Métricas de vaidade: o que são e como evitá-las


As métricas de vaidade consistem em informações que parecem relevantes para a sua estratégia de marketing, mas na verdade, não representam um bom potencial de retorno para o seu negócio.

Apesar disso, elas são muito mais comuns do que imaginamos - e muitas vezes, vários clientes e empresas acreditam que elas são suficientes para se ter uma ideia do crescimento da marca.


No entanto, um bom estrategista sabe muito bem que é preciso ir além. Claro, você pode mostrar as métricas de vaidade para o seu parceiro, mostrando que houve um aumento no número de seguidores da academia de hidroginástica.


Mas, em conjunto, também pode mostrar o quanto a produção de conteúdo relevante se converteu em leads (potenciais clientes) para a empresa, além do aumento no número de alunos na academia.


Por isso, se você quer saber o que são as métricas de vaidade e como evitá-las, continue com a gente no artigo de hoje!

O que são métricas de vaidade?

As métricas de vaidade são informações coletadas e acompanhadas por profissionais de marketing, mas que não ajudam na tomada de decisão estratégica, nem mesmo representam um grande potencial de crescimento ao negócio.


Isso não significa que elas devem ser ignoradas, mas sim, que não indicam de fato a saúde do seu negócio em uma visão mais abrangente.


Em geral, as métricas de vaidade estão associadas com as redes sociais, já que elas podem ser vistas mais facilmente nesses canais. Sendo assim, como principais representantes desses indicadores, temos:


  • Número de curtidas em fanpage;
  • Número de seguidores no Instagram;
  • Número de curtidas em publicações;
  • Número de impressões em links patrocinados;
  • Entre outros.

O grande problema dessas métricas é que elas não apontam o retorno da sua estratégia de marketing. Por exemplo, não necessariamente um post sobre dieta reeducação alimentar com várias curtidas irá resultar em leads para a sua clínica de nutrição.


Percebe onde está a vaidade aí? A sua publicação pode até ser bem-vista pelo público, mas se ela não gerar potencial de negócio, é algo que fica somente na aparência.

Quais são as principais métricas de vaidade?

Há inúmeros tipos de métricas de vaidade. Como dissemos, elas são encontradas com destaque nas redes sociais, como o Facebook, Instagram e Twitter. 


Mas não se restringem a esses canais - as métricas de vaidade também estão presentes em campanhas patrocinadas, em especial, quando os conteúdos são mal formulados e sem direcionamento.


Ou seja, você pode ter muitas visualizações do seu anúncio de dj para festa, mas pouquíssimos usuários estão realmente interessados no serviço.


A seguir, separamos algumas das principais métricas de vaidade no marketing digital para que você consiga identificá-las com mais facilidade. Confira!

1 - Likes e reações (coraçãozinho, triste, raiva, entre outros)

Essa é uma das métricas de vaidade mais conhecidas nos dias de hoje.


No entanto, ainda é muito comum que marketeiros avaliem a qualidade da campanha com base no número de likes.


Claro que ser bem vista nas redes sociais é ótimo, mas o quê, de fato, o número de curtidas impactou diretamente no negócio do seu cliente?


Se essa informação de likes não resultou em nada, então é uma métrica de vaidade.

2 - Download de aplicativos ou programas

Quando você lança um aplicativo ou programa no mercado, é comum concentrar esforços de marketing para divulgar o produto, fazendo com que as pessoas realizem o download.


Mas, calma. Essa métrica não é suficiente. Afinal de contas, o download de apps gera um custo transacional para as empresas e, em muitos casos, a taxa de desinstalação acaba sendo maior.


Por isso, tenha cuidado com essa métrica, principalmente a longo prazo.


Se você desenvolveu um aplicativo de controle de acesso externo, invista em estratégias para que os usuários não desinstalem o programa, mas sim, permaneçam com ele por mais tempo e baixem as atualizações.

3 - Número de cliques

Essa é uma métrica que soa bastante interessante, mas é preciso avaliá-la bem para não cair nas garras da vaidade.


A taxa de cliques é importante para perceber se a sua campanha está conseguindo redirecionar os usuários (para um site, blog, produto, etc), mas se você não tiver um objetivo bem definido, todo o esforço pode não dar resultado!


Não adianta nada ter uma alta taxa de cliques no seu anúncio sobre som e iluminação para festas, se a conversão é baixa ou o tempo de permanência no site é rápido. 


Por isso, é preciso saber exatamente qual é a intenção da sua campanha, para aliar o objetivo com a chamada do conteúdo.

4 - Compartilhamentos

O compartilhamento é outra métrica de vaidade ligada às redes sociais.


Tudo bem, entendemos que quando o seu conteúdo é compartilhado por várias pessoas, significa que ele é bom e o número de usuários que vão conhecer a marca aumenta.


No entanto, é preciso captar a atenção desse novo público e convertê-lo. Se não, a sua estratégia foi em vão.

Mas como não se deixar seduzir pelas métricas de vaidade?

Sabemos que muitas vezes, o seu cliente ou a empresa, por desconhecer os princípios do marketing digital, acabam se encantando com um grande número de compartilhamentos ou aumento no número de seguidores.


Como visto anteriormente, isso não significa que você precisa deixar de apresentar esses indicadores. Mas mostre para o seu parceiro que há muito mais por trás de um simples boom de curtidas na página.


Ou seja, não se encante somente pelas métricas de vaidade. Vá atrás das métricas de valor (esse é o primeiro passo para não cair na tentação!).


Sendo assim, pode massagear o seu ego mostrando o quanto uma publicação do seu estúdio ensaio teve milhares de curtidas. Porém, não esqueça também de avaliar quantas pessoas entraram em contato com você para reservar um horário.


Então, para que você não se esqueça do que realmente importa, separamos algumas métricas de valor que podem fazer sentido para o seu negócio.

1 - Taxa de conversão em campanhas

A conversão não significa propriamente a venda. Ela pode variar conforme os objetivos do seu negócio.


Por esse motivo, ao planejar a campanha, é importante definir qual é a principal intenção do conteúdo, para perceber se a conversão é efetiva.


Normalmente, a taxa de conversão é obtida em porcentagem. Por exemplo, o percentual de pessoas que pediu uma refeição na sua empresa, após visualizar o anúncio de placas informativas para restaurantes.


No entanto, a conversão também pode ser o número de pessoas que forneceram o contato de email para a sua empresa e se tornaram leads.

2 - Lifetime Value (LTV)

O LTV é uma das métricas mais importantes no marketing digital. Isso porque ela define o quanto o cliente vale para você, literalmente falando.


Por exemplo, vamos supor que um cliente adquira uma catraca de academia automática e precisa fazer o pagamento mensal de R$ 400. Portanto, ao longo de 12 meses, o LTV (ou o valor do cliente) é de R$ 4.800.

3 - Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

Agora, vamos falar quando um cliente custa para a sua empresa.


O CAC é uma métrica que corresponde a isso, apresentando quanto investimento é necessário para que um usuário se converta e, assim, se torne um cliente.


Se o CAC estiver muito alto, significa que a empresa está gastando muito, sendo necessário pensar em estratégias para reduzir o valor.

4 - Retorno sobre Investimento (ROI)

O ROI é uma métrica bastante conhecida, não só no âmbito digital, mas em vários departamentos da empresa.


Como o próprio nome sugere, o indicador refere-se ao retorno sobre os investimentos, ou seja, quanto o seu negócio obteve de lucro, em relação ao que foi investido.

5 - Engajamento

O engajamento, isto é, a interação do público com a marca é algo muito importante para determinar o sucesso da sua estratégia de marketing digital.


Uma dica é observar os dados que aparecem em relatórios das próprias plataformas, como é o caso do Facebook Insights, que fornece informações preciosas a respeito da interação dos usuários e engajamento com a sua fanpage.


Além do mais, esses dados permitem a criação de campanhas e marketing ainda mais direcionadas e orientadas. Desse modo, os resultados da sua estratégia tendem a ser bem melhores e assertivos.

Conclusão

Você já tinha parado para pensar nas métricas da vaidade?


É bem provável que você já tenha usado elas para orientar muitos conteúdos. Ressaltamos: isso não é um erro, mas dá para obter resultados melhores se você combinar com indicadores de valor.


Por isso, vá mais a fundo na análise da sua campanha e conheça com detalhes as informações sobre o seu negócio!


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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