Treinamento: 3 dicas para desenvolver habilidades de forma inovadora


Trabalhar o desenvolvimento de habilidades profissionais é importante para as pessoas e para as organizações.

O sucesso da corporação está relacionado a uma boa gestão e a times bem preparados para exercer suas funções. É daí que surge a necessidade de investir em treinamentos com foco no desenvolvimento de pessoas.

Assim, a companhia consegue alcançar seus objetivos e superar os obstáculos que surgem ao longo do caminho.

Por outro lado, quando os profissionais não são bem preparados, não oferecem as competências necessárias para que a organização tenha um bom desempenho e cresça no mercado.

Sem falar que a falta de capacitação acaba por gerar custos devido a falhas e retrabalhos, o que, consequentemente, aumenta a quantidade de clientes insatisfeitos.

O treinamento é o melhor jeito de desenvolver habilidades e competências, para que os colaboradores sejam mais produtivos, inovadores e criativos.

Com isso, a corporação conta com pessoal capacitado para que se torne cada vez mais competitiva, e se destaque.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é desenvolvimento profissional, sua importância, como se aplica às corporações e daremos dicas para desenvolver as habilidades profissionais dos seus colaboradores.

O que é desenvolvimento profissional

O desenvolvimento profissional é uma ação contínua de aprendizado que visa às transformações e aperfeiçoamento, em um período de médio e longo prazo. 

Isso é válido tanto para o colaborador quanto para a empresa e seus resultados.

Quando, por exemplo, as produtoras de eventos em Curitiba investem no desenvolvimento profissional de seus funcionários, permitem que eles evoluam ao longo do tempo.

Eles aprendem com base em um passo a passo, mas também com suas próprias experiências, erros, acertos, e com isso passam por todo um processo, que melhora sua qualificação, know-how e conhecimento.

Um dos focos do desenvolvimento profissional são os cargos que o funcionário pretende ocupar futuramente. Então, ele passa a desenvolver as habilidades e competências necessárias para eles.

Para desenvolver profissionalmente os seus colaboradores, as empresas podem investir em treinamentos e coachings. 

Para resumir, as principais características do desenvolvimento profissional são:

  • Longo prazo;
  • Foco no crescimento da pessoa;
  • Ação continuada de aperfeiçoamento;
  • Tempo progressivo de aprendizado;
  • Aprendizagem ativa.

O desenvolvimento profissional é importante porque, quando, por exemplo, uma fábrica de camiseta personalizada com logo investe nessa estratégia, está cuidando de seu principal ativo: os colaboradores.

Com isso, eles melhoram sua postura profissional e comportamentos, conquistam novas conexões e se tornam mais proativos, buscando respostas e soluções por conta própria.

Também é uma forma que a corporação tem para desenvolver perfis de liderança. Assim, os líderes melhoram o seu nível de conhecimento, desenvolvem novas competências e conquistam relacionamentos interpessoais proveitosos.

Portanto, a organização terá à sua disposição, colaboradores mais preparados, que conhecem a cultura organizacional e as diretrizes da companhia, tendo mais acesso a promoções, o que reduz a necessidade de investir em recrutamento externo.

Além de sua importância, o desenvolvimento profissional também traz uma série de benefícios, por exemplo, reforçando a cultura organizacional.

Também é uma forma que uma fábrica de cordão para caneca tem para aproveitar melhor o seu capital intelectual, preparar os empregados que serão remanejados, incentivar a inovação e promover o crescimento e o desenvolvimento de maneira responsável.

A companhia também melhora a autoconfiança de seus funcionários, além de torná-los mais satisfeitos e realizados, tanto como profissionais quanto como pessoas.

O desenvolvimento profissional estimula e aprimora o espírito de liderança, otimiza a comunicação e o relacionamento interpessoal da equipe, promove mais engajamento e consegue integrar melhor todos os setores.

Também aumenta o número de cargos dentro da empresa, melhora sua imagem no mercado, o que, consequentemente, aumenta sua vantagem competitiva.

Como o desenvolvimento profissional se aplica às empresas

As experiências do dia a dia são importantes para o desenvolvimento profissional dos funcionários de uma organização. Mas, reuni-los em uma salas para treinamento e oferecer conteúdos de valor, também é fundamental.

Exemplos disso são os treinamentos que visam desenvolver habilidades específicas nos colaboradores, assim, eles podem atuar de acordo com os interesses da corporação.

O objetivo é desenvolver competências que os profissionais já possuem, contextualizando o seu potencial. É dessa forma que poderão aumentar sua produtividade e trazer resultados melhores para a companhia.

Outro exemplo é o treinamento de comunicação e linguagem, que melhora o nível de comunicação de toda a equipe. Isso permite que as atividades sejam realizadas com mais naturalidade e rapidez.

Tudo feito de acordo com o nível de entendimento que os líderes e liderados possuem entre si, de modo que toda mensagem seja transmitida de maneira mais clara e objetiva.

Dentro de uma empresa, por exemplo, uma escola que possua cabine de estudo individual, existem diferentes situações que exigem uma boa comunicação e o emprego daquela que for mais adequada.

Exemplos disso são as reuniões e apresentações, e quando os colaboradores estão bem treinados no que tange à sua comunicação, essas atividades se tornam mais produtivas e de mais qualidade.

Outro exemplo de como o desenvolvimento profissional se aplica às organizações é o coaching. 

Trata-se de um treinamento mais completo, que ajuda no desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários.

Com ele, é possível desenvolver habilidades que ultrapassam as necessidades da profissão, como melhorias na gestão do tempo, controle do estresse e satisfação pessoal.

Também temos o treinamento de liderança, direcionado a todos os profissionais que ocupam cargos de gestão, visto que eles são fundamentais para o sucesso de qualquer empresa.

Não é fácil cuidar de todo um departamento e é mais difícil ainda administrar uma empresa inteira. Para isso, é necessário contar com excelentes recursos pessoais e materiais.

Em vista disso, esse tipo de treinamento tem um foco diferente dos demais. Isso porque os líderes precisam desenvolver competências relacionadas à gestão de pessoas.

Assim, o gestor de uma clínica focada em plano alimentar individualizado, por exemplo, conduz os times de forma coordenada, sempre em prol dos objetivos da organização.

Os líderes aprendem técnicas aprimoradas que envolvem seu comportamento e as palavras que utilizam, para que possam impactar de maneira positiva na produtividade e no desempenho dos colaboradores.

Dicas para desenvolver habilidades profissionais

Para desenvolver as habilidades de seus colaboradores, uma empresa precisa investir em algumas estratégias essenciais, como:

1.    Identificar as necessidades dos colaboradores

Os colaboradores possuem necessidades diferentes. Por exemplo, nem todos têm dificuldades no atendimento ao cliente, portanto, não podem receber o mesmo tipo de treinamento.

É papel da empresa, como uma gráfica de banner informativo, saber em que estágio se encontra cada funcionário dentro de um setor. Uma forma de fazer isso é por meio de uma avaliação de desempenho.

2.    Planejar

Sabendo quais são as necessidades dos colaboradores, fica mais fácil planejar de que forma suas habilidades serão desenvolvidas.

Nem sempre é necessário investir em um treinamento ou em outras soluções como palestras e eventos. 

Em alguns casos, uma reunião é o suficiente ou então colocar um funcionário que tem mais dificuldade para acompanhar o trabalho de outro com mais desenvoltura.

O planejamento também estabelece o investimento necessário e ajuda a analisar qual orçamento a empresa tem disponível.

3.    Executar

Feito o planejamento, chegou a hora de colocar o plano em ação, mas isso deve ser feito dentro de um alinhamento entre o RH, a diretoria e o colaborador, para que os resultados esperados sejam alcançados.

Um funcionário pode ter um ótimo desempenho por meio de um curso on-line sobre dicas de design para grande painel de publicidade, enquanto outro terá um pouco mais de dificuldade com essa modalidade.

É importante encontrar uma solução que funcione para todos, e os líderes devem mostrar de forma clara a importância de desenvolver novas habilidades, para que os próprios colaboradores tenham mais oportunidades de crescimento.

Uma boa dica é usar uma ferramenta que monitore o desempenho de cada funcionário ao longo deste trabalho.

A empresa também deve definir datas para o cumprimento de cada tarefa, para que não sejam postergadas ou sejam esquecidas, principalmente, quando são feitas de maneira autônoma, como no caso de um curso on-line.

Além disso, é primordial ter paciência e empatia, visto que o desenvolvimento de novas habilidades varia de pessoa para pessoa, portanto, cada um tem seu próprio tempo.

Conclusão

Quanto mais preparados estão os profissionais que trabalham dentro de uma empresa, melhor será o desempenho dela no mercado em que atua, e mais competitiva ela será.

As pessoas, sem dúvidas, são o recurso mais importante para qualquer corporação, por isso é importante investir nelas continuamente, aprimorando suas habilidades e elevando o seu nível de conhecimento.

Assim, mais qualificada será a mão de obra e melhor será a desenvoltura de cada setor, trabalhando em conjunto, em prol dos objetivos da corporação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários