Segmentação de mercado: como aplicar na sua empresa



Já ouviu falar que quem é bom em muitas coisas não é ótimo em nada? Essa ideia de pensamento está totalmente atrelada às técnicas de segmentação de mercado, utilizadas por empresas que têm como principal objetivo focar em públicos específicos.

Essa vem sendo, a cada ano que passa, uma prática recorrente. Isso porque inúmeras empresas vêm surgindo ao longo dos anos, abrindo novos mercados e focando em necessidades do público que ninguém jamais imaginou.


Encontrar essa segmentação perfeita não é nada difícil, pelo contrário. Seguindo algumas dicas sobre análise de mercado, formas de lidar com públicos específicos e criar comunicações focadas, rapidamente o seu negócio poderá ser a nova referência da área.


Entenda mais sobre o tema abaixo!

O que é segmentação de mercado?

O segmento de mercado é um técnica bastante utilizada em setores estratégicos de empresas, bem como em equipes de marketing para dividir consumidores em grupos específicos, agrupando-os em diferentes tipos de categorias.


Isso se deve a uma semelhança tanto de desejos quanto de comportamentos por parte de públicos dentro de mercados. Muitos fatores podem estar ligados a desenvolvimentos pessoais, mas na segmentação, quase sempre existem motivações percebidas em grupos.


São variados os fatores a serem considerados durante essa segmentação. No entanto, alguns são comumente encontrados em desenvolvimentos de segmentações, como:


  • Comportamento;
  • Local de moradia;
  • Estilo de vida;
  • Pessoalidade;
  • Empresas favoritas;
  • Classe social.

Podemos entender, então, que existem fatores consideráveis para o consumo de um produto ou serviço por parte de cada potencial cliente, e essas características devem ser sempre levadas em consideração nas tomadas de decisões e ações de empresa.


Por exemplo, um restaurante que fornece refeições para empresa está organizando o lançamento de um serviço de delivery, e pretende fazer uma segmentação entre seus clientes para poder trabalhar com um grupo específico que gostaria de entregas.


Nesse caso, é possível verificar, por meio de inúmeras formas de segmentação, a disponibilidade de pessoas que vão aderir à escolha do serviço de acordo com a localidade em que moram, o relacionamento com o restaurante e sua disposição para pagamento.


Em outro caso, uma loja de decoração teve a ideia de lançar um novo produto: papel de parede masculino. Para isso, ela fará uma segmentação que servirá como base para uma campanha de marketing, dividindo então o público geral do específico.


Vale destacar que empresas que fazem segmentações podem ter diferentes tipos de objetivos, e até mesmo, quando forem os casos, trabalharem com mais de uma segmentação de clientes, podendo então orientar para eles produtos diferentes.


Essa separação é muito utilizada ainda na parte de criação de empresas, quando os setores estratégicos criam as personas ideias para o negócio, uma estratégia que demanda organização e atenção, tendo como resultado ações inteligentes.

Vantagens dessa divisão

A segmentação, seja dentro de uma empresa, em uma especialização de trabalho ou no desenvolvimento de produtos, resulta sempre em vantagens, já que foca em atender um determinado tipo de demanda, evitando focar em um todo.


É como se um espaço para festa de 18 anos, próprio para eventos mais jovens, tivesse como foco um público específico em uma cidade. As ações de fechamento de negócios teriam um foco, e com certeza seria um trabalho produtivo.


Dividir grupos de clientes é, além de uma ótima forma de potencializar vendas, ainda uma maneira de tentar realizar a melhor comunicação possível com os clientes, afinal, sabendo para quem se vende, fica mais fácil criar uma conexão relacional.


Digamos que um buffet para aniversário de 30 anos passe a produzir um conteúdo específico para seu público-alvo nas redes sociais. Em pouco tempo, será possível notar uma maior procura pelo serviço, ação que não acontecia antes da segmentação.


Essa forma de realizar campanhas e comunicações focadas, traz como principal resultado a rapidez em fechar negócios, visto que a empresa irá comunicar direto para quem tem interesse em um produto e serviço, não perdendo tempo com outros públicos.


Outra vantagem a ser notada é a implementação de economias para a empresa, já que, trabalhando com públicos segmentados, surgem possibilidades de revisão de gastos para um grupo maior de pessoas, sendo que muitas delas nem mesmo iriam ser atingidas.


Esse é o exemplo de uma gráfica que está dando de brinde, durante um mês, envelope personalizado A4. Geralmente os clientes dessa gráfica costumam ser agências de publicidade, que quase todos os meses precisam fazer campanhas para mídias offline.


A divulgação por meio de panfletos sobre essa promoção pode se tornar mais barata e surtir mais resultado se for feita em um determinado local da cidade, onde a maioria dos clientes está concentrada, trazendo economia com custos e maior oportunidade de venda.


É importante ressaltar que, na maioria das vezes, as empresas têm muitos concorrentes no mercado, quase sempre focados nos mesmos tipos de produtos e serviços. Com a segmentação, é possível criar e se destacar no seu próprio nicho.


Uma empresa de produtos infantis pode ter muito mais concorrência se for genérica, mas a situação muda quando o produto é nichado, como a venda de enxoval de bebê completo. Assim é possível superar os concorrentes e crescer no mercado. 

Como segmentar uma empresa

Agora que você já entendeu a importância da segmentação, tanto para o crescimento de um negócio e autoridade da marca no mercado, quanto para o destaque dessa empresa como líder ou até mesmo referência da área, saiba como colocar a divisão de públicos em prática.

Faça uma pesquisa e levantamento de dados

Antes de começar a segmentar seu público para alguma área, é preciso estudar as vantagens e reais demandas de clientes, tanto por meio de levantamento de dados quanto em aplicações de pesquisas de mercado.


No recolhimento de dados, você pode utilizar informações presentes no site da sua empresa, redes sociais, dados físicos relacionados às mais populares compras de produtos e serviços, dentre outras questões que possam ser facilmente resgatadas pelo negócio.


Já no caso das pesquisas de mercado, é importante que você utilize todas as possibilidades de segmentação para entender qual o melhor tipo de cliente para o seu negócio. Utilize como base as principais categorias mencionadas anteriormente.


Com todos os resultados em mãos, você conseguirá entender quais são os melhores produtos a serem vendidos, que tipo de público-alvo você pode começar a olhar dentro do seu negócio, quais as mudanças que devem ser feitas internamente, dentre outros.

Reconheça e trabalhe para seu público

A partir do entendimento da segmentação ideal para o seu negócio, procure encontrar formas de reverter as forças da sua empresa para aquele local, afinal, serão as pessoas desse determinado grupo que estarão no páreo para investir no seu serviço.


Lembre-se ainda de diferenciar público-alvo de público consumidor, verificando sempre se no caso da sua empresa esses dois grupos são constituídos pelas mesmas pessoas. 


Um buffet de aniversário, por exemplo, pode ter como foco festas infantis, mas quem realmente vai fazer o fechamento de contrato com o lugar são os pais dessas crianças. Por isso, evite criar comunicações que entreguem informações de forma errônea.

Crie sua marca no mercado

Aproveite as chances de ter em mãos a segmentação certa de clientes e implemente o máximo de diferenciação e originalidade que você puder. Lembre-se que, em alguns casos, é possível que você não tenha concorrentes à altura.


Por exemplo, uma profissional que trabalha com a criação de pasta personalizada com orelha caseira pode traçar um planejamento de comunicação com uma linguagem própria, chamando atenção pela personalidade e criatividade.


Aliando segmento certo e criação inovadora é possível se destacar fortemente no mercado, provocando uma criação de autoridade e reconhecimento por outras marcas, de fora ou de dentro de um mesmo grupo de público-alvo.


Esses são os casos de empresas pioneiras, que servem como inspiração para profissionais pela maneira como trabalham diretamente para seus públicos, criando conteúdos específicos, que ajudam a acelerar os processos de compra e fidelização.


Nesses casos, a identidade com a marca se torna um fator fundamental para muitos dos clientes, que se vêem satisfeitos com as soluções de produtos ou serviços.


Como exemplos de empresas que funcionam dessa maneira, temos empresas criadoras de máquinas copiadoras, marcas de produtos alimentícios da área de laticínios e até mesmo comidas que se tornaram referência em diferentes partes do país.

Conclusão

Por fim, trabalhar a segmentação do público vem sendo considerada uma das maiores formas de crescimento e destaque no mercado, ajudando a reduzir custos e melhorar a produtividade dentro das empresas.


Comece agora a pensar na segmentação do seu público e veja como sua empresa será cada vez mais requisitada!


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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