Planejamento de distribuição: o que é e como funciona


O DRP (sigla para Distribution Requirements Planning), ou mais conhecido como planejamento de distribuição, é um modelo de gestão que tem como principal objetivo organizar o abastecimento de materiais, insumos e outros produtos de uma empresa.

Muitas vezes, há casos em que faltam produtos em uma prateleira enquanto os centros de distribuição estão repletos deles, que poderiam atender a demanda dos clientes sem que houvesse problemas.

Isso acontece quando há um mal planejamento ou falta de comunicação entre os fabricantes e distribuidores, o que gera prejuízos financeiros e com o nome das instituições, que podem acabar ficando mal-vistas perante os clientes.

Quando você pensa em sua produção, cada detalhe é importante para conseguir um bom resultado. Desde uma estrutura para galpão, que servirá como centro de distribuição, até os meios de  transporte que levarão seu produto aos clientes.

Para evitar esse tipo de situação, o método do DRP foi pensado para conseguir um planejamento adequado e evitar a falta em qualquer uma das etapas.

A distribuição logística é um processo que se dedica a administrar todos os recursos para abastecer um processo, desde a linha de produção até a chegada nas mãos do cliente.

Nesta distribuição são definidos diversos fatores, como o dimensionamento da frota, que determinará quanto pode ser transportado de uma vez, além de escolher o modal do transporte.

Isso porque alguns insumos podem ser entregues no modal viário, mas existem casos em que outros tipos de transporte precisam ser pensados e utilizados.

Quando você identifica o tipo de transporte que irá utilizar, é um bom momento para verificar quais rotas serão mais efetivas e rápidas, garantindo que seu negócio terá muito mais tranquilidade para planejar o atendimento dos pedidos.

Caso você trabalhe com uma empresa de entrega de encomendas, deve manter o foco em identificar todos os pontos que podem ter resultados negativos, incluindo os serviços da terceirizada, para conseguir resolver rapidamente.

Todas essas situações devem ser organizadas e planejadas com antecedência, para evitar que a sua empresa tenha algum tipo de déficit na hora de realizar todo o processo logístico.

Com o planejamento de distribuição, você ainda consegue estudar e avaliar todos os registros de transações entre fábricas, distribuidores e clientes, conseguindo prever quando será necessário entregar mais produtos para um determinado local.

Assim, você programa seu estoque e sua equipe de logística para estarem a postos quando a necessidade surgir, não sendo pego desprevenido ou demorando para conseguir encontrar algum insumo.

Se você trabalha vendendo gaveteiro para arquivo, precisa compreender todo o processo logístico de produção até a entrega do produto para estabelecer a rota de ação mais efetiva.

O objetivo desse tipo de estrutura é justamente conseguir organizar todo o processo de distribuição, obtendo um maior equilíbrio entre quantos itens estão disponíveis para venda e qual o volume está saindo dos mercados.

Dessa forma, é possível evitar a ruptura de estoque, garantindo que seus clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, não fiquem sem seus produtos.

Como funciona o DRP?

Esse tipo de ferramenta é fundamental para qualquer empresa que deseje focar-se em melhorar seu processo logístico e conseguir conquistar um nicho maior, com potencial para se tornar líder de mercado.

Uma empresa de suporte para banner precisa ter o produto a disposição quando um cliente precisar, e para isso acontecer, é preciso compreender todo o processo de planejamento de distribuição.

Para isso, é necessário conhecer todas as etapas que compõem o DRP e como aplicar corretamente cada um destes elementos no dia a dia da empresa.

Levantamento dos produtos

A primeira etapa do DRP é identificar quais produtos você já tem à disposição em seu centro de distribuição, e quais deles estão disponíveis em pontos de venda.

Essa métrica pode ser gerida de forma simples, com uma contagem manual ou até mesmo uma conferência em seu sistema logístico, se o mesmo estiver atualizado.

Uma vez que você tenha em mãos as informações adequadas, conseguirá identificar quais itens têm uma maior saída para o público final, conseguindo adequar seu estoque para antecipar qualquer nova solicitação.

Em alguns casos, é possível até mesmo usar uma etiqueta de patrimônio para manter um controle maior sobre cada elemento do estoque.

Você também conseguirá identificar o estado de sua produção, a velocidade com que os produtos saem das prateleiras e quanto tempo os lojistas costumam levar para fazer pedidos.

Nesta primeira etapa, então, você conhecerá mais a fundo a relação entre seus produtos e o processo de compra dos clientes, sendo capaz de caracterizar as qualidades apresentadas ali.

Estabelecendo estratégias

O próximo passo com relação a DRP é inserir todos os dados no sistema e receber um modelo para compreender quais são os recursos necessários para conseguir adaptar seu processo logístico.

Assim, você terá em mãos quais são os produtos com melhor receptividade e quais tem passado mais tempo nas prateleiras.

Isso ajuda na identificação e elaboração de estratégias para começar a vender os produtos mais parados, enquanto prioriza os de maior saída para conseguir obter lucros expressivos.

Caso você opte pelos serviços de empresas de entregas, certifique-se dos referenciais das mesmas para ter mais tranquilidade nas entregas.

Aqui, você também será capaz de identificar se a frota de transportes disponível para sua empresa é realmente a mais adequada, ou se é necessário fazer algum tipo de reajuste para conseguir explorar melhor o mercado.

Isso porque se os produtos estiverem ficando muito tempo nos centros de distribuição porque não há transporte o suficiente para levá-los, talvez seja hora de aumentar sua frota.

Por outro lado, se todo o processo está encaminhado e você possui veículos parados, é o momento de repensar o tamanho de sua frota e acabar economizando com impostos e custos de manutenção de veículos desnecessários.

Adoção de estratégias

Nesta terceira etapa, você já tem em posse todos os relatórios necessários para uma boa análise do processo logístico de sua empresa, e consegue enxergar quais são as etapas que precisam mudar tanto na questão de produção, quanto na distribuição.

Neste caso, é o momento de colocar em prática todas as decisões que você tomou nas etapas anteriores, conseguindo equilibrar a demanda e oferta e se estabelecendo mais firmemente no mercado.

Assim, sua empresa que produz sacola supermercado conseguirá entregar sempre os melhores resultados e, consequentemente, será capaz de fidelizar seus clientes.

Dessa forma, você utiliza o planejamento de distribuição em sua essência, garantindo uma estrutura muito mais produtiva e interessante para sua empresa, eliminando gastos desnecessários e controlando melhor seus produtos, seja em entradas ou em saídas.

Vantagens do planejamento de distribuição

Para conseguir uma distribuição adequada de seus produtos, organizar seu centro de distribuição e todo o processo logístico de transporte entre ele e os pontos de venda, entre muitos outros fatores, o DRP é, certamente, fundamental para uma empresa.

Por isso, é importante ter em mente algumas das principais vantagens que ele oferece para um negócio, caso ainda restem dúvidas quanto a eficácia do processo de planejamento.

1 - Redução de custos

Todos os processos feitos para otimização de uma empresa visam evitar gastos desnecessários e diminuir os custos de produção. Ao saber utilizar o planejamento logístico corretamente, você consegue uma série de reduções em custo, tais como:

  • Gastos com armazenamento;
  • Desperdício de produtos perecíveis;
  • Custo com um centro de distribuição grande;
  • Otimização do estoque.

Assim, você conquista muito mais espaço para economizar valores dentro da empresa, o que acaba gerando uma série de resultados positivos, além da possibilidade de explorar novos recursos com tamanha economia.

Sabendo onde economizar e como reduzir todos os gastos supérfluos da empresa, você pode investir em outros recursos, como tecnologias e capacitação de seus colaboradores para conseguir resultados ainda melhores.

2 - Otimização de transporte

As rotas estabelecidas pelas transportadoras podem nem sempre ser as melhores para conseguir uma efetividade maior no processo logístico. Com o planejamento de distribuição, você conseguirá identificar o melhor meio de entregar seus produtos nos pontos de venda.

Esse tipo de solução tem uma série de benefícios, mas o principal deles é que, desta forma, você evita a escassez de seus produtos em uma determinada região. 

Se existe muita saída de um produto, mas ele passa muito tempo esgotado, pode acabar sendo esquecido pelo público.

Por isso, é importante ter em mente a melhor forma de entregar seus itens sem se preocupar com locais que fiquem com excesso de produtos, enquanto outros ficam em falta.

Uma das melhores formas de verificar essa vantagem é compreendendo onde há maior demanda para conseguir estruturar melhor a entrega dos produtos.

3 - Maior visibilidade

Além de compreender melhor cada uma das etapas do processo logístico, você consegue visualizar melhor cada um dos principais pontos que precisam de ajustes em toda sua jornada. 

Por isso, acaba sendo uma excelente ferramenta de gestão, ideal para tomadas de decisão.

Se sua empresa estiver enfrentando qualquer tipo de problema, é ideal identificar quais podem ser as fontes para conseguir reverter a situação, e a logística pode ser uma das soluções.

Considerações finais

O DRP é um processo que ajuda muito a construção de uma boa gestão empresarial, uma vez que visualiza todas as possíveis mudanças no cenário logístico.

Cada uma das etapas de sua empresa é importante para seu desenvolvimento. Isso inclui desde a aquisição de um documento de laudo nr12, até a etapa final das vendas.

Por isso, estar em dia com seu planejamento de distribuição é uma estratégia fundamental para conseguir novos clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários