Gestão de equipe: como construir um time de líderes de sucesso

Fazer a gestão de equipe de uma empresa é uma tarefa fundamental para o sucesso dela, tanto internamente quanto externamente. Por isso, ter a capacidade para essa função é indispensável para os grandes líderes. 


Ao contrário do que se imagina, ser chefe ou ter um cargo superior em um departamento da empresa não significa que esse profissional tenha autoridade para a sua demanda diária. 


Não à toa, é cada vez mais comum que as empresas busquem por líderes, e não apenas por gerentes para os setores da sua empresa. Isso é importante porque a liderança é uma competência que pode mudar todo o cenário do estab
elecimento de forma positiva. 


Quem conta com um bom líder no seu empreendimento sabe que pode esperar que a sua equipe de colaboradores se desenvolva de forma sem igual, e que os resultados poderão ser colhidos no dia a dia com maior eficiência. 


Justamente por causa desse trabalho especializado e comprometido, é comum que as salas para treinamento da empresa estejam sempre ocupadas, pois o trabalho de fortalecimento e direcionamento dos funcionários é constante e necessário. 


Assim, é possível dizer que a liderança não se trata de uma posição dentro da hierarquia de uma companhia, mas sim, de uma qualidade que deve ser buscada em profissionais que se destacam no mercado de trabalho pela sua alta capacidade de entrega. 


Nesse sentido, o gestor de sucesso é aquele que vai trabalhar de maneira especial no direcionamento do seu time, estando lado a lado na rotina empresarial, de maneira que os resultados possam ser conquistados com maior facilidade. 


Desse modo, o empresário que busca o desenvolvimento pleno da sua empresa precisa estar atento aos profissionais, selecionando aquele que possui um perfil de liderança e garantindo que ele assuma um cargo especial no seu estabelecimento. 


Para saber como fazer isso, é importante entender o que é um gestor e qual o papel dele na companhia, assim como saber a diferença que essa característica pode trazer para a equipe e, com isso, aprender como construir um time de sucesso para o seu negócio. 


Se esse é o seu caso, siga na leitura deste conteúdo e aprofunde os seus conhecimentos sobre o tema, de modo a compreender como é possível garantir uma gestão de equipe eficaz e de alta performance. 

O que é um gestor?

Quando se pensa nas empresas, sejam elas produtoras de eventos em curitiba ou escritórios de contabilidade, é fundamental imaginar que existem diferentes tipos de cargos e de atribuições para cada um dos funcionários. 


Isso é importante por uma série de motivos, principalmente porque cada tipo de estabelecimento possui as suas demandas, tanto em termos de gestão quanto de operação. 


O que determina, na grande maioria dos casos, quem vai gerenciar a equipe é a formação técnica e a humana, recursos indispensáveis na vida de um líder. Afinal, é com o auxílio dele que se pode conquistar maior produtividade e comprometimento com as tarefas. 


Nesse sentido, é possível dizer que um bom líder é o profissional capacitado a conduzir o dia a dia dos colaboradores de uma empresa com sabedoria e agilidade, sem deixar de lado o respeito humano e a preocupação com o desenvolvimento de cada funcionário. 


Dessa forma, entre as habilidades mais expressivas de um bom gestor é possível mencionar:


  • Capacidade de delegar;
  • Honestidade;
  • Boa comunicação;
  • Definição de metas plausíveis;
  • Compromisso;
  • Atitude positiva;
  • Criatividade.

O papel da liderança de um gestor se torna essencial para que tudo ocorra da melhor maneira possível na rotina da empresa, de forma que ela possa crescer e atingir os seus objetivos com maior facilidade. 


Além disso, a liderança auxilia no desenvolvimento pessoal e profissional de cada colaborador que atua no estabelecimento, pois um suporte que venha ajudar na performance de cada membro da equipe faz com que ele se realize mais facilmente. 


Portanto, assim como um grande painel de publicidade pode ser diretamente responsável pelo sucesso de uma campanha de marketing, um gestor devidamente capacitado se torna um dos motivos do crescimento da empresa como um todo. 

A importância da liderança na vida da equipe

Quem pensa que um gestor só possui importância para o estabelecimento, está enganado. A função dele pode ir muito além, fazendo a diferença na vida de cada colaborador que atua dentro da empresa. 


Isso porque, apesar do líder ser cobrado para trazer resultados, ele sabe que obtê-los depende muito mais da boa disposição e empenho do seu time do que de fazer pressão e cobranças que vão deixar o ambiente mais pesado e menos produtivo. 


Além disso, tal como em uma cabine de estudo individual, o bom gestor conduz de maneira individualizada o contato com os funcionários, sempre mantendo um relacionamento mais amigável e próximo de cada profissional que atua ali. 


Esse tipo de contato cria não apenas uma relação de confiança e de autoridade, mas também se torna um combustível para que os funcionários se espelhem no exemplo do líder, aproveitando cada ensinamento e conhecimento oferecido por este. 


Com isso, há até mesmo colaboradores que decidem buscar um melhor aperfeiçoamento das suas habilidades investindo em cursos e formações extras, que trazem benefícios para a empresa e para a própria carreira. 


Grande parte dessa inspiração e incentivo parte da presença de um líder forte e capaz de conduzir a sua equipe com sabedoria e inteligência. 

Passo a passo para construir um time de líderes de sucesso

Para construir um time de líderes, seja em uma gráfica especializada na confecção de camiseta personalizada com logo ou em uma agência de marketing, é fundamental seguir quatro passos principais. Veja-os a seguir. 

1. Definir o que é necessário

Para que uma equipe se torne produtiva e cada vez mais capacitada, é necessário que o líder saiba definir exatamente aquilo o que ela precisa para o momento. 


Nesse sentido, se a meta é dobrar o volume de itens fabricados na empresa, será preciso contratar mais profissionais que atuam de modo operacional, e que farão parte da linha de produção do local. 


Por outro lado, se o objetivo é vender mais unidades de cordão para caneca, por exemplo, o gestor saberá que a contratação de vendedores e um treinamento eficaz para a equipe vai fazer com que todos cresçam e ofereçam um trabalho mais assertivo. 


Para isso, é importante buscar e investir na equipe, desenvolvendo novas competências e tendo como resultado a melhoria de todos os colaboradores, tanto em termos de desempenho, quanto de resiliência e de agilidade. 

2. Conduzir o processo seletivo com o auxílio de outros gestores

Encontrar bons profissionais nem sempre é fácil. Por isso, saber selecionar bem quem se inscreve para uma vaga é uma chance em potencial para encontrar talentos e formar um time de sucesso. 


Nesse sentido, um passo importante é contar com o auxílio de outros gestores da companhia, que vão ajudar na identificação de bons perfis de profissionais. 


Esse tipo de cuidado vai ajudar futuramente, quando houver a necessidade de promover funcionários para cargos mais estratégicos. Afinal, contar com pessoas devidamente inseridas na cultura da empresa facilita de modo especial nesse processo. 

3. Estar sempre pronto para novas contratações

Quando uma empresa deseja montar uma equipe de líderes de sucesso para um trabalho de excelência no seu estabelecimento, é essencial que ela esteja sempre aberta para receber novas candidaturas. 


Sendo assim, manter um banner informativo mostrando que há vagas disponíveis na companhia é a melhor forma de encontrar pessoas com potencial de liderança aflorado, e que poderão compor a equipe de forma estratégica em breve. 

4. Alinhar expectativas

Por fim, outro passo fundamental na formação de um time de líderes é justamente a capacidade de alinhar expectativas, tanto por parte da empresa quanto dos candidatos. 


Assim, entender o que eles buscam e traçar um caminho para que ambos atinjam os seus objetivos de forma conjunta é essencial para se obter maiores resultados nesse processo, que é de suma importância para o estabelecimento e para o seu time de profissionais. 

Considerações finais

Construir uma boa equipe depende de vários fatores, mas um deles que merece maior destaque é justamente o de alinhar estratégias, uma vez que colaboradores em sintonia com os objetivos da empresa tendem a performar de modo mais eficiente. 


Sendo assim, saber reconhecer os méritos de um profissional, seja ao oferecer bonificações, um vinho pequeno para lembrança ou promovendo-o para um cargo de liderança, pode ser o meio mais adequado de reconhecimento e fidelidade. 


Por isso, não deixe de seguir o passo a passo mencionado neste artigo e conquiste um time de líderes de sucesso para o seu estabelecimento, garantindo o crescimento da sua companhia com maior assertividade. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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