Matriz BCG: saiba mais sobre essa ferramenta

 


A matriz BCG já é uma velha conhecida dos empreendedores. Isso porque ela é uma das metodologias mais eficazes para avaliar como um produto ou serviço é recebido pelo mercado consumidor. Portanto, ela tem o poder de orientar vários negócios.


Além do mais, dá para ter uma noção de qual será o retorno da sua mercadoria e, com isso, planejar ações estratégicas para alcançar o sucesso. 


No artigo de hoje, conheça a matriz BCG e saiba mais sobre essa ferramenta. Acompanhe a leitura!

O que é a Matriz BCG?

A matriz BCG tem como principal objetivo analisar o desempenho de produtos e serviços de uma empresa, diante da aceitação pelos clientes. Ou seja, a metodologia visa analisar como é a recepção de uma mercadoria no mercado.


Por exemplo, imagine que uma vinícola quer lançar um novo tipo de vinho lambrusco rosé, mas não tem certeza se vale a pena o investimento. Para sanar essa dúvida, a matriz BCG é aplicada, como uma maneira de perceber se haverá um bom retorno por parte do público.


A ferramenta foi criada em 1970, por Bruce Henderson, para atuar como parte das técnicas utilizadas pela Boston Consulting Group.


De lá para cá, muitos empreendimentos passaram a conhecer a matriz BCG e adaptá-la conforme às suas necessidades. Porém, mesmo com o passar dos anos, a matriz BCG ainda fornece uma ótima visão sistêmica dos produtos ou serviços.


Dessa forma, é possível focar mais nos artigos que potencializam o fluxo de caixa e ignorar (ou até mesmo abandonar!) as mercadorias que não valem o esforço, pois não geram lucros suficientes e demandam muito investimento.


A matriz BCG é bem simples de ser aplicada, porém é necessário conhecer todas as suas etapas e ter informações válidas sobre seus produtos e serviços.

Como funciona a Matriz BCG?

A matriz BCG é dividida em dois blocos com quatro quadrantes. Cada um dos espaços representa um determinado tipo de produto, de acordo com as suas características.


Além disso, ela possui dois eixos: o primeiro se refere à taxa de crescimento do mercado; o segundo, a participação do produto do mercado. A seguir, conheça as especificações de cada quadrante da matriz.

Vaca leiteira

A vaca leiteira é o produto que todo empreendedor sonha em ter. Isso porque é o item que abastece o caixa da empresa, sem a necessidade de demandar muito esforço nas divulgações de marketing ou vendas.


Em geral, o sucesso do produto é por conta de sua qualidade e reputação no mercado. Ora, se pensarmos em uma loja de jóias, por exemplo, uma dos grandes carros-chefes é o anel de diamante noivado, que já é uma tradição nos pedidos de casamento.

Estrelas

As estrelas representam os produtos que têm potencial para serem vacas leiteiras, entretanto, ainda é preciso fazer um esforço em termos de marketing, publicidade e vendas.


Aqui, o ideal é unir os times de marketing e vendas para alcançar o objetivo desejado e, assim, obter um bom fluxo de caixa.


Se voltarmos ao nosso exemplo da loja de jóias, um exemplo de estrela pode ser a venda de semijoias alianças.

Pontos de interrogação

Os pontos de interrogação são os produtos que ainda são incógnitas, ou seja, não se sabe ao certo qual caminho ele irá seguir.


Nesse sentido, embora o time de marketing e vendas concentrem seus esforços em busca do sucesso, não se tem nenhuma garantia de faturamento. Normalmente, esse quadrante contém as mercadorias recém-lançadas.


Aqui, é preciso ter calma e esperar a resposta dos consumidores. Isso não quer dizer que você deve abandonar as estratégias de marketing. Ao contrário, vale a pena fazer a impressão de catálogo, banners e produzir conteúdo digital para atrair o olhar do público.


Com isso, os resultados podem surgir mais rápido, sendo possível ter uma noção sobre o impacto no mercado consumidor.

Abacaxi

Ao contrário das vacas leiteiras, os abacaxis representam todos os produtos indesejados pela empresa. Quer dizer que é preciso ter um grande esforço de marketing e, mesmo assim, não há um retorno adequado.


Em casos desse tipo, é necessário avaliar se vale realmente a pena continuar com o produto, ou a melhor escolha é desistir.


Uma dica é dar uma olhada no plano de recuperação. Caso ele envolva muito tempo e dinheiro, o ideal é esquecer a mercadoria e procurar outra solução.


Lembra do nosso primeiro exemplo, com a vinícola? Pois bem, imagine que ao invés de manter a produção nacional, a empresa também quer vender vinho francês.


Mas percebeu que o público não aderiu muito ao produto, já que o preço é muito mais alto e, ao mesmo tempo, é preciso fazer vários esforços de marketing.


O vinho francês não está compensando, então, a vinícola terá que avaliar se não é melhor desistir do produto. Vale um adendo: nada impede que uma vaca leiteira se torne um abacaxi no futuro.


Assim, caso você comece a suspeitar que a bebida de maior reconhecimento da sua vinícola está demandando grandes esforços, com modificação do rótulo de vinho personalizado e, mesmo assim, não está gerando resultados, é hora de fazer uma nova matriz BCG!

Como criar a sua matriz BCG?

Agora que você já conhece todas as características da matriz BCG, está na hora de colocar “a mão na massa” para construir a sua. Mas como fazer isso?


Confira nossas dicas abaixo!

1 - Faça uma lista dos seus produtos ou serviços

O primeiro passo é fazer uma lista detalhada de todos os seus produtos ou serviços. Dessa forma, você terá uma visão panorâmica de tudo o que é comercializado pela sua empresa.


Além disso, determine a ordem crescente de volume de vendas de cada um, para que isso possa ser usado corretamente na matriz. Veja o exemplo:


  • Vinho tinto seco: 100 mil unidades vendidas/ano;
  • Vinho branco: 50 mil unidades vendidas/ano;
  • Vinho tinto suave: 20 mil unidades vendidas/ano;
  • Vinho tinto francês: 5 mil unidades vendidas/ano.

Com essa classificação, você já tem uma ideia de qual produto é o grande destaque da sua empresa, bem como a mercadoria que não é tão lucrativa assim.

2 - Coloque os produtos na tabela

Veja qual é o produto com maior volume de vendas e a taxa de crescimento no mercado. Estabeleça as porcentagens corretas, para saber exatamente onde colocar cada um dos itens.


Por exemplo, se o volume de vendas de uma fantasia de carnaval infantil é de 60%, mas a taxa de crescimento é 10%, é bem possível que esse produto seja uma estrela.

3 - Defina as estratégias

Após colocar os produtos em cada um dos quadrantes, está na hora de avaliar e planejar os próximos passos para o futuro das mercadorias na sua empresa.


Se nos basearmos no exemplo anterior, a fantasia de carnaval pode ser comercializada apenas em datas específicas. Sendo assim, o seu empreendimento não terá que arcar com investimentos pesados em marketing para vender a mercadoria.


Ao perceber que você tem um abacaxi, mas quer tentar uma última ação de divulgação, como promovê-lo em um stand evento, já dá para começar a planejar como fazer essa iniciativa, esperando que a mercadoria se torne, pelo menos, uma estrela.

Qual a vantagem da matriz BCG?

A matriz BCG é muito vantajosa para as empresas, pois ela oferece uma visão muito mais ampla dos produtos e serviços, demonstrando quais podem crescer facilmente no mercado e contribuir com os lucros.


Além disso, com a matriz BCG, é possível entender o rumo do seu empreendimento e alinhar as estratégias com mais assertividade.


Fora que é possível encontrar o tão aclamado ponto de equilíbrio, que estabelece as relações entre os produtos que geram lucros e os que ficam parados no estoque da sua empresa.


Sendo assim, a matriz BCG proporciona uma vantagem competitiva para o seu negócio, fornecendo informações valiosas para a análise de cenários de mercado.

Conclusão

Fazer uma análise do seu negócio é imprescindível para perceber quais são as melhores iniciativas de crescimento e que podem ajudar no alcance do sucesso.


Entre as diferentes metodologias de avaliação, destaca-se a matriz BCG, uma técnica que permite verificar o potencial de crescimento, em conjunto com o volume de vendas dos seus produtos ou serviços.


Embora ela não seja uma abordagem nova, já que a sua criação data meados de 1970, ela pode ser aplicada em muitos contextos e adaptada para a sua realidade. Além disso, a sua eficiência analítica permanece até os dias atuais.


O texto de hoje buscou trazer algumas abordagens sobre a matriz BCG e dar dicas de como aplicá-la ao seu negócio. Assim, você vai conseguir conquistar o sucesso e o ponto de equilíbrio da sua empresa.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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