Logística internacional: saiba como fazer a otimização

A logística internacional é uma ferramenta capaz de atender tanto a demandas de exportação, causadas por aparecimento de abastecimento e distribuição, quanto melhorar as relações entre países por meio de um comércio estratégico bem conduzido.

Dessa forma, alguns processos extras devem ser pensados, como regulamentação excessiva e conhecimentos sociais e culturais sobre diferentes nações, além de, claro, um auxílio corporativo maior em comparação com o tradicional

Afinal, o que é logística internacional?

A logística internacional é uma ferramenta utilizada pelos países para promoverem um maior crescimento em importação e exportação de cargas, viabilizando todos os processos que além de serem essenciais, se transformam em uma forma de relacionamento.


Por exemplo, no momento em que uma pessoa compra pela internet um anel de prata com diamante de uma marca do exterior, é possível que todo o processo de logística internacional já esteja sendo realizado, de forma indireta.


Todos os tipos de recebimentos dentro de um país passam pelo processo de vistoria e regulamentação, tanto de partes consistentes da carga quanto de processos burocráticos cabíveis, necessários por fazerem parte de um processo de asseguração.


Esse acompanhamento não é nada curto, embora hoje em dia haja práticas de logística que aceleram o processo por trabalharem com uma rotatividade de estoque, ou seja, disponibilizando um produto que já está com a transportadora no momento da solicitação.


Na logística internacional, inúmeras questões devem ser pensadas além de uma simples conversa ou entrega de materiais. Isso acontece pela diferença entre enviar e receber produtos nacionais dentro do território do país, e fazer isso internacionalmente.


Digamos que no envio de alimentos com carimbo empresarial do Brasil para outro país possam acontecer problemáticas relacionadas à cultura ou religião do local receptor, que pode, por exemplo, ser uma nação que não come nada de origem animal.


Nesses casos, além de possíveis erros de recebimento estarem ocorrendo, e que podem prejudicar as empresas que enviam essas cargas, é possível que a relação entre os dois países acabe sendo prejudicada naquilo que se conhece como comércio exterior.


Essa função tem extrema importância dentro de todo esse processo de logística justamente por serem profissionais que trabalham os relacionamentos entre países, sem que haja julgamentos ou males em nenhum dos lugares.


Para isso, algo que deve ser constantemente trabalhado é a compreensão de como acordos podem ser feitos de modo que ambos os lados fiquem satisfeitos, além de viabilizar as burocracias diferentes de cada um dos países envolvidos.


Isso acontece porque, digamos que na entrega de cargas de bicicletas, empresas de entregas acabam tendo conflitos burocráticos por conta das informações que constam na carga, descritas em uma língua diferente do local de saída.

Diferenças entre a logística tradicional

Na logística tradicional, quase todas as trocas de cargas acontecem em âmbito nacional, ou seja, quase sempre podem ser mais rápidas de acontecer, já que dentro de uma mesma nação, todos os processos dentro desse ramo se tornam cada vez menos complicados.


Por exemplo, enviar uma carga de avião de uma cidade do sul para outras do nordeste, quase sempre acontece com a máxima clareza entre as partes, tanto de maneira burocrática quanto, digamos, cultural, podendo apenas interferir na parte física.


Já no envio internacional, é preciso ter preocupação com todo o processo, do começo ao fim, como se fosse algo totalmente novo, uma vez que existem diferenças entre produtoras, entre transportadores, entre países e continentes.


O agente de transportes, por exemplo, que trabalha com uma carga de contêineres com auto peças universal para carros, deve iniciar seu trabalho verificando a relação de ganhos que pode ocorrer entre o envio e o recebimento de exportação.


Depois, é preciso verificar as assinaturas e presença de documentos necessários, a tradução de informações, para o caso de países diferentes, além do conhecimento de como aquele determinado país fará o uso do produto enviado.


No mais, esse profissional também terá que escolher, dependendo do tamanho ou peso da carga, por onde será mais interessante enviar, tendo como principais meios:


  • Navios;
  • Aviões;
  • Rodovias;
  • Ferrovias.

Com todo esse processo pronto, a logística internacional também tem como função disponibilizar informações sobre a transação para ambas as partes, tanto para clientes como para os fornecedores, enquanto lança o valor financeiro para a transportadora.


Dessa forma, entendemos que a logística internacional vale muito dentro de estratégias de relacionamento, porque ela funciona como uma mediadora que além de propiciar bens, auxilia no crescimento econômico de países.

Qual a importância desse ramo?

Até agora você entendeu que a logística internacional viabiliza uma relação proveitosa entre países, enquanto atende as demandas de produtos do público em geral, transformando todo um processo pequeno em uma grande negociação.


Essa ferramenta é tão importante porque justamente está interligando países para que ambos possam aproveitar essa relação para crescerem, começarem parceiras, ou até mesmo fecharem acordos ligados aos produtos que mais exportam.


Com todo esse relacionamento bem conservado, e com o funcionamento devido desse processo, um crescimento econômico estável e concreto se torna uma possibilidade gigante dentro de uma nação, algo que depende ainda de outros processos construtivos.


Ademais, assim como essa logística tem um grande serviço a cumprir, o profissional que viabiliza essa questão está cada vez mais requisitado no mercado, afinal, trabalha como uma pessoa essencial em meio a dois pontos de conversa.


Podemos comparar, hipoteticamente, o trabalho de um agente de cargas ao de um agente de viagens, responsável por auxiliar você na compra de suas passagens, reserva de hotéis e informações sobre o seu destino.


Mudando pessoas para cargas, podemos entender que nesse processo o agente pode, por exemplo, viabilizar o envio de um notebook para escritório para um determinado país, cuidando para que aquele objeto tenha toda documentação correta para exportação.


Existe ainda uma preocupação com especificações do local de chegada. Pode ser um local frio, com difícil acesso, com alguns perigos e desafios, além de haver uma dificuldade maior de comunicação, embora apresente, no fim das contas, um fechamento de contrato.


Por fim, podemos entender que a logística internacional é, além de tudo, uma grande estratégia de relação exterior, contribuindo ainda para o aumento da autoridade de uma nação, dependendo dos acordos que eles estiverem acostumados a fazer.

Como começar esse processo?

Até aqui você entendeu que uma simples compra de espumante importado viabiliza todo um sistema de relações e estratégias comerciais, capazes de serem os principais fatores de melhoria de valores econômicos e investimentos nacionais.


Mais do que isso, a logística internacional depende do devido funcionamento de diferentes fatores para que possa acontecer dentro dos conformes, e que um dos principais agentes responsáveis são os profissionais que trabalham com o processo das cargas.


O conhecimento e a estratégia que esses profissionais exercem dentro de uma fase de exportação é, além de estudo, fruto de experiência de mercado e vasto conhecimento sobre os países, o que nem sempre pode ser executado por qualquer um.


No entanto, com algumas dicas é possível otimizar essa ferramenta dentro da sua transportadora, para começar a trabalhar com esse tipo de segmento. 


Confira abaixo algumas das principais dicas de implementação de logística internacional:

1 - Estudo sobre transportadoras

Digamos que você está trabalhando com a exportação de uma carga dentro de outro país, e precisa de um fornecedor para fazer o trâmite do recebimento do contêiner, que precisa acontecer de forma rápida para ser recebido dentro do prazo estipulado.


Escolher nesse caso uma boa transportadora só acontece com conhecimento local, algo que você pode não ter, por morar em outra nação. Por isso, sempre que puder, conheça mais sobre as empresas desse ramo em outros países, sempre em busca de indicações.

2 - Pensar no estoque estratégico

Ter sempre um estoque para casos de emergência, como por exemplo, o tombamento no bar de um contêiner de tornozeleira feminina ouro, evita com que os prazos de chegada da mercadoria atrase, evitando o desgaste entre ambas as partes.


No entanto, evite sobrecarregar os envios de estoques, afinal, as transportadoras podem não gostar de enviar sempre produtos a mais, e podem passar a cobrar taxas que vão além daquelas colocadas pelos clientes do serviço.

3 - Automatize serviços

Sempre que puder, automatize seus serviços, desde um e-mail enviado para substituir um encontro em uma sala de reunião até a verificação individual de notas de identificação todos os meses, que podem ser substituídas por um sistema de confirmação.


Quanto maior for o seu controle sobre tudo que está acontecendo no processo de envio, melhor serão seus resultados. Para isso, é sempre interessante que você tenha em mãos um acompanhamento automatizado.

Conclusão

Que tal começar a pensar em viabilizar este tipo de serviço na sua transportadora? Investindo nessa mudança, é possível encontrar novos negócios a serem trabalhados, influenciando ainda mais seu negócio.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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