Brainstorming: Tudo o que você precisa saber sobre o tema


Um dos processos mais interessantes para a realização de qualquer projeto ou ideia é o brainstorming. Traduzido literalmente como “tempestade de ideias”, realizá-lo é crucial para que se chegue em alternativas. 

Trata-se de um conceito simples que, na verdade, significa apenas realizar uma reunião em grupo, para debater e levantar ideias sobre um determinado assunto, em busca de soluções ou novas impressões para a realização de algo. 


É interessante entender bem o funcionamento e como tornar esse processo natural mais organizado para aproveitá-lo com tudo o que pode oferecer a você e sua equipe.


O processo de brainstorming tem em sua origem a figura do publicitário Alex Osborn, que tinha como interesse o estudo de processos criativos.


Ao perceber que diversas reuniões em sua agência tornavam-se improdutivas, com pouco debate que levasse a boas soluções, ele idealizou algumas regras para garantir que os encontros fossem melhor aproveitados.


Assim, um dos conceitos importantes do brainstorming é que o objetivo não é chegar à solução, mas levantar o maior número de pensamentos possíveis sobre o tema e que depois serão processados. 


Dessa forma, se o objeto do brainstorming é a elaboração de um flyer digital para uma campanha, apenas as ideias devem ser anotadas, não devendo focar em já sair com o produto pronto da reunião.


É importante que as decisões tomadas sobre as ideias levantadas sejam expostas em outro momento, porque interromper para correções ou complementos pode prejudicar o fluxo de ideias.

Como fazer um brainstorming com sua equipe?

A chave principal é a liberdade. Deve-se criar um ambiente confortável para que todos se sintam estimulados a contribuir com qualquer ideia que julgarem interessante ou relevante para o todo. 


Ainda que não sejam pensamentos bem elaborados, é fundamental que o mediador do debate deixe claro que não há nada errado para ser dito, pois um pedaço de ideia de um pode ser complementado por outro. 


Muitas vezes, a solução ideal para o problema pode estar na mente da colaboradora quieta que senta no canto da sala de reunião e não consegue encontrar espaço para se expressar, deixando uma excelente sugestão presa por timidez. 


Outro ponto relevante é esclarecer que não serão toleradas nem mesmo expressões de discordância ofensiva ou de menosprezo, para assim criar o melhor ambiente possível onde todos tenham espaço.


Ademais, quanto mais informal, melhor. Apesar da necessidade de regras claras que consigam guiar e auxiliar o debate, é interessante deixar o ambiente descontraído, no qual todos se sintam livres. 


Pode ser interessante pedir que todos peguem seu crachá de identificação, providenciar comidas e bebidas a vontade e algum espaço que seja menos formal, diferente da visão de todos sentados na mesa oval da maior sala de reuniões do escritório. 


É claro, deve-se manter a compostura necessária a um encontro de trabalho, afinal, todos que estão ali sabem que não se trata de um evento social, mas o máximo de descontração que for possível trará ótimos resultados. 


Caso o escritório que você se encontra não possua um espaço adequado para que as pessoas possam estar mais à vontade, considere a locação de uma sala comercial por hora. 


Dependendo do local, o brainstorming pode funcionar ainda melhor se for possível colocar cadeiras em círculo, assim, todos podem ver bem uns aos outros e podem ser ouvidos com clareza e atenção. 

Tipos de brainstorming 

Existem diversas maneiras de dar vida à essa prática em sua empresa. Caberá ao líder escolher e perceber de que forma será possível integrar seus colaboradores. 


O brainstorming poderá ser em grupo ou individual, como uma forma até mesmo de reflexão. Poderá ser estruturado ou não, a depender do que pode funcionar melhor para o grupo. 


É possível criar cenários imaginários para obter melhores contribuições, como o brainstorming oposto, que projeta o pior cenário possível para a companhia a fim de encontrar ideias para evitá-lo. 


No mesmo sentido, existe a possibilidade de se imaginar que, com todos os recursos existentes à disposição, qual seria a atitude tomada? Ainda, ao contrário, imaginar soluções apenas com o que existe à disposição no momento. 


Isso pode se traduzir em imaginar qual seria a logística para entrega do produto se vans e carros estivessem à inteira disposição ou apenas uma empresa de motoboy, por exemplo.


Pode-se variar também o formato, através do brainwriting, que busca que um número de soluções sejam escritas em um determinado tempo.


O uso de post-its para se formar um mural físico e o mind mapping, no qual as palavras-chaves são colocadas e ligações são estabelecidas daí. 

Etapas do brainstorming

Para que o processo funcione bem, é primordial que um bom líder o conduza, incentivando uma boa quantidade de informações e realizando a preparação do grupo de forma detalhada. 


Alguns erros que devem ser evitados:


  • Não interromper o fluxo de ideias;
  • Não criticar nenhuma sugestão;
  • Não permitir que um participante interrompa o outro;
  • Não buscar a conclusão da ideia ou chegada na solução;
  • Não forçar o engajamento.

Mais importante que qualquer coisa é deixar a proposta clara e bem explicada para todos os envolvidos, que possam apresentar o melhor de si para a solução do problema. 


As etapas da tempestade de ideias devem ser seguidas à risca para garantir os melhores resultados, além de que esse processo seja harmônico e produtivo para a equipe. 

Antes do brainstorming

A primeira coisa a ser feita é entender a fundo qual questão será levada para a discussão. Isso dará clareza para que boas sugestões sejam apresentadas. 


É primordial que se defina, entre os tipos de brainstorming, qual é o ideal para o que se pretende buscar. 


Para entender e conhecer a extensão da situação que será apresentada no brainstorming, é importante buscar todas as informações necessárias para que o grupo possa desenvolver o processo.


Uma vez tendo isso em mente, a etapa seguinte é buscar quais são os colaboradores mais indicados para realizar o debate e porquê. Um grupo heterogêneo poderá fornecer ideias diversas que contribuirão muito para o resultado final. 


Para cada situação, haverá um número ideal de participantes, mas, a princípio, grupos com mais de 10 pessoas tendem a não gerar um bom engajamento e podem demandar mais da moderação. 


Por exemplo, uma clínica geral particular que pretende realizar um brainstorming para melhorar seu processo de atendimento, deverá engajar todos os funcionários na prática. 


Por isso, se os colaboradores envolvidos com a situação ultrapassarem esse número, considere a realização de mais sessões de brainstorming, sem um grupo grande demais para administrar. 


Com a equipe fechada, forneça as informações elencadas como relevantes sobre o tema e garanta que todos tenham tempo para pensar. Uma boa alternativa pode ser elaborar e fornecer um briefing do que é esperado.


Dependendo do tipo de brainstorming escolhido, pode ser interessante conferir mais ou menos informações para a equipe, a fim de realmente se obter o melhor da reunião. 

Durante o brainstorming

A palavra-chave para o líder deverá ser moderação. Isso significa não interferir, a menos que seja realmente necessário. 


Isso garantirá que o processo flua bem e que o brainstorming ofereça bons resultados. No entanto, é bom se ater ao clima da reunião, para garantir que todos estejam tranquilos.


Lembre-se: ninguém se sente livre se pensa que está sendo avaliado ou julgado por suas opiniões, então, busque coibir qualquer interrupção ou expressão de crítica por parte de outros membros do grupo. 


É importante que o líder seja capaz de estimular os colaboradores a trazerem uma quantidade grande de pensamentos, mesmo incompletos, uma vez que, após finalizada a sessão, serão integrados para acrescentar ao quadro principal. 


Para tanto, outro passo extremamente essencial será a realização do registro das ideias apresentadas. É interessante destacar outra pessoa apenas para essa função.


Um observador externo poderá fazer o registro de forma mais eficaz e envolvida do que o responsável pela moderação do debate. Por fim, é interessante juntar todas as informações em uma pasta personalizada com orelha. 


Ou, ainda, a escolha por registro digital pode-se apresentar mais acertada. Vai do líder entender qual formato funcionará melhor. 

Após o brainstorming 

Se o processo se deu de forma satisfatória, é bem provável que você esteja com diversas sugestões, pensamentos e opiniões em mãos. Neste momento, deve-se processar as informações.


Para tanto, é importante estabelecer critérios objetivos para o registro, que possam guiar esse processo para que nenhuma ideia relevante se perca ou que algo sem muita expressão seja aproveitado. 


Outro ponto de extrema relevância é conferir, após o processo terminado, feedbacks para a equipe, e o próprio líder pode criar um espaço para também receber um retorno sobre sua atuação enquanto moderador.

O que pode ser alvo de brainstorming?

Por se tratar de um processo democrático de busca por ideias, o brainstorming pode ser aplicado para qualquer tema que seja relevante para a empresa e que seja necessário mobilizar a equipe. 


Temas internos também podem ser muito favorecidos por decisões tomadas em conjunto através do brainstorming. Um ponto interessante, como foi mencionado, é que o processo proporciona mais que boas ideias. 


Em paralelo, é mais fácil garantir o engajamento a uma iniciativa da empresa se for realizada reunião para levantar alguns pontos que levaram ao resultado final. 


Então, um tema como alternativas para alimentação dos funcionários, por exemplo, se for escolhido como alvo de uma tempestade de ideias pode tornar ainda mais fácil a aceitação posterior de uma empresa de refeições coletivas por todos.


Por fim, compreende-se que o brainstorming, quando bem executado, pode oferecer mais harmonia para as equipes, maior engajamento além de ser uma prática saudável para a solução de diversos problemas, para além do escopo corporativo. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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