Cadeia de suprimentos: tudo o que você precisa saber sobre o tema


Você sabe o que é cadeia de suprimentos? O conceito, trata-se de um processo logístico, que pode ser aplicado em empresas de diferentes setores e que trabalham com uma operação completa. 

Isso porque ele abrange desde o fabricante do produto até o estabelecimento responsável pela entrega, tendo como objetivo conquistar a satisfação dos clientes de diferentes perfis. 


Assim, por meio de uma negociação que traga benefícios para diversos estabelecimentos, o Supply Chain é um processo interessante para aprimorar o serviço de uma loja de material de construção e garantir que ela seja bem avaliada pelos seus consumidores.


Quando se pensa no funcionamento de uma empresa, é possível verificar o quanto os seus processos internos podem ser longos e envolver diferentes tipos de negócios. 


Afinal, se o estabelecimento não produz o seu próprio portfólio de produtos, ele dependerá da compra de itens, e para isso, precisa encontrar fabricantes no mercado que ofereçam boa qualidade e prazos de entrega coerentes.


Além disso, há várias outras etapas até que o cliente receba a sua compra, o que deve ocorrer sempre dentro do prazo e com a certeza de que o produto chegará ao endereço de forma íntegra. 


Nesse sentido, é possível perceber que não se trata de um processo simples, mas sim, de uma cadeia de suprimentos que deve funcionar de maneira orgânica para cumprir com as suas exigências. 


Nesse cenário entra o Supply Chain, e a sua importância para empresas dos mais variados segmentos. Então, se você é empresário e deseja saber mais sobre esse assunto, siga na leitura deste artigo. 

O que é Supply Chain?

Para que o consumidor possa adquirir itens para montar uma estrutura para galpão, ele precisará encontrar uma loja que ofereça um estoque completo. A partir disso, ele pode ter acesso a itens indispensáveis para a sua necessidade. 


No entanto, pode ser que ele nem imagine todo o processo que precisa ocorrer até que o produto seja vendido. Há outras várias empresas que atuam de maneira conjunta para que essa necessidade possa ser suprida. 


É aqui que entra o Supply Chain, ou seja, a cadeia de suprimentos. Alguns tipos de companhias de diferentes segmentos podem compor esse cenário, sendo alguns deles:


  • Os fabricantes;
  • Os fornecedores;
  • Os varejistas;
  • Os armazéns;
  • As transportadoras;
  • Os consumidores.

Assim, é possível perceber que a cadeia de suprimentos é composta das mais diversas empresas, indo desde a produção do item até a sua entrega final.


Portanto, diferentes etapas como a distribuição, a armazenagem, a publicidade, as operações técnicas e a criação de novos produtos estão envolvidas no Supply Chain


Dada a sua amplitude, ele se torna essencial para as organizações, uma vez que permite a gestão dos processos, o monitoramento das etapas e o registro de informações, financeiras e de estoque. 


O principal objetivo do Supply Chain é a entrega e o aprimoramento dos produtos ou serviços prestados para o público. Sendo assim, o processo se aplica a uma empresa de locação de empilhadeira elétrica ou para uma loja de venda de roupas infantis.  


Por isso, ele funciona a partir da visibilidade geral de todos os processos envolvidos, desde o pedido de um lote de produtos ao fornecedor até a transportadora que chegará até o cliente para entregar o pedido. 


A partir disso, é possível desenvolver e aperfeiçoar cada fase da cadeia de suprimentos, obtendo os resultados esperados. 

Como o Supply Chain pode ser aplicado nas empresas

Uma vez que a cadeia de suprimentos foi desenvolvida com o intuito de atender às necessidades dos clientes, é preciso que ela esteja voltada para garantir que todo o processo seja benéfico para o consumidor. 


Isso só pode ocorrer mediante a integração de procedimentos aplicados nos diferentes tipos de negócio, permitindo uma otimização do trabalho. 


Nesse sentido, uma empresa especializada em serviço de pinturas deve estender a sua atuação, alinhando-se com os seus parceiros de negócios, de maneira que possam almejar os mesmos objetivos. 


Essa adaptação, muitas vezes, pode exigir um sistema integrado entre as várias partes, de maneira que a comunicação entre elas se torne mais efetiva e centralizada. 


Além disso, pode ser importante que a cultura das empresas seja modificada, uma vez que as atividades e os procedimentos devem ser melhorados, o que inclui a participação das companhias como um todo. 


Para tanto, uma fabricante de tintas, que possui alguns departamentos para funcionar adequadamente, precisará envolvê-los nesse processo, o que inclui desde o setor financeiro até o de teste de tinta.


Em paralelo, também é preciso criar um setor ou contar com profissionais específicos que tratem do monitoramento dos dados obtidos na cadeia de suprimentos, cuidado da gestão interna e da externa, ou seja, da que envolve os parceiros de negócios. 


Outro ponto indispensável é montar uma equipe de profissionais voltadas para o atendimento ao público, de modo que ela possa estar focada em ouvir e suprir as demandas que surgem por parte dos clientes. 


Da mesma forma, esses profissionais serão responsáveis por interligar os fornecedores, de modo que possam fazer solicitações e entender problemas, gerando meios de encontrar as soluções mais apropriadas para cada caso. 


Por fim, vale dizer que esses colaboradores serão fundamentais para permitir uma comunicação efetiva entre as empresas, os setores e os profissionais envolvidos na cadeia de suprimentos. 


Afinal, é por meio deles que a interação se torna mais produtiva, pois é praticada em tempo hábil para se colher respostas, o que cria um diferencial de mercado fundamental para o sucesso do Supply Chain.


Sendo assim, a cadeia de suprimentos vai abranger uma empresa de emissão de protocolo de qualificação de operação como um todo e ir além, integrando todas as demais companhias para garantir atendimento de qualidade para o público. 

Os benefícios e o que esperar da cadeia de suprimentos

Quando diferentes empresas decidem participar de uma cadeia de suprimentos, elas devem adotar novas ferramentas e estratégias, ajudando na coleta de informações sobre os processos realizados, de modo a conseguir bons resultados para os seus negócios. 


A partir disso, é possível vislumbrar e colher diferentes benefícios, que impactarão diretamente no sucesso da aplicação desse conceito entre vários parceiros. Conheça os principais a seguir. 

1 - Redução do tamanho do estoque

Uma das áreas que mais consome investimentos nas empresas é o estoque, uma vez que  ele envolve a necessidade de espaço físico, o uso de equipamentos de movimentação de cargas, aplicação de etiqueta de patrimônio e o trabalho de vários colaboradores. 


Na integração dos sistemas, é possível comunicar-se com o fornecedor de maneira mais dinâmica, diminuindo a necessidade de estocar altas quantidades de produtos. 


Além disso, o abastecimento se torna muito mais eficaz e rápido, graças ao controle realizado por meio do compartilhamento de informações. 

2 - Diminuição da quantidade de fornecedores

É comum que as empresas, com o intuito de não ficarem sem mercadoria, criem uma base com uma alta quantidade de fornecedores, o que pode gerar uma demanda maior de gestão interna. 


No Supply Chain, o número de fabricantes cadastrados diminui consideravelmente, pois é necessário cadastrá-los e manter um controle eficiente de processos de abastecimento e de logística para entrega dos pedidos. 


Com esses cuidados, a seleção dos fornecedores se torna ainda mais criteriosa, o que significa que a participação na cadeia de suprimentos comporta apenas boas empresas, que estejam preparadas para atuar nesse processo.

3 - Garantia de qualidade dos produtos e serviços

Que os clientes são cada vez mais exigentes, disso ninguém duvida. Eles avaliam de maneira minuciosa os diferentes estabelecimentos e estão dispostos a consumir de uma nova marca que ofereça melhores vantagens. 


Isso faz com que, para que tenha sucesso, as empresas precisem investir mais na qualidade dos seus produtos e serviços, o que inclui tanto o seu trabalho quanto o dos seus parceiros. 


Ao participar de uma cadeia de suprimentos, cada estabelecimento se empenha em proporcionar maior qualidade, de modo que a fabricação dos produtos é melhorada, e o serviço de motoboy para entregas se torna ainda mais eficiente. 


Afinal, como é preciso atender aos requisitos mínimos para estar dentro de um determinado Supply Chain, todas as empresas participantes investem em otimizações. 

4 - Solução rápida de dificuldades

Nenhum tipo de empresa está livre de problemas. Eles podem ocorrer de diferentes formas, e em vários aspectos. Por isso, o segredo do sucesso está justamente na maneira de se resolver essas dificuldades. 


Com a integração dos parceiros, tudo pode ser solucionado de forma mais ágil, uma vez que a comunicação é mais fluida e a preparação para os mais diversos casos é maior, o que faz com que os clientes saiam satisfeitos de qualquer negócio. 

5 - Redução de custos operacionais

Como os estabelecimentos de diferentes segmentos se reúnem para oferecer uma cadeia de suprimentos aprimorada, é possível que cada empresa se aperfeiçoe na sua atividade. 


Dessa forma, a agilidade e a qualidade se tornam características notáveis desses negócios, e permite que eles integrem o Supply Chain de maneira mais preparada, cada qual no seu segmento. 


Isso diminui custos operacionais para todas elas, uma vez que elas podem eliminar prejuízos com estoques gerenciados de maneira errada, ou diminuir diferentes tipos de serviços internos, por exemplo. 


O Supply Chain se tornou um conceito de grande importância para empresas que buscam oferecer o que há de melhor para os seus clientes, conquistando-os e fidelizando-os com maior efetividade. 


Sendo assim, não deixe de buscar a integração com estabelecimentos de diferentes ramos e participe de uma cadeia de suprimentos para garantir o crescimento sustentável do seu negócio.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários