Outbound Marketing: saiba o que é e como funciona


Com o avanço da internet e a mudança de comportamento dos consumidores modernos, diversos estabelecimentos sentem a necessidade de mudar as suas técnicas de abordagens de clientes, sendo uma delas o Outbound Marketing. 


Com a finalidade de buscar pessoas que possam ter interesse no seus serviços, essa estratégia é usada por aqueles que desejam ir atrás dos seus consumidores e não esperar que eles cheguem naturalmente.


Logo, o perfil desses possíveis clientes é analisado para que essa prospecção seja bem estruturada e obtenha-se resultados positivos. Além disso, ainda que pouco usada, o recurso pode trazer muitos benefícios para os estabelecimentos que a utilizam.


Se você deseja saber mais sobre o que é o Outbound Marketing, suas vantagens e principais aplicações, acompanhe a leitura deste artigo.

Outbound Marketing: o que é?

Essa é uma técnica em que uma empresa busca por possíveis consumidores, usando uma abordagem mais ativa. Desse modo, ao se identificar um perfil de indivíduos que possam se interessar pelas mercadorias e serviços, ele é abordado. 


Um exemplo clássico são as ações feitas por meio de telemarketing, classificada por muitos como um modo invasivo de contatar os cidadãos. No entanto, existem outros modelos de abordagem, como anúncios em sites e nos meios de comunicação, como o rádio e a TV. 


Percebe-se que, em todos os meios, o usuário não pede por esse anúncio, ele simplesmente é impactado enquanto está assistindo ao jornal, por exemplo.


Nessa hipótese, um comércio de vinho malbec argentino analisa o público daquele programa para saber se eles se encaixam no seu perfil de consumidores e, dessa forma, inclui o anúncio naquele determinado horário. 


Portanto, existem diversas maneiras de fazer o uso desse recurso em uma estratégia e, apesar de ser considerada muito invasiva por alguns, ela ainda surte efeito mesmo com outras formas de atingir os clientes. 


Isso porque ainda existem outros canais além da internet, e é certo que o ambiente virtual é onde a maior parte dos clientes se encontram. No entanto, possuir táticas para atingir aqueles que se encontram fora do ambiente online também é essencial. 

Vantagens da estratégia

Sendo um mecanismo que pensa nos indivíduos que serão impactados, o Outbound oferece diversos benefícios para os estabelecimentos que optam por usarem essa ferramenta, tais como:


  • Retorno rápido;
  • Fácil análise de dados;
  • Validação de estratégias;
  • Contato com as pessoas certas;
  • Time de vendas mais especializado. 

Nesse sentido, um benefício que ganha destaque é que o retorno das suas ações são adquiridos de maneira rápida, isso porque os indivíduos não são abordados sem critérios; eles são escolhidos por serem pessoas em potencial para se tornarem clientes. 


Como consequência a ação vai impactar essas pessoas selecionadas, de modo que as chances de se aumentar as vendas são elevadas. Assim, percebe-se que o resultado é obtido rapidamente. 


Portanto, uma empresa de aluguel de telão pode verificar que se o seu propósito é aumentar o número de mercadorias alugadas, ela pode perceber que após passar seu comercial no rádio, esse número tende a aumentar. 


Assim, em pouco tempo, esse negócio pode verificar os resultados da sua ação, uma vez que com essa estratégia, os resultados são rápidos, diferente da tática de Inbound Marketing, que pode trazer resultados somente após um longo período. 


Além disso, outro fator é que os dados podem ser facilmente analisados. É fato que para que uma tática dê certo, é necessário realizar uma análise do que foi feito e tirar conclusões sobre o desempenho. 


Com isso, pode-se fazer ajustes que forem identificados e aperfeiçoar toda a estratégia, de modo que os resultados desejados sejam obtidos. Por isso, o Outbound Marketing ajuda em ter as informações para essa análise rapidamente. 


Ademais, como as consequências são percebidas de modo rápido, por meio da validação também é possível verificar se as estratégias que estão sendo usadas estão trazendo retornos positivos. 


Além de analisar a possibilidade de ter uma confirmação sobre o público que é atingido. Nesse sentido, essa ação torna-se essencial para que o dinheiro não seja gasto à toa e não se perca tempo em produções que não surtem efeito. 


Por fim, o último benefício é que os indivíduos certos são os impactados. Assim, as ações são estruturadas de modo que, quem é necessário seja atingido, isso ajuda no orçamento que é direcionado para uma comunicação assertiva.


O próximo tópico diz respeito aos especialistas que estão disponíveis no mercado, isso porque, por ser uma tática originária das vendas tradicionais, há muitas pessoas que sabem trabalhar com o Outbound


Assim, é possível perceber que para determinadas áreas é muito difícil encontrar profissionais capacitados que consigam desenvolver as atividades de modo apropriado sem encontrar dificuldades.


Portanto, essas são as vantagens que uma distribuidora de painel de led outdoor ou empresas de quaisquer outros setores podem ter ao inserir esse recurso em suas táticas. 

Inbound X Outbound Marketing: qual a diferença?

Agora que já explicamos e você entendeu como funciona o Outbound, a primeira diferença com o Inbound Marketing está relacionada aos procedimentos. 


Neste segundo, não há pesquisa dos indivíduos que serão impactados, mas é por meio de produções que procura-se despertar a curiosidade do usuário.


Além disso, ele também é usado somente nos meios digitais, isso significa que diferentemente do Outbound, que pode ser usado também nos meios de comunicação offline, esse se restringe apenas ao meio virtual. 


Sendo assim, empresas de motoboy que usam essa técnica desenvolvem os seus conteúdos de modo que suas produções tenham muitas visualizações e os usuários consigam se interessar pelos serviços oferecidos pelo estabelecimento. 


Nesse sentido, é possível dizer que o Inbound pensa em conteúdos para atrair e manter os seus usuários de forma que eles sejam alimentados com as produções, até o momento da compra. 


Assim, uma ferramenta muito usada é o e-mail marketing, afinal, assim é possível manter os visitantes com conteúdos de forma que eles sintam que as suas dúvidas e problemas sejam entendidos e abordados nessas produções. 


Essa é uma maneira de uma empresa de gravação áudio conseguir que os internautas sejam alimentados e se mantenham em uma jornada de compra, porque eles são direcionados ao site e podem conhecer as mercadorias e serviços do seu comércio.



No entanto, o Outbound não age desse modo, isso porque os usuários não são “alimentados” com conteúdos. Isso acontece porque os anúncios são feitos para promover um impacto imediato. 


Em resumo, esse recurso se empenha para que as pessoas certas sejam atingidas, de maneira que os efeitos sejam naquele momento, não precisando produzir diversos conteúdos para impactos posteriores. 


Assim, somente uma ação já é suficiente para que a estratégia seja desenvolvida. Aqui, por exemplo, são pensadas ações com suporte para banner, para impactar naquele momento o visitante. 

Afinal, como usar o Outbound Marketing?

Pensando que sua empresa optou por essa estratégia e deseja ter resultados rápidos, chegou o momento de saber como aplicar a técnica para que se tenha um bom desempenho. Portanto, é preciso definir detalhes como:

1 - Defina o público ideal

O principal ponto de definição nessa tática é a escolha de quem será impactado pelos anúncios. Assim, sem decidir o público-alvo é possível que o desempenho desejado não seja obtido. 


Por isso, antes de iniciar as suas estratégias, um comércio de espaço para festa de 18 anos precisa entender os indivíduos que ela deseja que fiquem interessados nos seus serviços. 

2 - Desenvolva modelos personalizados

Você já conhece o seu público e agora precisa definir como as ações vão ser realizadas, isso porque diversas ações são necessárias. Assim, pode-se desenvolver modelos construídos conforme as especificidades de cada perfil de indivíduos.


Por exemplo, as ligações para os prospects podem ser mais personalizadas. Além disso, os banner com ilhos também podem ser feitos conforme cada particularidade dos visitantes do seu estabelecimento físico. 

3 - Faça testes e análises

Use a estratégia para fazer testes e usar os dados para as análises. Desse modo, a técnica pode ser aperfeiçoada para ter o melhor desempenho. Por isso, é preciso que, mesmo após a conclusão da ação, seja necessário a realização de um estudo. 


Com os dados obtidos, é possível verificar possíveis falhas e corrigi-las. Os pontos positivos também podem ser observados nesse estudo e posteriormente usados em outras ações. 

Conclusão

O Outbound Marketing é ainda uma boa tática para ser usada pelos estabelecimentos que desejam que as suas ações sejam assertivas, de modo que as pessoas certas sejam impactadas. Além disso, o Outbound é ideal para quem quer resultados rápidos. 


Da mesma maneira, é uma solução para desenvolver ações fora do meio digital, podendo ampliar o seu campo de atuação, atingindo mais pessoas, tendo assim, também acesso a informações que confirmem se a tática está dando certo. 


Por isso, estabelecimentos podem ter sucesso usando o Outbound Marketing, que muitas vezes pode ser visto como invasivo e com menos aceitação. Entretanto, ela ainda traz ótimos efeitos para os comércios que a usam.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segment 

Postar um comentário

0 Comentários