de sua companhia são exaltadas pelo trabalho do gestor de marketing, conseguindo alcançar o mercado da maneira certa e atraindo olhares do público, curiosos para saber tudo o que o negócio tem a oferecer.

Por outro lado, o gestor também identifica as fraquezas e pontos a melhorar, incentivando os colaboradores a encontrarem alternativas e soluções para conseguir desenvolver um trabalho ainda melhor.

Como fazer um processo de gestão de marketing?

Agora que você já entendeu um pouco da importância do trabalho de gestão de marketing, é essencial pensar em formas de aplicá-lo no seu dia a dia.

Por isso, existem alguns pontos que são fundamentais para colocar em prática esse tipo de atividade. Assim, caso seja necessário gerir os serviços de entrega de documentos de motoboy para empresas, conseguirá fazê-los com mais qualidade.

1 - Defina as metodologias

O primeiro passo é identificar qual metodologia de gestão é mais compatível com a empresa e colocá-la em prática. Estes modelos servem para ajudar a inserir as corporações no rumo correto para atingirem seus objetivos.

Isso funciona da mesma maneira para a gestão de marketing, uma vez que as metas e objetivos são o norte para a criação de estratégias que serão utilizadas para alavancar as vendas.

Uma das maiores ferramentas de mercado é o marketing ágil. Este é um processo que adapta a metodologia ágil, comum em outras áreas da empresa, diretamente para ações deste tipo.

Antes de realizar um processo de destruição documentos, por exemplo, é fundamental verificar se isso está ou não de acordo com a metodologia aplicada.

A metodologia ágil tem como principal premissa o trabalho em ciclos curtos, onde o foco total é no consumidor. Dessa maneira, as análises de resultados também são mais curtas, permitindo um controle mais afirmativo sobre as ações.

Em um mercado cada vez mais competitivo, é comum que as ações de marketing estejam sempre em constante mudança. Por isso, optar por uma metodologia que acompanhe as alterações mercadológicas pode ser uma grande fonte de sucesso.

Alguns gestores mais conservadores podem optar por outras metodologias, algumas que se atentem mais à pesquisa e ao estudo da empresa para apresentar resultados.

O importante é que a figura do gestor consiga encontrar os resultados corretos com estas ações.

2 - Trabalho em equipe

Um outro ponto para ser aplicado nas ações de marketing é ter uma equipe em sinergia, e um bom gestor é capaz de montar um time com capacidades que se complementam, obtendo um time forte e coeso.

Então, cabe a ele criar um ambiente de trabalho adequado, onde estas pessoas se sintam valorizadas e dispostas a produzir mais pela empresa. Assim, é muito mais fácil conseguir encontrar os resultados esperados.

Por conta do orçamento, muitas vezes a equipe mais reduzida é justamente a de marketing. Não é comum encontrar um gestor sozinho ou com apenas um colaborador.

Entretanto, independente da quantidade de pessoas na equipe, o principal ponto é a complementação.

Encontre um profissional que seja capacitado em áreas que você ainda não domina. Dessa maneira, a troca de experiências e informação acabará sendo um bom balanceamento para conseguir explorar melhor a gestão de marketing.

Sua equipe também sofrerá um forte impacto da metodologia escolhida para o trabalho. Isso porque algumas dessas técnicas aplicam conceitos mais amplos, onde cada colaborador tem mais autonomia para criar, enquanto outras são mais restritivas.

É importante que todos da equipe se sintam confortáveis em trabalhar na metodologia escolhida, dessa maneira, é possível explorar melhor as capacidades de cada colaborador sem gerar um descontentamento por parte dos profissionais.

Um time estimulado é o grande segredo para o sucesso quando o assunto é trabalhar em equipe, e o gestor deve ser o provisionador desse tipo de ação para conseguir melhores resultados.

3 - Atenção à estrutura

O gestor de marketing também precisa tomar alguns cuidados com relação à formação corporativa, não apenas ao que diz à estrutura física, como a presença de abrasivo bordas reta.

Embora o foco seja a negociação e o impacto do mercado na empresa, é função de um gestor tornar o trabalho eficiente e seus colaboradores confortáveis com isso.

Portanto, criar um bom ambiente de trabalho é fundamental. As ações estratégicas e valorização do trabalho são um excelente caminho a seguir, mas em alguns casos, é preciso efetivamente buscar uma boa estrutura.

Isso significa equipamentos de qualidade e mobiliário confortável para que a equipe consiga desenvolver melhor o trabalho enquanto estiver em suas atividades.

Considerações finais

A gestão de marketing é um passo importante para qualquer companhia que deseja alcançar o crescimento no mercado. As ações estipuladas pelas empresas para se posicionar melhor devem passar por diversos impactos e ações.

Por isso, é essencial se atentar a todas as possibilidades de engajamento que possibilitem sua companhia se tornar uma liderança no nicho em que atua, aumentando as chances de conversão de vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postar um comentário

0 Comentários