As técnicas de SEO são utilizadas no marketing digital com o intuito de tornar um produto mais visível nas ferramentas de busca. Então, SEO para e-commerce, nada mais é do que a aplicação de métodos para otimizar seus produtos/serviços nos mecanismos de pesquisa.
Sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, a estratégia aliada à divulgação do e-commerce pode fazer com que seu comércio online se destaque da concorrência.
Se deseja saber mais sobre como utilizá-lo da melhor forma, basta seguir adiante na leitura deste artigo.
Quais são as técnicas de SEO?
Como já dito anteriormente, o SEO trata-se, então, da aplicação de algumas técnicas em uma página da internet, com o objetivo de melhorar o seu posicionamento como sugestão nos resultados de buscadores como o Google, Yahoo ou Bing.
Dentro deste método de otimização, quando se fala em técnicas, estamos nos referindo principalmente a: pesquisa de palavras-chave, conteúdo de qualidade e URL amigável (clara, informativa e, de preferência pequena).
Assim como estratégias de link building e a otimização do tempo de carregamento do site. A seguir, veja como aplicar esses métodos em seu e-commerce:
1. Utilização de palavras-chave
Supondo que você tenha uma loja de material de construção, resolveu migrar o negócio para o e-commerce, e tem como grande diferencial o fornecimento de azulejos estrangeiros. Então, aí está: é desse diferencial que devem surgir suas palavras-chaves.
O ideal é ser o mais específico possível, como “azulejo porcelana francesa”, por exemplo, que são as famosas palavras-chave long tail, ou cauda longa. Isso para evitar a concorrência, afinal, quantas pessoas estão procurando somente por “azulejos”?
De qualquer forma, é uma técnica que demanda muita pesquisa, porque busca um alto volume de procura e baixa competitividade.
Para auxiliar nisso, uma dica é o investimento em ferramentas que ajudem a descobrir quais são os melhores termos a serem utilizados como palavra-chave.
Onde colocar as palavras-chave?
Observe os quatro principais lugares para inserir as palavras-chave:
- Na URL, em letras maiúsculas;
- No título que aparece nos resultados da pesquisa;
- No texto de descrição da página que aparece na busca;
- No texto de descrição do produto, já no site.
Por exemplo: Você quer divulgar seu novo produto, que é uma tinta para banheiro. Você deve, então, como uma das formas de otimização, inserir palavras-chave como “tinta para azulejo banheiro” na URL da página deste produto.
2. Conteúdos de qualidade
A criação de conteúdos de boa qualidade é, na verdade, uma das técnicas mais usadas em todo o marketing digital, uma vez que se bem feito, o conteúdo é definido como uma espécie de moeda de troca entre a empresa e o consumidor.
Veja bem: seus conteúdos são informativos, educativos e relevantes. Com ele, as pessoas que passam por sua página conseguem sanar todas as dúvidas pertinentes a respeito do tema.
Ou seja, seu leitor é beneficiado pelo conteúdo disponibilizado por você, ao mesmo tempo em que você também recebe benefícios. Visto que um leitor satisfeito se torna um lead que, mais tarde, se torna um cliente.
Mas o que define um bom conteúdo? Podemos dizer que são através de elementos como:
- Originalidade;
- Conteúdos ricos;
- Uso de palavras-chave corretas;
- Tempo de carregamento da página;
- Tempo do usuário na página.
Imaginando que ainda esteja no ramo do e-commerce sobre materiais de construção, para alcançar o primeiro lugar nos resultados dos sites de pesquisa, você pode focar na utilização de um blog, por exemplo.
Você pode escrever desde um artigo com dicas para fazer uma decoração com os azulejos de porcelana francesa, que é um produto seu, até um artigo explicando como funcionam planos de construção mais específicos, como um projeto de loja de roupa, por exemplo.
Para deixar seu conteúdo ainda mais otimizado, lá vai mais uma técnica de SEO, que se enquadra perfeitamente na criação de conteúdo para blog: a utilização de tags em H1, H2, H3, e assim por diante.
Essas tags nada mais são do que subtítulos que, quando usados corretamente, facilitam a leitura.
Mas, claro, são passíveis de regras: o H1 é o título, em fonte Arial e tamanho 20. Já os H2 referem-se aos subtítulos, sempre em fonte Arial, com tamanho 16, e os H3 são subtítulos dentro das H2.
3. Usar uma URL amigável
Imagine agora que você tenha um e-commerce sobre artigos esportivos e queira muito cessar seu estoque de um produto específico. Talvez uma camiseta dry fit amarela, ou de qualquer outra cor que tenha disponível.
Agora, pense, qual URL garantirá mais vendas, ou pelo menos mais acessos ao seu site: uma que contém diversos caracteres misturados, entre letras e números, ou uma mais simplificada, que contém apenas o nome do site e palavras-chave do produto?
Deve-se levar em consideração que, em primeiro lugar, nem daria para saber do que se trata o primeiro link, quem dirá clicar. Já o segundo é bem mais claro, específico e até chamativo, por conta da organização.
Inclusive, pode-se dizer que a segunda opção de link usa até de palavras-chave, o que é uma boa dica, porque, assim, os mecanismos de busca podem encontrar o site da sua loja que vende tela para janela com maior facilidade.
Mas não se esqueça de confirmar se os links principais ou secundários estão realmente levando para a página que o produto se encontra.
4. Investir em link building
Essa dica consiste na criação de uma estrutura de links internos. Para focar mais claro, vamos supor que você está desenvolvendo a descrição da composição do tipo de banner de loja que seu e-commerce de design gráfico produz.
A partir disso, você pode aproveitar a página destinada às características deste banner, para promover outros produtos da sua linha, através de links que levarão para a página de descrição dele, principalmente aqueles do mesmo segmento.
No próprio texto de descrição, por exemplo, você pode colocar o link de direcionamento para uma página de flyers de festa mais bem feita que a sua marca produz.
Assim, tanto o flyer como o banner para lojas, que são feitos do mesmo material, possam ter uma mesma finalidade ou algo assim.
5. Otimização do tempo de carregamento
Sobre essa técnica, deve-se pensar no crescimento da utilização dos smartphones para atividades além das redes sociais e ligações.
Cada vez mais, as pessoas buscam conseguir realizar todas, ou pelo menos a maioria de suas atividades pelo celular. Incluindo as compras, é claro.
Portanto, é imprescindível que seu site demore o menos possível para carregar e que não seja daqueles que ficam fora do ar devido ao grande número de acessos.
Para isso, é aconselhável a contratação de ferramentas que ajudem a identificar quais são os problemas que estão acarretando a demora do carregamento do site ou propiciando que ele saia do ar.
Vale lembrar apenas que esse tipo de otimização é um pouco mais complicada de se atingir. É muito provável que um e-commerce de uniformes, por exemplo, contratado por uma empresa que acabou de empregar em massa, sofra com a queda do site.
Pode haver um monte de funcionários procurando por uniforme de limpeza, de segurança, cozinha e recepção, entre outros, ao mesmo tempo.
Por que aplicar o SEO no meu e-commerce?
Agora que já sabe o que é SEO e como aplicar em sua plataforma de e-commerce, você deve estar se perguntando o porquê de realmente precisar investir nessa técnica.
Pois bem. Para começar, basicamente todos que abrem uma loja online vislumbram um grande número de vendas ou, pelo menos, atingir as metas, correto?
Sendo assim, fica claro que, estando em primeiro lugar nos resultados das pesquisas nos mecanismos de busca, você estará atraindo mais pessoas para o seu negócio e, consequentemente, mais vendas. Olha o SEO aí!
Além disso tudo, é interessante ressaltar o fato de a maioria das pessoas usarem as ferramentas de pesquisa para buscar pelos produtos que querem adquirir, e não os sites já voltados às especificidades deste produto. Elas não vão direto à fonte.
Mas se você ainda está na dúvida, confira mais quatro vantagens e resultados alcançados através da inserção dos métodos de SEO em seu comércio eletrônico:
- Confiança do usuário, porque os problemas dele são facilmente solucionados;
- Conquista de acesso orgânico, sem necessidade de mídias;
- Conquista de acesso qualificado: pessoas realmente interessadas em seu serviço;
- Confiança: superação da concorrência, porque você conhece seus diferenciais.
Assim, certamente fica mais fácil escolher aplicar as técnicas de otimização em seu e-commerce.
Considerações finais
Para aqueles que estão inseridos no mundo do e-commerce, as técnicas de SEO abordadas neste artigo podem servir de grande auxílio para alavancar o número de clientes e vendas.
Conclui-se também que essas técnicas, quando aplicadas e já tidas como positivas ao negócio, servem de vantagem não apenas para o dono do negócio, mas também para o consumidor, visto o caráter de fluidez e rapidez dos resultados dos métodos de SEO.
Por fim, é necessário sempre estar se questionando quanto à experiência do usuário na plataforma. Isso inclui seu nível de satisfação na realização das compras e com quantas dificuldades se deparou para poder encontrar o que, de fato, queria.
No entanto, mais do que isso, se questionar o que pode ser feito para melhorar essa experiência como um todo, e o SEO e diversas outras estratégias de marketing digital estão aí para auxiliar nisso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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