A pesquisa de mercado pode ser considerada uma vantagem dentro das estratégias de vendas, já que este instrumento é responsável por coletar e analisar praticamente tudo o que diz respeito ao entendimento do seu serviço por parte do público.
A opinião do cliente é sempre a prioridade em empresas, tornando as pesquisas de mercado uma ajuda essencial dentro das estratégias profissionais. Entenda ao longo deste artigo um pouco mais sobre essa incrível ferramenta.
O que é uma pesquisa de mercado?
Uma pesquisa de mercado pode ser compreendida como um levantamento em forma de perguntas e indagações, utilizada para entender mais sobre o próprio setor e o público de um negócio, desde uma auto peças nacional até empreendimentos digitais.
A partir dos resultados encontrados, é possível entender mais sobre o comportamento do consumidor daquele produto ou serviço, a necessidade da oferta no mercado e também informações sobre as melhores oportunidades ou riscos.
Ou seja, dessa maneira há grandes chances de se encontrar os principais obstáculos que podem ser passados para um negócio de marmitas para empresa, por exemplo, em comparação com todo o suporte à realidade que ela já oferece.
Logo, é possível procurar soluções que estejam à altura para eventuais problemas, podendo ainda criar oportunidades dentro da área de trabalho, como melhores lugares para vender, público-alvo, nicho de atuação e até mesmo a criação de novos produtos.
Muitos empreendedores acabam não levando em consideração essa fase de busca por informações e análise, alguns por acharem que não tem informações suficientes, e outros, por entenderem que os resultados trazem apenas informações sobre os concorrentes.
Mas, pelo contrário, com a aplicação de pesquisa de mercado é possível compreender tanto outras empresas quanto a sua, buscando conhecimentos sobre as melhores e mais rentáveis práticas de trabalho, algo extremamente necessário em qualquer ramo.
Por exemplo, a partir da aplicação de uma pesquisa, uma nova empresa de vinho seco tinto pôde entender que a melhor maneira de divulgar seus produtos é por meio das redes sociais, já que o público-alvo se encontra nessas plataformas constantemente.
Dessa forma, novas ideias de trabalho - e também de expansão - acabam entrando no dia a dia da empresa, que passa a trabalhar com mais entendimento naquele lead que deve ser atingido e fidelizado para garantir o sucesso de seu negócio.
Quais seus principais benefícios?
A partir da aplicação dessas pesquisas de mercado e a análise subsequente de todas as informações e dados, é possível ter uma maior percepção daquilo com que se trabalha, ainda mais no caso de empresas que estão começando no mercado.
Sobre esses benefícios, alguns principais podem ser fruto desse aprofundamento analítico, tais como os seguintes itens abaixo:
1 - Conhecimento do público-alvo
Muitos empreendedores dizem que conhecem claramente todas as vontades, necessidades e comportamentos de seus clientes, mas quase sempre eles não sabem responder perguntas básicas, como por exemplo, onde eles mais gostam de fazer suas compras.
Mas além de um local onde é feita uma aquisição de produto, é preciso entender em quais situações aqueles compradores estão inseridos em suas vidas, para aí sim compreender o que os leva a consumir seus produtos, melhorando, assim, suas formas de trabalho.
Por exemplo, ao conhecer profundamente a persona de sua empresa, uma consultoria pode entender melhor onde as empresas com que trabalha estão inseridas, quais os preços que elas mais levam em conta e qual a demanda de contratação de motoboy para delivery.
Dessa maneira, é possível assimilar as melhores formas de ofertar opções de serviços, já que entende-se que grande parte do público que procura aquele lugar pensa, age e trabalha de maneira parecida. Logo, estão inseridos todos em uma mesma situação.
2 - Verificar a necessidade de serviços
Durante a pesquisa de mercado, é possível encontrar quais os pontos principais de investimento dentro de um negócio, que são primordiais para o andamento positivo de uma empresa rumo ao sucesso, considerando tudo aquilo que é importante.
Uma empresa de stand promocional pode entender que as melhores formas de comunicação com os clientes são aquelas ocorridas por meio digital, já que grande parte das pessoas que param nesses pontos são jovens e adultos ligados à tecnologia.
A partir desse entendimento, é possível traçar uma grade de investimentos considerados certos para o tipo de público consumidor, podendo ainda excluir alguns gastos, como a contratação de atendentes, por exemplo.
Saber o que pode ser cortado de um orçamento, ainda mais em tempos onde a economia faz bem para a sobrevivência de negócios, é essencial e deve ser sempre uma prioridade, colocando as pesquisas de mercado como uma importante estratégia.
3 - Encontrar tendências
Por meio de pesquisas recorrentes, é possível analisar as mudanças do mercado, reflexo de inúmeras motivações, como comportamentos pessoais, mudanças políticas, econômicas e até mesmo culturais. Todas essas questões devem ser fundamentais para um negócio.
Fazendo um levantamento daqueles que compram um produto, você é capaz de encontrar uma base de novas oportunidades de trabalho, como uma imobiliária investir em uma sala de reunião pequena em imóveis residenciais com escritório.
Essa pode ser uma boa estratégia de vendas, já que é fruto de uma análise feita com quem realmente se interessa em consumir um produto.
Por isso, é extremamente necessário fazer um bom detalhamento dentro das pesquisas, para alcançar as mais diversas possibilidades, tal como em um interrogatório, onde todas as hipóteses do interrogado devem ser compreendidas.
4 - Saber como funciona na concorrência
Muitas vezes, pesquisas de mercado nos trazem a imagem daquilo que é visto pelos consumidores de empresas concorrentes, em especial aquelas que já possuem uma estabilidade maior nos negócios, com foco na influência de comportamento.
Sendo assim, entendemos o que está dentro daquele cenário que pode ser utilizado pela sua empresa de forma mais completa e inovadora, sendo possível compreender ainda o que o público gostaria ver de diferente naquele determinado empreendimento.
Por exemplo, uma gráfica especializada em produção de banner informativo entende por meio de uma pesquisa de mercado que muitos possíveis clientes preferem uma empresa concorrente por conta da rapidez na entrega, mesmo que não gostem do design oferecido.
Dessa forma, é possível compreender o que pode ser feito para incorporar as especificações do seu negócio e uma projeção daquilo que mais é interessante para o público, podendo ainda corrigir os erros cometidos, entregando algo diferenciado.
Como iniciar sua própria pesquisa
Uma pesquisa de mercado pode ser feita tanto por empresas que desejam utilizar seus resultados para análises internas e posteriores mudanças, como também por agências especializadas, contratadas para conceder informações valiosas para seus contratantes.
No entanto, o que ambas precisam dentro da construção dessa pesquisa é ter bem determinados alguns itens essenciais, que caso não sejam utilizados, podem levar a resultados errôneos ou menos determinantes quanto deveriam.
Os seguintes itens, que devem ser conhecidos antes e depois da aplicação, são:
Resultado esperado com a pesquisa;
Perguntas que condizem com o objetivo final;
Público-alvo do negócio ou do produto;
Quantidade de pessoas a serem entrevistadas.
Com esses dados em mãos, chegou o momento para a análise completa desses dados, que é algo a ser feito de forma particular, respeitando cada tipo de empresa, ou seja, evitando ser uma cópia ou comparação com outras formas de verificação.
Os principais tipos de pesquisa de mercado
Os tipos de objetivos mais esperados nessas pesquisas são quase sempre relacionados à marca, e auxiliam para corrigir danos, tirar dúvidas e prever oportunidades, sempre se envolvendo com a manutenção apropriada de um negócio.
Entenda um pouco mais sobre aquelas que você pode fazer na sua empresa:
Hábitos do consumidor
O principal ponto dessa pesquisa é possibilitar um maior conhecimento sobre os hábitos do consumidor, bem como suas preferências, o que leva ele a fazer uma compra, quando ele estará mais disposto para investir em uma compra, entre outras questões.
A importância de ter esse tipo de conhecimento é saber quais as estratégias de comunicação que podem ser utilizadas para conversar com ele, já que dentro desse setor as campanhas mais eficientes são aquelas que foram diretamente para o público.
Possibilidades de investimento
Seu negócio está pronto para investir em algum segmento ousado e rentável, como no caso de um novo tipo de papel timbrado de empresa, mas não sabe se o público vai entender bem e se o mercado vai estar disposto a comprar essa ideia? Faça uma pesquisa!
Com esses resultados, você poderá compreender até que ponto pode ir saindo da zona de conforto, quais são os riscos que você irá correr e também o quanto você precisa gastar para fazer os primeiros testes desta futura novidade.
Satisfação com a marca
Esse talvez seja o teste que empresas fazem que pode ser considerado o mais importante dentro desse setor de pesquisas. Entendendo a satisfação de uma clientes é possível corrigir erros e entender se você tem clientes fiéis ou não.
Além disso, é uma ótima maneira para saber o que realmente acham de todo o trabalho que você desenvolveu até agora, algo que pode fortalecer ou provocar mudanças dentro de suas equipes internas, bem como suas estratégias.
Conclusão
Pesquisas de mercado são as melhores amigas dos empreendedores, e trazem benefícios importantíssimos para qualquer tipo de negócio. Por isso, não deixe de começar a investir nessa prática o quanto antes para alcançar melhores resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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