7 tipos de promoção de vendas



Para que uma empresa tenha sucesso na sua atuação, ela precisa investir em estratégias que tragam resultados efetivos. Uma delas é a promoção de vendas, que faz parte dos 4 Ps do mix de marketing. 


Como é sabido, os 4 Ps se tratam de elementos indispensáveis para que uma companhia possa se promover e conquistar bons resultados. São eles: produto, praça, preço e promoção. 


O produto é aquilo que uma empresa oferece aos seus clientes, que pode ser tanto um produto quanto um serviço. O preço se refere não apenas ao valor cobrado por esses itens, mas também tem ligação com o posicionamento da marca e a sua proposta de valor. 


A praça é a distribuição que é feita pela empresa e, por fim, a promoção é a divulgação, ou seja, a apresentação que é desenvolvida para que os clientes saibam sobre os produtos e sintam vontade de adquiri-los. 


Nesse sentido, a empresa que deseja aumentar as vendas de um notebook novo, por exemplo, deve elaborar uma campanha de promoção de vendas, capaz de despertar o interesse e a necessidade de compra nos seus potenciais clientes. 


Por isso, a promoção é uma ação estratégica e necessária para quem trabalha com vendas, uma vez que é por meio dela que os consumidores vão saber que o seu produto é bom e que vale a pena consumi-lo.  


Além disso, é válido mencionar que a utilização da promoção de vendas pode trazer resultados muito maiores do que o aumento do número de pedidos. 


Ela pode ser responsável pela promoção da empresa de modo geral e contribuir com o fortalecimento da marca no mercado. Afinal, é por meio desse tipo de ação que uma companhia se torna mais presente na rotina dos seus potenciais clientes. 


Se você é empresário e reconhece que essa deve ser uma frente trabalhada pela sua empresa, este artigo pode ajudar a esclarecer ainda mais o assunto, já que ela trata da importância dessa ação, de como realizá-la e dos tipos que podem ser usados. 


Então, siga na leitura dele e aprofunde os seus conhecimentos sobre o tema, de maneira a desenvolver uma boa promoção de vendas para o seu negócio. 

A importância da promoção de vendas

O mercado é repleto de possibilidades. Nele é possível encontrar empresas dos mais variados segmentos, que podem oferecer um trabalho voltado a serviços de  iluminação para evento ou mesmo para a prestação de serviços jurídicos. 


De fato, os nichos possíveis para se atuar são incontáveis, justamente porque eles surgem conforme novas necessidades de consumo se apresentam na rotina das pessoas. 


Assim, da mesma maneira que novas possibilidades despontam, também existem empresários que investem na abertura dos seus negócios, criando a concorrência no mercado. 


Isso é normal e faz parte de qualquer área, garantindo a expansão da economia de um país. 


Como não poderia deixar de ser, se destacar dos concorrentes é fundamental, tanto para conquistar novos clientes quanto para se tornar uma referência do seu setor. Isso pode ser alcançado com estratégias bem desenvolvidas, sendo uma delas a promoção de vendas. 


Nesse sentido, apostar na promoção de vendas é importante por vários motivos, tais como:


  • A divulgação dos produtos;
  • O crescimento do faturamento;
  • O aumento da visibilidade da empresa no mercado;
  • A conquista do espaço frente à concorrência;
  • O fortalecimento da marca;
  • A interação da empresa com o público.

Essas são algumas das razões pelas quais uma gráfica especializada na produção de talão personalizado deve investir em ações para a promoção de suas vendas, o que inclui fazer com que as pessoas saibam o que ela oferece e queiram comprar dela.


Além disso, por meio de campanhas estratégicas, uma empresa se torna ainda mais visível e conquista o seu espaço no mercado, deixando a sua concorrência para trás. 


Esse trabalho também ajuda a fortalecer uma marca, ao mesmo tempo em que aumenta a interação dela com o público, o que é essencial para se fazer presente na rotina dos clientes e estimulá-los a consumir mais da sua companhia. 


Portanto, a promoção de vendas é uma ação indispensável, tanto na praticidade do dia a dia, para aumentar os contratos de locação de salas para treinamento, quanto no longo prazo, ganhando o destaque necessário para a consolidação do seu segmento. 

Como realizar a promoção de vendas de modo eficaz

Como em qualquer outra ação de uma empresa, é fundamental que uma promoção de vendas ocorra a partir de um planejamento, assim, possíveis problemas e dificuldades podem ser contornados e a campanha se torne um sucesso. 


Sendo assim, é necessário seguir algumas etapas, para que a divulgação ocorra de modo eficaz e próspero. Saiba quais são elas a seguir. 

Definir os objetivos da ação

É fundamental começar uma promoção de vendas definindo o que se quer conquistar com ela. Assim, se for o aumento de vendas de refeições para empresa, é possível idealizar cada etapa do projeto de modo mais assertivo e otimizado. 


Essa fase é necessária pois a aplicação das estratégias mudam conforme o objetivo, o que pode garantir o sucesso da promoção. 

Investir em gestão

Acompanhar de perto o processo é essencial para se atingir as metas de acordo com o planejado. Por isso, verificar cada ponto e fazer as modificações sempre que necessário são ações que fazem parte de uma boa gestão. 


Essa administração também inclui a escolha de uma data de início e de término, para que se possa mensurar mais corretamente os resultados. Conhecer o público-alvo também é parte importante do processo, e pode fazer toda a diferença na ação.

Avaliar custos e disponibilizar benefícios

Toda campanha, seja ela para promover a venda de papel de parede para sala pequena ou serviços de contabilidade, envolve custos para a sua produção, que precisam ser levados em conta para se ter um bom retorno financeiro. 


Além disso, é necessário disponibilizar benefícios para o público, o que precisa estar dentro do orçamento da promoção para que os números sejam conhecidos sem erros. 


Ao seguir esses passos, é possível desenvolver uma promoção de vendas eficaz e produtiva, de forma que os objetivos determinados possam ser conquistados com maior facilidade.

Os principais tipos de promoção de vendas

Para se realizar uma promoção de vendas, é fundamental conhecer os tipos de ações que podem ser colocadas em prática dentro do planejamento. Entre eles, é possível mencionar sete opções, que são:

  • Descontos progressivos;
  • Liquidação ou queima de estoque;
  • Oferecer brindes e amostras;
  • Realização de sorteios;
  • Oferecer bônus para próximas compras;
  • Disponibilizar frete grátis;
  • Realizar promoções sazonais.

Seja em um projeto de hotelaria, que pretende trazer mais clientes para o local, ou de qualquer outro tipo de negócio, a seguir, entenda melhor cada um desses tópicos e saiba como sua empresa pode realizar uma promoção de vendas.

1. Descontos progressivos

Uma forma de estimular os compradores e conquistar uma boa promoção de vendas é oferecer descontos progressivos. 


Isso quer dizer que, ao comprar pulseira de identificação para festa, balões, itens decorativos e vários outros artigos, o valor do desconto vai aumentando, o que gera uma compra mais vantajosa para o consumidor. 

2. Liquidação ou queima de estoque

Outra maneira de atrair compradores é realizando a queima de estoque do estabelecimento, onde os produtos são oferecidos por preços mais baixos para que uma nova coleção passe a ser vendida no local. 


Essa liquidação costuma ser bastante atrativa, e traz resultados rápidos e práticos para a empresa. 

3. Brindes e amostras grátis

Um cliente que é surpreendido ao receber um brinde certamente se tornará um cliente fiel de uma marca. Isso porque esse pequeno item pode ser responsável por apresentar um novo produto para o comprador, que poderá adquiri-lo em um novo pedido. 


Esse tipo de promoção de vendas também faz com que o comprador se sinta valorizado, o que faz com que ele prefira consumir sempre da mesma marca.

4. Sorteios

Para oferecer uma premiação maior, e que vai despertar ainda mais a atenção do público para a sua empresa, uma possibilidade é investir em ações de sorteio, onde vários compradores se inscrevem para concorrer ao prêmio. 


Essa também é uma forma de captar o contato dos clientes, criando cadastros que serão usados em ações futuras. 

5. Bônus para próximas compras

Estimular a volta do consumidor também é importante. Por isso, uma ação interessante para essa finalidade é oferecer bônus para próximas compras. 


Assim, nos próximos pedidos do cliente em sua loja, ele poderá ter descontos consideráveis, que serão importantes para fidelizá-lo. 

6. Frete grátis

Outro elemento que faz toda a diferença no aumento das vendas de uma empresa é a disponibilização de frete grátis, principalmente para quem compra pela internet. 


Por meio dessa ação, é possível garantir a compra de um cliente que mora em outra cidade, e que estava em dúvida sobre adquirir ou não um produto justamente pelo custo do envio até o seu endereço. 

7. Promoções sazonais

Por fim, outra campanha que traz bons retornos é a de realizar promoções sazonais, estimulando o consumo dos clientes em datas especiais. 


Nesse caso, aplicar um desconto no preço de um produto pode fazer com que o consumidor queira levar mais unidades, aumentando o faturamento do estabelecimento. 


Aplicar esses tipos de promoção de vendas pode fazer toda a diferença para a sua empresa. Por isso, não deixe de usar um ou vários deles e tenha maior sucesso na divulgação dos seus produtos, fortalecendo a sua marca no mercado.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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