SEO off-page: 3 dicas para você aplicar essa estratégia


As estratégias de marketing digital realizadas fora de suas páginas na internet são conhecidas como SEO off-page. Por meio dessa técnica, é possível mostrar que outros sites veem seus canais de maneira positiva.

O off-page também ajuda a posicionar seu endereço na web entre os primeiros resultados do Google, pois com essa prática, nós mostramos ao buscador que seu negócio é uma referência para outras páginas.

Trata-se de um desdobramento do SEO tradicional, uma vez que apenas ele não basta para estar sempre em um bom posicionamento.

Isso porque pensar exclusivamente no seu site, usando boas palavras-chave, postar bons materiais e estruturar as páginas, pode não levar àquele resultado que você almeja.

É importante estender essa prática, buscando links e menções que provem o quanto seus conteúdos são relevantes e confiáveis. Inclusive, todas essas ações são analisadas pelos algoritmos do Google.

Se este assunto for uma novidade para você, não tem problema, neste artigo, vamos mostrar o que é SEO off-page, seu objetivo, por que é importante aplicá-lo, quais são suas principais estratégias e os resultados que podemos obter.

Então, se você ficou interessado ou tem dúvidas sobre este assunto, confira até o fim porque vamos mostrar tudo o que você precisa saber. Boa leitura!

O que é SEO off-page?

SEO off-page são estratégias aplicadas fora do site das empresas, que mostram sua relevância no mercado em que atuam, fazendo também com que apareçam entre os primeiros resultados do Google.

Para os buscadores, entender que os seus conteúdos são relevantes não é o suficiente; eles também querem saber como o site de uma escola de aula de piano iniciante se relaciona com outros endereços, por exemplo.

Quando uma página do seu negócio é mencionada em outro site relevante, seu canal se torna mais confiável para o Google. Isso porque os usuários só acessam e referenciam aquilo que leva valor para eles.

Quando uma empresa é mencionada em outros endereços da web, ela recebe o que chamamos de backlinks e eles se encaixam numa ação conhecida como link building.

Só que não são apenas eles que importam, mas toda e qualquer ação que você construa fora de seu site.

Exemplos disso são as menções que a sua organização recebe de maneira positiva, o que ajuda a construir sua relevância no mercado. De qualquer forma, os links têm maior peso quando falamos de SEO off-page.

Levando em consideração todas essas afirmações, podemos dizer que o objetivo dessa estratégia é aumentar ainda mais a relevância de uma companhia em seu mercado de atuação, como uma loja em que você comprou seu notebook novo.

Por que aplicar SEO off-page?

Essa prática precisa estar entre suas estratégias se o seu objetivo é conquistar os primeiros lugares no ranking do Google.

Links e menções deixam claro o que outras empresas pensam sobre seu negócio, o que determina seu grau de importância e melhora a classificação no buscador.

Para deixar clara a necessidade de se relacionar bem com outros sites, você precisa entender a importância de se conseguir bons backlinks.

Os links são essenciais para levar os usuários de uma página a outra na internet, até que eles encontrem o que procuram. O funcionamento do Google também é baseado neles.

O buscador rastreia as páginas por meio dos links e, ao acessá-las, vai indexar seus conteúdos, as palavras-chave usadas neles e outras informações. Depois, analisa os links referenciados nelas.

É aí que ele percebe como a página de uma fabricante de carimbo empresa se relaciona com outras. Se ela é mencionada em endereços confiáveis e relevantes, então esses pontos positivos são transferidos também para ela.

É o que chamamos de link juice, que mostra o poder de rankeamento que um site transmite a outro, e ele é importante tanto para os links internos quanto externos.

O link juice atua como uma recomendação e o Google percebe que existe uma boa relação entre as páginas envolvidas.

Cada vez que um usuário faz uma pesquisa, os buscadores também consideram o link juice para rankear as páginas em seus resultados.

Então, se você quer estar entre as primeiras posições, é fundamental fazer boas parcerias com sites confiáveis e de qualidade.

Também é necessário se atentar às referências de seu site em outros endereços, visto que estas também são consideradas importantes fontes de tráfego.

Principais estratégias off-page

Até aqui, você entendeu o conceito de SEO off-page e por que você deve aplicá-lo em suas estratégias. Neste tópico, você vai conhecer suas principais estratégias. São elas:

1. Produzir conteúdos de qualidade

A produção de conteúdo é muito importante para o SEO on-page, pois é por meio deles que um chaveiro residencial, por exemplo, mostra sua autoridade e conhecimento acerca do que faz e de seu mercado.

Sem falar que são esses materiais que atraem e fidelizam os visitantes, oferecendo a eles respostas para as mais diversas dúvidas. Além disso, podem ser publicados em diferentes formatos, como:

  • Textos;
  • Áudios;
  • Vídeos;
  • Infográficos;
  • Imagens.

No que diz respeito ao SEO off-page, a cada material de boa qualidade, você aumenta as chances de receber links de maneira orgânica.

Contudo, é preciso investir na criação de conteúdos que sejam tão bons que mereçam ser mencionados por outras empresas.

Além de postar no blog, é essencial pesquisar e conhecer o mercado, bem como investir em e-books, infográficos e planilhas.

2. Parcerias para link building

O co-marketing e o guest post precisam valer a pena e, para isso, é preciso buscar parcerias com um público que tenha afinidades com o seu, como no caso de uma gráfica de flyer de festa ou uma organizadora de eventos.

É dessa forma que o Google vai perceber a relevância dos backlinks. Só que, além de serem parceiros com afinidades, é preciso que eles sejam confiáveis para transmitir mais link juice a suas páginas.

Existem algumas ferramentas que podem te ajudar a saber sobre a probabilidade de um site estar bem posicionado.

3. Guest post e co-marketing

Os backlinks orgânicos demoram um pouco para aparecer, por isso, desde uma escola particular infantil até uma empresa de logística que deseja ter visibilidade na internet precisa investir em maneiras de criá-los, sem prejudicar a experiência do usuário.

Uma das maneiras de fazer isso é com o guest post, em que você cria um artigo para o site de um parceiro e vice-versa. Mas, claro, sempre com qualidade e relevância para o público.

Também pode investir em co-marketing, uma parceria de produção e promoção de materiais para atrair um público em comum.

Por exemplo, um nutricionista pode produzir um conteúdo sobre a influência positiva dos exercícios físicos na alimentação para o site de uma academia, e esta produzir outro que fale da importância da dieta para potencializar os treinos, entre outros.

Resultados esperados

Por meio dessa estratégia, é possível melhorar a experiência do usuário dentro do seu site e isso é importante para o seu negócio e para o Google, visto que ele prioriza as pessoas que o utilizam.

Para o buscador, a internet é uma teia de informações conectadas, em que o site de uma fabricante de rótulo alimentar tem um conteúdo que leva a outro, e assim por diante.

É assim que os visitantes encontram o que querem, sendo determinante para o Google. Então quanto mais você investe em SEO off-page, mais bem classificado estará nas pesquisas.

Afinal, se você está entre as primeiras posições de uma busca, mais pessoas te encontram e melhor fica o seu SEO on-page, além do off-page.

Em outras palavras, é assim que a sua marca fica em evidência para o seu público, atraindo novas oportunidades de negócio.

A organização pode até investir em estratégias como os links patrocinados, mas no fim das contas, essas práticas começam a perder sua eficiência para darem espaço ao que realmente importa para o Google: relevância para os usuários.

Até mesmo uma empresa de refeições coletivas só vai mostrar sua relevância quando se tornar referência para outros sites, por exemplo.

Logo, mesmo que você tenha os melhores conteúdos, eles precisam ser bons do ponto de vista de outras páginas para “convencer” o Google.

Conclusão

A internet é um mar de informações, onde as pessoas podem encontrar respostas para tudo o que precisam. 

Isso significa que assim como você investe no que há de melhor para seus visitantes, outras empresas estão agindo da mesma maneira. Dessa maneira, ganha destaque quem conquista espaço em páginas além das suas.

Com as estratégias de SEO off-page, seu negócio vai mais longe, tendo em vista que ele cresce muito em referência e relevância para o Google. Portanto, você consegue navegar nesse mar de informações, estando sempre à frente de sua concorrência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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