Hoje em dia, existem tantas estratégias de marketing digital, que às vezes a gente se esquece de que as boas e velhas táticas de venda offline também podem funcionar muito bem. É o caso da promoção de vendas, sem sombra de dúvida.
De fato, criar algo assim em uma loja ou estabelecimento qualquer ainda é um dos modos mais práticos de conseguir um resultado quase que imediato. Isso vem provar que o outbound e a prospecção ativa continuam tendo a sua importância.
No caso, o outbound é o oposto do inbound. Este trabalha com prospecção passiva e criação de conteúdos para atrair seu público-alvo aos poucos, como no caso de um blog ou vlog sobre iluminação para evento.
Já o outbound ataca de modo explicitamente comercial, com estratégias como a panfletagem, os outdoors e até anúncios em televisão ou rádio local. É aí que entra a estratégia da promoção de vendas.
Em uma época em que a concorrência e a competitividade se tornam tão grandes, fica difícil diferenciar-se no meio da multidão.
Portanto, acreditamos que todo tipo de tática que uma loja física puder utilizar, merece atenção.
Por isso, decidimos escrever este artigo, trazendo esses cinco passos sobre o que você precisa para realizar uma promoção de vendas de sucesso, que aumente mesmo o tráfego de pessoas e os seus resultados gerais.
O mais legal é que os conselhos servem para qualquer segmento ou nicho de mercado que tenha loja física ou online, seja um magazine de eletrodomésticos ou uma papelaria que vende desde produtos de informática até talão personalizado.
Além do mais, essas promoções podem ter várias razões de ser, e trazer várias vantagens ao mesmo tempo, tais como:
- Fazer apresentação de novos produtos;
- Aumentar o volume geral de vendas;
- Ampliar a frequência de compras de cada um;
- Fidelizar clientes antigos ou reativá-los;
- Construção de relacionamento com o público;
- Posicionamento e fortalecimento da marca;
- Aumentar o mix e a “compra múltipla”.
Certamente, são muitas vantagens e benefícios. Portanto, se você quer ficar por dentro dessas dicas e mudar realmente o seu negócio de patamar, basta seguir adiante.
1. Defina muito bem seus objetivos
A ideia aqui é sermos bastante práticos. Contudo, é preciso começar com algo um pouco mais abstrato, no nível estratégico e executivo.
Até porque, muitas vezes a promoção de vendas não funciona porque a pessoa parte direto para o plano operacional.
O erro está em não conseguir definir muito bem quais são os objetivos da marca ao empreender uma ação dessas.
Além do mais, trata-se de uma tática exigente, desgastante e que pode chegar a ser custosa.
Portanto, ao contrário do que muitos pensam, é preciso planejar. A primeira distinção que precisa ser feita é sobre o objetivo prático.
Por exemplo, se uma papelaria vende agenda personalizada com logo, ela quer apenas aumentar o volume de vendas e queimar o estoque? Talvez ele possa querer testar a aceitação do produto ou apresentar um outro uso para algo que já existia.
Depois, ainda antes de falar de táticas práticas como frete grátis e sorteios, é preciso lidar com frentes que vêm anteriormente ao pontapé inicial, como a definição da identidade visual e verbal da loja.
De novo, entra a importância de saber o objetivo. Se for o fortalecimento da marca perante a concorrência, e a criação de um ponto comercial que se consagre em sua região, certamente é preciso começar pela comunicação visual.
Isso pode ir além de fazer plaquinhas e cartazes. Talvez seja o caso de mudar a fachada do estabelecimento ou inovar no interior do espaço, com espelhos, sancas ou mesmo um papel de parede para sala pequena, trazendo algo disruptivo para uma loja.
Tudo isso faz parte de uma estratégia de bastidores, sem a qual as ações mais práticas e imediatas podem simplesmente acabar não vingando.
Por isso, reforce os objetivos, defina um alvo de curto, médio e longo prazo, e deixe clara a missão da campanha.
2. Como fazer uma queima de estoque?
Talvez o saldão, também conhecido como “queima de estoque”, seja o formato mais tradicional sobre como fazer uma promoção de vendas.
Idealmente ele serve para lojas que tenham um estoque muito grande com produtos parados, mas na verdade a estratégia acabou se expandindo muito mais.
Hoje é possível fazer isso apenas para oxigenar as vendas ou apenas renovar o portfólio.
Novamente, é preciso ter muito claro qual é o objetivo. Se o caso for realmente de desovar um lote que não é mais interessante vender aos poucos, é preciso tomar muito cuidado com as margens, para não se chegar ao prejuízo.
Às vezes, conseguir o preço de custo dos itens de um lote já pode ser um bom negócio, caso a empresa estivesse perto de ter prejuízo com a compra. Em outros casos, a promoção não precisa ser tão agressiva para gerar o efeito do saldão.
Se a loja vende artigos de reposição, como pulseira de identificação para festa, que precisam ser compradas sempre (a cada nova festa), ainda assim é possível fazer uma queima de estoque, como modo de se capitalizar e aumentar o fluxo de caixa.
Portanto, as possibilidades são infinitas, o importante é sempre definir qual é a meta, bem como colocar tudo na ponta do lápis, para não perder o controle financeiro da ação.
3. Por dentro dos descontos
Ao contrário do que costumamos pensar, trabalhar os descontos não é algo tão simples. Após explicar a tática da queima de estoque, seria interessante aprofundarmos nesse ponto.
Além do desconto de saldão, que visa a impactar o estoque e o caixa da loja, existem outros dois conceitos fundamentais: o dos descontos únicos, e o dos progressivos.
No primeiro caso, você pode simplesmente baixar o valor total do produto ou mesmo de um serviço, como no caso de locação de salas para treinamento. Geralmente o esforço vai girar em torno do percentual de desconto, que pode cair ou subir.
Já o desconto progressivo abre várias margens para criar ações complementares, que têm um potencial ainda maior de conversão e de engajamento por parte dos clientes.
Um exemplo clássico é o de uma loja que abate 10% do valor na primeira peça do produto, seja ele qual for. Para a segunda peça 20%, para a terceira 30% e assim sucessivamente.
É claro que é preciso ter um limite, mas junto cresce a chance de o cliente consumir mais do que estava esperando em um primeiro momento.
4. Brindes, cortesias e amostras grátis
A lógica das cortesias também pode ir além do que imaginamos, e costuma fazer muito sucesso nas estratégias de promoção de venda.
O caso clássico é o dos supermercados ou padarias que oferecem petiscos com a intenção de o cliente experimentar e acabar levando um produto que não estava nos planos.
Para isso, claro, o produto precisa ser muito bom. Mas, é possível ir além disso e oferecer outras cortesias, mesmo em negociações mais complexas, como ao oferecer uma entrega ou instalação grátis, como na venda de móveis e equipamentos eletrônicos.
Sendo assim, no caso de prestação de serviço mais consultivo, como um projeto de hotelaria, onde é possível oferecer uma “amostra grátis” ou um “test drive”.
Assim, o cliente vislumbra o resultado final, aumentando a chance de comprar.
Além de amostras grátis, a cortesia também pode ser um brinde, que pode ir desde um chaveiro com o logo da marca até camisetas, bonés, canecas e itens que têm um poder ainda maior de inspirar e fidelizar os clientes.
5. Sobre concursos e sorteios
Quem nunca sonhou em ganhar algo na vida? Na verdade, existe um gatilho psicológico de vendas que nos deixa satisfeitos quando temos a impressão de que “ganhamos” algo.
Essa estratégia é um pouco mais complexa, mas é uma das mais tradicionais e que pode gerar os melhores frutos para a loja.
Em casos maiores, como sorteio de carros, motos e computadores, o indicado é contratar uma empresa terceirizada de sorteios, garantindo a idoneidade pública do resultado.
Em outros casos, a loja pode usar uma urna tradicional, cheia de envelope personalizado A4 com a ficha dos participantes ou mesmo gerar códigos digitais e fazer o sorteio em plataformas online voltadas para isso, algo também idôneo, e acessível a todos.
Considerações finais
Portanto, o assunto das promoções de venda é bastante vasto, e não só permite uma série de estratégias clássicas, como ainda permite que cada um use a criatividade como bem entender, criando novas táticas infalíveis.
Ainda poderíamos dar o exemplo dos bônus para próximas compras, do cartão fidelidade e até das promoções sazonais ou datas comemorativas.
O importante aqui foi deixar claro quais os passos principais para você criar uma promoção de vendas.
Além de ajudar a compreender a importância do planejamento, é possível criar algo realmente assertivo e sustentável.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
0 Comentários